Como ensinar um cachorro a fazer xixi

Definitivamente, uma das maiores dores de cabeça que os donos de cachorro têm com seus animais de estimação, é ensiná-los onde devem fazer suas necessidades. Esse processo de aprendizagem corresponde a uma repetição de exercícios até que se torne um hábito para o cão. É por isso que vamos contar algumas estratégias que podem ajudar nesse período em que você precisa ensinar seu cãozinho a fazer xixi no lugar adequado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cachorros são animais bastante limpos. E é por causa disso que preferem procurar locais para fazer suas necessidades que fiquem longe de onde se alimentam ou durmam.

A princípio, essa é a base para esse tido de treinamento. Assim, sua primeira missão é encontrar um lugar onde seu cachorro possa fazer xixi ou cocô sem que seja um incômodo para ele ou para você.

A maioria dos criadores prefere que seu cachorro faça as necessidades fora de casa. No entanto, isso nem sempre será conveniente para seu animal de estimação, que deverá segurar sua vontade de fazer suas necessidades até que seu dono chegue em casa ou seja o horário de sair para passear. 

Com o tempo, isso pode afetar, inclusive, a sua saúde.

Infelizmente, os problemas gerados por um treinamento fraco e pos hábitos ruins ao cuidar dos cães acabam causando abandonos ou mesmo castigos físicos.

Ensinando um cão a fazer xixi: limpar cuidadosamente

A primeira coisa a fazer antes de trazer um filhote ou mesmo um cachorro adulto para um lugar, é realizar uma cuidadosa limpeza para eliminar qualquer rastro de urina que possa ter sobrado em qualquer canto. Dessa forma, será evitada a necessidade que o novo cão tenha de marcar território em sua casa.

Use produtos como sabão branco (de coco) ou água quente, porém, lembre-se de não utilizar nada que tenha cloro ou amoníaco, uma vez que os cães são atraídos por esses aromas e podem se sentir impelidos a urinar nos locais onde o cheiro desses produtos for mais forte.

Escolha o local onde o cão deve urinar

Ensinar um cachorro a fazer xixi

Escolha um lugar de fácil acesso, que fique longe do local onde o cachorro se alimente. Se você tem um quintal em casa, essa é a localização ideal.

Molhe uma folha de jornal com um pouco da urina de seu cachorro e deixe-a no local que tenha sido escolhido como banheiro, cubra a folha com outras limpas e deixe seu cão cheirá-las para, principalmente, familiarizar-se com sua textura (isso será vital caso seu animal tenha que fazer suas necessidades dentro da casa posteriormente).

Você deve mudar os jornais diariamente, pois os cachorros não gostam de fazer suas necessidades em locais que estejam muito sujos.

Não use castigos físicos 

Não castigue nem bata no animal caso ele se equivoque, isso apenas fará com que ele faça suas necessidades escondido ou segure sua vontade quando você estiver presente.

Se perceber que ele está fazendo as necessidades em lugar errado, o melhor que pode ser feito é dizer em tom forte e firme a palavra “Não!” e levá-lo para o local correto onde deve fazer o xixi ou o cocô.

Estabeleça limites

Enquanto seu cachorro estiver em fase de treinamento, o melhor será estabelecer alguns limites. Use portas ou portões para evitar seu acesso a certas áreas onde você não quer que ele utilize como banheiro. Essa será uma medida temporária, ainda que possa ser incômoda a princípio, mas certamente é necessária.

Observe seus sinais

Ensinar um cachorro a fazer xixi onde eu quero

Um cachorro terá vontade de ir ao banheiro após acordar, imediatamente após consumir algum alimento, depois de correr, fazer exercício ou brincar e antes de deitar. Esses são os momentos de maior risco e nos quais você deverá ficar mais atento para evitar acidentes.

Horários

Para ter maior controle sobre os processos de digestão de seu cachorro, é melhor ter um horário definido para alimentação, assim como uma hora marcada para os passeios.

Dessa maneira, o organismo de seu animal de estimação irá se acostumar com o calendário estabelecido, evitando que tenha vontade de ir ao banheiro de maneira descontrolada.

Estabelecer um horário também beneficiará seu sistema digestivo e será muito mais fácil treiná-lo dessa forma.

Ofereça prêmios

Por último, não se esqueça de falar palavras amáveis e recompensar seu animal por ser um bom cachorro, e por fazer suas necessidades no lugar certo.