Como escolher o melhor pente para o seu gato

Existem diferentes tipos de pentes para escovar o pelo dos gatos. Escolher o pente certo para o seu animal de estimação pode ser um pouco confuso, mas não é impossível. Dentre as muitas características, ele deve se adaptar a textura e a pelagem do seu gato, ser confortável e durável.

A maioria dos gatos gostam de ser escovados. Escove-os regularmente para melhorar o seu pelo e também para ajudar a prevenir as bolas que são formadas com a ingestão de pelos.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para escolher o melhor tipo de pente para o seu gato.

Dados úteis

Como escolher o pente ideal para seu gato

Ao escolher um pente para o seu animal de estimação você deve prestar atenção a certas características. O mais importante é levar em conta o tipo de pelo que o seu gato tem.

Não é a mesma coisa escolher um pente para um animal de pelos longos e para um de pelos curtos.

Outro ponto que você também deve levar em conta é o material com que são feitos os dentes do pente ou da escova, ou seja, se eles são de plástico ou de metal, qual a distância entre os dentes do pente, e se eles são flexíveis ou rígidos.

Se seu gato tem pelos longos, você deve escolher um pente com dentes separados e largos, pode ser de plástico. Se seu pequeno de quatro patas tem pelos curtos, é melhor que você decida por um de dentes pequenos e estreitos. Você pode comprá-los de plástico ou de metal.

A frequência com a qual você deve pentear ou escovar o seu bichano depende da raça dele. Por exemplo, se você tem um persa, terá que penteá-lo todos os dias. No entanto, se é um Europeu, basta fazê-lo 4 vezes por semana.

Tipos de pente para o seu gato

Tipos de pente para gatos

Pente de dentes curtos: é uma grande ferramenta de para a limpeza de seu amigo. Apropriado para todos os tipos de pelagem, limpa a sujeira sem deixar rastro.

Mas você deve ter cuidado, já que as pontas de metal podem machucar a pele do seu animal de estimação. Portanto, quando você o pentear, deve ser gentil, especialmente se o seu gato tiver pelos longos.

Este tipo de pente elimina emaranhados e amacia o pelo, fazendo com que o pelo do animal, com o tempo, torne-se muito mais brilhante.

Pente de dentes largos: pode ser usado em todos os tipos de pelagem. É muito útil em gatinhos de pelos longos. O uso regular deste pente desembaraça a pelagem e previne a formação de nós.

Seus dentes têm dois comprimentos diferentes. Os dentes mais longos atravessam a camada superior para desembaraçar os nós, enquanto os mais curtos ajudam a recolher o pelo solto.

Escova de cerdas: ideal para gatos com pelos curtos, as cerdas macias desse tipo de escova alisam suavemente a pelagem de seu amigo, deixando-a agradável e brilhante.

Escova de borracha: alguns gatos parecem odiar pentes e escovas. Se seu pequeno é um deles, é melhor que você use uma escova de borracha.

Elas são macias e ajudam a massagear a pele. Elas também ajudam a remover o pelo solto e são tão pequenas que cabem na palma de sua mão; assim seu gatinho nem as vê.

Pente para eliminar as pulgas do seu gato: neste tipo de pente, os dentes estão muito perto uns dos outros. Dessa forma, os ovos das pulgas e a sujeira são removidos. Mas cuidado, esse tipo de produto tende a se quebrar facilmente.

Se você usar este tipo de pente lembre-se que, após usá-lo, você deve mergulhá-lo em água quente com um pouco de sabão. Você deve, então, batê-lo na mesa para remover todos os resíduos que possam estar entre os dentes.

Rasqueadeira: ajuda a eliminar os nós, os pelos mortos e os emaranhados da pelagem. Os dentes deste tipo de escova passam facilmente através da pelagem. É uma boa escova e pode ser usada diariamente, especialmente nas camadas de pelos médios e longos.

Escova dupla face para gatos: os lados duplos dessa escova tornam-se úteis para o seu gato. Com uma face ela desembaraça os pelos e, com a outra, ela penteia. Com esta escova dupla face a beleza dos pelos está garantida.