Como fazer sabão caseiro para cães

Uma parte importante do cuidado com os cães é o banho. Os nossos pequenos amigos devem tomar banho frequentemente (pelo menos uma vez a cada quinze dias) e também devemos cuidar das necessidades básicas de higiene, tais como a limpeza dos ouvidos e o corte das unhas, que não devem ser adiados. 

Há muitos produtos no mercado dedicados a limpeza e beleza dos cães, no entanto, alguns são muito caros e, a menos que o cão tenha algum tipo de alergia aos componentes da fórmula, ou tenha a pele extremamente sensível, o melhor é aprender a fazer um sabão caseiro para eles.

O que é necessário para fazer um sabão caseiro para cães?

Para fazer um sabão caseiro para você precisará de:

  • Duas xícaras de detergente (daquele usado para lavar pratos).
  • Duas xícaras de água.
  • Duas xícaras de vinagre de maçã.
  • Duas xícaras de glicerina (à venda na maioria das farmácias).
  • Extrato de Aloe-vera (opcional, mas conveniente).
  • Um frasco de shampoo vazio.

Como é feito o sabão caseiro para cães?

Como fazer um sabão caseiro para cães?

Para fazer o sabão caseiro para cães coloque dois copos de detergente em uma tigela média. Em seguida, adicione duas xícaras de água e vinagre de maçã. Você terá que agitar bem até a mistura se dissolver completamente e se tornar homogênea.

Depois de bem misturada, adicione duas xícaras de glicerina e mexa novamente até que os ingredientes se misturem completamente.

Se houver a possibilidade de adicionar o extrato de Aloe-vera, você deve adicioná-lo à mistura neste ponto. O Aloe (Babosa) beneficia a pelagem do cão, fazendo com que ela pareça saudável e brilhante.

Usando um funil, encha o pote de shampoo com a mistura de sabão para cães. Feche o frasco e rotule-o claramente, para que ninguém use o shampoo do cachorro por engano.

E se eu quiser fazer um sabão caseiro natural?

Frequentemente, os sabões industriais contêm produtos que podem ser prejudiciais para a pele dos animais, muitas vezes os donos de cães querem banhar seus animais de estimação com sabonetes feitos com ingredientes naturais.

Para fazer um sabão caseiro natural é necessário:

  • Farinha de aveia.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Água quente.
  • Um recipiente de tamanho grande.
  • Um frasco de shampoo.

O sabão caseiro natural para cães pode ser feito misturando uma xícara de aveia em uma tigela grande (se você não tiver farelo de aveia, bata-a no liquidificador até que se torne uma farinha), com uma xícara de bicarbonato de sódio e 1/4 xícara de água morna.

Misture bem até obter uma mistura homogênea e o sabão natural estará pronto.

Usando um funil, encha o frasco de shampoo com a mistura e poderá utilizá-la muitas vezes. Você deve se lembrar de rotular claramente o frasco, para ninguém confundi-lo com um shampoo para seres humanos.

Como posso fazer um sabão em barra para o meu cão?

Dando banho nos cães

Para fazer um sabão em barra caseiro para cães você precisará de:

  • 1 litro de azeite (pode ser novo ou usado).
  • 50g de cera virgem.
  • 135g de soda cáustica.
  • 338g de água destilada.
  • Aloe vera.
  • Óleos essenciais de cedro, menta, lavanda, eucalipto, citronela ou gerânio.

É conveniente fazer o sabão em barra num local arejado e com o uso de óculos e luvas de proteção (a soda cáustica é muito corrosiva e não deve entrar em contato com a pele).

Não use recipientes de metal, só de aço inoxidável. Use uma haste de madeira ou plástico para agitar a mistura.

Para preparar este sabão, comece derretendo a cera no óleo, em uma caçarola ou panela. Separadamente, em outra panela, misture a soda cáustica na água destilada (é importante que você faça esta etapa em um lugar bem arejado).

Quando a soda for dissolvida na água, despeje a mistura de óleo com cera e misture bem. Quando misturá-los, é conveniente que a mistura de água e óleo estejam na mesma temperatura.

Agite a mistura regularmente e sempre para o mesmo lado para que você não corte o sabão até que ele atinja uma consistência cremosa. Para que o sabão se torne perfumado, é neste ponto que você deve adicionar as ervas naturais ou os óleos essenciais.

Uma vez que a mistura tenha engrossado, despeje-a em um recipiente de molde de plástico previamente enfarinhado ou untado. Deixe o sabão endurecer e desenforme.