Como fazer areia caseira para gatos

A areia para gatos que se vende nas lojas pode conter elementos químicos prejudiciais, que danificam o meio ambiente e que podem fazer mal ao animal. A areia natural é mais econômica, não prejudica o meio ambiente, é biodegradável e é tão fácil de ser trocada quanto a que se vende na loja. Pode ser fabricada em grandes quantidades uma vez por mês ou uma vez por semana, depende das quantidades desejadas.

Há diversas formas de fazer areia caseira para gatos; misturando produtos comprados, embora não sejam específicos para gatos, ou a fazendo-a desde o início com materiais reciclados. Há várias opções para fazer a areia misturando produtos comprados:

Areia normal

Areia normal comprada em uma loja de ferragens ou coletada na praia. Quanto mais fina, melhor.

Areia com bicarbonato de sódio

Para eliminar os cheiros, é possível misturar bicarbonato de sódio com a areia. O produto é comprado em qualquer farmácia. Convém colocar um pouco na base da caixa e, em seguida, misturá-lo com a areia.

Areia com cal

Para acabar com os maus odores, também é possível misturar cal com areia normal. Contudo, é melhor jogar a cal depois que o gato fizer suas necessidades e não é conveniente que ele pise na areia se esta tem cal.

Areia aglomerante

Para fazer a areia aglomerante, que é mais agradável ao tato, pode-se misturar a areia normal com um pão ralado, sendo a proporção aproximadamente 2kg de pão ralado para cada 5kg de areia. 

Serragem

serragem

Outra opção alternativa à areia é a serragem.  A serragem pode ser comprada em qualquer carpinteria e se for mais espessa, será ainda melhor.

Areia caseira com materiais reciclados

Para fazer a areia do zero com materiais reciclados você precisará:

  • Jornais velhos
  • Trituradora de papel
  • Recipiente plano com capacidade razoável
  • Coador
  • Detergente biodegradável
  • Luvas
  • Bicarbonato de sódio
  • Uma superficie lisa

O que faço com tudo isto?

areia-para-gatos-2

Primeiramente, triture o papel de jornal na trituradora (ou com um processador de alimento, caso você não tenha trituradora) e coloque-o no recipiente plano. Molhe o papel triturado em água morna e despeje um pouco de detergente biodegradável. Deixe que o papel se molhe até adquirir uma consistência semelhante a da aveia.  

Uma vez que adquira esta consistência, escorra o papel com o coador e molhe-o novamente com água morna, desta vez sem o detergente. Escorra-o novamente com o coador o máximo possível.

Com as luvas colocadas, aplique o bicarbonato de sódio sobre o papel molhado e misture-o bem. Escorra a água com as mãos e após coloque os pedacinhos sobre uma superfície lisa para que sequem. Quando estiverem completamente secos, a areia estará pronta. Coloque-a sobre a caixa do seu gato formando uma camada de 2,5cm de espessura.

Lembre-se sempre de que a caixa de areia para seu gato deve estar limpa e a areia deve ser trocada regularmente. Seu gato necessita um lugar acessível e higiênico para manter-se saudável.