Como fazer para que o seu cão emagreça sem passar fome

Como fazer para que o seu cão emagreça

O sobrepeso dos cães pode ter o efeito de encurtar as suas vidas. Os cães obesos são vulneráveis a doenças, como por exemplo, o diabetes, problemas cardíacos, câncer, dentre outras. Como ele carrega uma grande quantidade de gordura, um animal obeso também exerce maior pressão em suas articulações e no seu lombo, e isso pode gerar uma artrite. O melhor é fazer com que o animal emagreça o quanto antes. Aprenda a auxiliar o seu cão a diminuir de peso.

Aspecto visível

O aspecto do animal é a prova indiscutível do sobrepeso. Você deve observar o perfil do cão desde a parte superior até o flanco para ter uma boa ideia da sua condição atual. Se olharmos para o seu lombo, teremos que notar a cintura em frente às patas traseiras e uma diferença bem definida entre o peito e o abdômen.

Se observarmos desde o flanco, também é importante verificar se há uma diferença entre o tamanho do peito e do abdômen. O animal deve possuir uma cintura fácil de ser notada e o seu abdômen deve se encontrar próximo à sua espinha dorsal.

A prova das costelas

Carinho em cachorro

Você precisa colocar as mãos em um dos lados do peito do cão e sentir as suas costelas. Em um animal com peso normal, as costelas não são possíveis de serem vistas, no entanto, é possível notar o formato próprio delas. Se você não conseguir sentir a costela, é um sinal de que o cão está obeso.

Pesar o cão

Na Internet existem várias tabelas que dão uma ideia do peso ideal de acordo com a raça do cachorro. Estas classificações são baseadas em valores médios e em estimativas, segundo o tamanho e a raça. Dependendo do tamanho do animal, podemos obter o peso exato em casa.

Primeiro, você deve se pesar, depois coloque o cão na balança com você e, a partir disso, subtraia o primeiro peso do segundo. Por outro lado, uma consulta ao veterinário é a melhor forma de obter o peso exato.

Dieta para perder peso

Uma vez descoberto o sobrepeso do cão, é preciso fazer uma consulta no veterinário para que ele avalie o peso do cão, as causas e faça uma meta de quantos quilos ele precisa perder. 

Com relação à alimentação, o médico irá fazer uma dieta especial para cães que precisam perder peso, dar conselhos sobre quais petiscos e outros alimentos podemos dar ao animal, ajustar o tamanho da porção, dizer a frequência que ele deve comer e aumentar a quantidade de exercícios.

Remédios que ajudam o seu cão a perder peso

Nos Pet Shops existem produtos farmacêuticos específicos que auxiliam o seu cão a perder peso, eles são feitos especialmente para isso. A função desses medicamentos é diminuir o apetite. Esses produtos só deverão ser utilizados como último recurso nos animais saudáveis, depois de serem descartadas todas as doenças que podem causar obesidade no cão e sua incapacidade de perder peso através de outros meios.

Dietas adequadas

Existem dietas para diminuir o sobrepeso do cão, elas contêm poucas calorias e possuem uma grande quantidade de fibras para fazer com que o animal se satisfaça mesmo que esteja consumindo poucas calorias. Essas dietas costumam ser mais caras que os alimentos comuns e só devem ser usadas por aqueles cães que precisam perder muito peso.

Dosar a comida do cão

Através da dosagem, é possível localizar qualquer mudança no apetite do animal, além disso, ela também pode indicar outros problemas. É preciso saber o que o cachorro come para analisar a dieta, e fazer os ajustes necessários. Se há outros bichos na casa, é melhor separá-los na hora de comer.

Registro dos alimentos

Cachorro comendo maçã

É importante fazer um registro diário da quantidade de alimentos que você oferece ao seu animal, incluindo as guloseimas e a quantidade de exercício realizado. Com uma jarra medidora, você poderá calcular a quantidade de alimentos. Somente pesando a quantidade de alimentos todos os dias, é que irá garantir uma alimentação que possua a porção adequada.

Alguns exemplos de alimentos gostosos e saudáveis para os cães são: cenouras, feijões verdes, brócolis, maçãs e outras frutas. Se você tiver o costume de dar guloseimas para o animal, é preciso diminuí-las e compensar com outras calorias diárias. Além disso, determinados produtos, como as uvas, as passas, o chocolate e as cebolas podem fazer muito mal aos cães.

Além disso, é importante saber que o excesso de exercício pode acabar não trazendo benefícios ao cão. Por isso, você deve consultar o veterinário. Água abundante e potável sempre ajuda, a não ser que veterinário prescreva o contrário. Portanto, escute os seus conselhos e ajude o seu cão a perder peso.