Como escolher um novo amigo para sua família

Adotar um novo amigo

Se você quer um novo integrante para sua família, neste post compartilhamos alguns conselhos para você escolher o animal de estimação mais adequado, visto que, antes de tomar uma decisão tão importante, você deve considerar alguns pontos para que seu pequeno amigo se sinta confortável em seu lar.

Pontos que deverão ser considerados

Gato arranhando

Espaço

  • O espaço em que você mora e que morará com seu futuro animal de estimação é um ponto muito importante para avaliar na hora de escolher que tipo de animal você deseja como novo integrante de sua família. Pense que seu novo amigo deve se sentir confortável e que algumas raças de cães precisam morar em lugares amplos, como casas com acesso a zonas ao ar livre.
  • Não é a mesma coisa morar num apartamento de 60 metros quadrados e numa casa com jardim, ainda mais se você tiver um animal de estimação. Se você está pensando em ter como animal de estimação cães como galgos ou pastores alemães e morar em um espaço pequeno, pense muito bem. Talvez não seja uma boa ideia, pois os animais, com certeza, não ficarão bem.
  • Por outro lado, sua casa deve se adequar ou, pelo menos, ter certas medidas de segurança para que seu pequeno amigo não sofra acidentes ou escape. Todas as portas e janelas devem ficar fechadas para evitar qualquer tipo de risco.

Tempo

  • Outra consideração que não pode ser deixada de lado é o tempo que você poderá dedicar ao novo membro da família. Se você é das pessoas que não passa o dia todo em casa ou que viaja com muita frequência, talvez, adotar um cão ou gato, que geralmente são mais dependentes, é um erro.
  • O melhor é escolher peixes, canários ou tartarugas. São espécies que não requerem tanta atenção e cuidado, e que não precisam que ninguém os leve para passear, no mínimo, duas vezes por dia, como acontece com os cães.
  • Por isso, pense muito bem qual a quantidade de tempo que dispõe e decida com consciência. E não se esqueça: se você decidir ter um animal de estimação, você deve ser um dono responsável.

Gostos

  • Sem dúvidas, o gosto pelo animal de estimação é extremamente subjetivo, mas talvez possamos dar algumas dicas para que sua escolha seja a melhor possível. Por exemplo, se você é uma pessoa que desfruta das atividades ao ar livre, como caminhar ou correr e tem tempo para fazer isso, talvez adotar um cão seja uma boa escolha.
  • Se, pelo contrário, você não gosta de sair muito de sua casa e prefere ficar sentado em sua poltrona favorita, ou em caso contrário, trabalha em casa, um gato pode ser a companhia que estava procurando. Os felinos caracterizam-se por dormir várias horas durante o dia, são muito companheiros e desfrutam da atenção de seus donos.
  • Outra opção de animal de estimação pode ser os peixes ou as tartarugas, sobretudo se você, com frequência, sofre com o estresse. Depois de um dia bastante tenso, para relaxar, nada melhor que chegar em casa e observar como estes pequenos brincam.

Novo integrante?

Finalmente, outro ponto que você deve considerar é que quantidade e que tipo de animais e pessoas conviverão com o novo integrante. Não é o mesmo ter três cães e adotar um gato e ter um gato e adotar uma tartaruga.

No primeiro caso, talvez, a convivência, no princípio, não seja muito boa. No entanto, no segundo exemplo, a relação entre as duas espécies, com certeza, será muito mais equilibrada e melhor.

E se for um cão?

Filhote de cachorro

Se você está pensando em adotar um cão e ainda não se decidiu, compartilhamos algumas informações que você deve que levar em conta:

  • Se você optar por um cão de raça grande, pense que esse grandão deverá compartilhar o espaço com você. Se você morar em um apartamento muito pequeno escolha raças que sejam pequenas, tranquilas e cujo comportamento não seja demasiadamente agressivo. Pode tentar adotar um Poddle ou Caniche. Embora tenham “personalidade”, se adaptam muito bem aos pequenos espaços.
  • Se você mora em uma casa com jardim, as opções são muito mais amplas, uma vez que os cães adoram conviver em espaços abertos e grandes.
  • Finalmente, não esqueça que os cães vira-latas sempre são uma boa opção. Não compre. Adote e dê um novo lar a um animal.