Como ensinar o seu gato a dormir na cama dele

cama

Os gatos são muito mais independentes que os cães, mas na hora de dormir, não se separam de nós. Querem estar conosco no sofá de dia e na cama de noite. Possivelmente porque pesam menos e são mais flexíveis, não incomodam tanto como poderia incomodar um cão mais pesado, entretanto, é possível que prefiramos que eles durmam na cama deles.

Mas é possível educar um gato para que ele durma na cama dele? Sempre tivemos a ideia de que os felinos são mais teimosos e que é muito mais difícil ensinar uma ordem a eles. Pois bem, é certo que talvez seja mais difícil, mas isso não significa que seja impossível.

Neste artigo, vamos dar alguns conselhos de como educá-lo.

Por que os gatos não dormem na cama deles?

adotar-um-gato-idoso

Os gatos são animais que dormem 15 horas por dia, aproximadamente, por isso, alterar o local onde dormem é algo normal. Se alguma vez você ficou doente e teve que passar muitas horas ou até mesmo dias na cama, é certo que ela já parecia uma pedra e provocava dor em todo o corpo.

Você teria trocado de lugar se pudesse ter encontrado um outro tão cômodo como a cama? Com certeza sim! Pois algo um pouco parecido acontece com os gatos. Embora não estejam doentes, dormir é parte importante de sua vida e ficar sempre no mesmo lugar é difícil, entediante e até incômodo.

Pode até ser que ele goste de sua própria cama, o fato de que ele não durma nela não significa que não goste, porém este também pode ser o caso. Os gatos procuram um espaço que lhes ofereça calor, conforto e segurança. Os locais que lhes oferecem isto são principalmente os mais elevados, já que, devido ao instinto felino, eles se sentem a salvo dos predadores.

Se o seu gato prefere dormir em seu colchão e não no dele, isso pode ser por várias razões:

  • Sente-se seguro e busca sua proteção
  • Ele te vê como parte de seu grupo, por isso, dormir perto de você é algo normal para ele
  • Prefere um lugar alto, como sua cama
  • Procura seu calor temporário
  • Sente sua falta. Isto acontecerá principalmente se você passa muito tempo fora de casa

Se você não se incomoda que seu gato fique com você, mas prefere que pelo menos de noite ele vá para o seu local de repouso, siga os conselhos que indicaremos a seguir.

Como fazer com que seu gato durma na cama dele

São vários os passos a seguir. Vejamos:

Escolha uma cama adequada

Já dissemos antes que um dos motivos pelos quais um gato pode não dormir no local que foi destinado a ele para isso é porque existe a possibilidade de que ele não goste. Escolher uma cama adequada é primordial para atingir o nosso objetivo neste caso. O que devemos levar em conta?

  • O tamanho. O animal deve caber esticado e enrolado nela, sentir-se cômodo. Deve sentir-se protegido.
  • A limpeza. Escolha uma cama fácil de limpar. Se acumular pelos, bactéria ou cheiros, pode ser que o animal se sinta incomodado.
  • O material. Algumas camas são feitas de plástico e isto não é agradável ao tato. Outras podem ser muito frias para o inverno ou muito quentes para o verão. O melhor é levar o seu gato para comprar a cama com você e deixar que ele a experimente. Com certeza, ele escolherá aquela em que se sente mais cômodo.
  • A forma. Tem de todos os tipos no mercado, mas se você conhece bem o seu animal de estimação, não será difícil escolher a mais adequada. Por exemplo, se souber que ele gosta de se esconder entre as almofadas, uma cheia de almofadas será a ideal. Também seria bom que escolhesse uma que você pudesse colocar no alto, ou um pouco alto, isto fará com que seja mais fácil que o felino fique nela.

Mais conselhos

gato-dormindo-cama

Se escolher uma cama confortável não for o suficiente, siga estes conselhos:

  • Coloque a cama em um local fixo
  • Se ele gostar das alturas, pegue uma com suporte ou que ele possa subir sobre algum lugar
  • Canse-o de dia, enquanto ele está acordado, para que, quando chegar a hora de dormir, ele vá para a cama dele e não se levante mais
  • Feche a porta de seu quarto à noite
  • Deixe na cama dele um objeto com o seu cheiro, por exemplo, uma camiseta
  • Deixe algumas guloseimas na cama dele, assim ele relacionará dormir na cama dele com algo positivo
  • Elogie-o quando for ele sozinho para a própria cama

Se você fizer tudo isso, fique tranquilo, com um pouco de paciência e perseverança, você poderá conseguir fazer com que o seu gato durma no lugar que você escolheu para ele.