Como fazer um arranhador para gatos

Se você possui um gato, você já sabe que, além do lugar para comer e ir ao banheiro, um outro elemento é necessário para deixar tudo em condições ideais: um objeto para arranhar

Com a chegada do mais novo membro da família em casa, você teve a intuição de comprar uma caixa de areia e os comedouros, mas se perguntou qual seria o item ideal para que o seu gatinho descarregue sua energia?

Neste artigo, vamos compartilhar algumas ideias para fazer um arranhador para gatos.

Fácil de fazer, você poderá fazê-lo em minutos, com elementos que você pode ter em casa ou coisas que você pode comprar a um custo muito baixo.

Arranhar, uma necessidade natural

gato2

Se esta é a primeira vez que você tem um gato, você tem que saber que arranhar é um comportamento típico dos felinos.

Assim, geralmente afiam as unhas. Muitas pessoas optam em recorrer ao veterinário para cortarem; outros cometem o ato criminoso de cirurgicamente extraí-las.

As unhas são um elemento essencial para os gatos: eles são predadores. Mesmo que eles tenham sido domesticados, ainda retêm muitos dos seus instintos.

Então é melhor você dar a ele um lugar onde ele possa afiar suas unhas, porque para eles, além de ser uma atividade agradável, é a maneira que eles têm de extravasar sua energia.

Algumas ideias

arranhador-gato2

Muitas vezes os preços dos arranhadores vendidos em lojas de animais tendem a ser um pouco altos. A seguir, o Meus Animais vai te dar ideias para fazer um arranhador econômico e funcional.

Certamente, você já deve ter notado que o seu gato arranha objetos como madeira, texturizados e alguns tipos de tecido.

Se você tem um jardim, já deve ter notado a propensão dos gatos em se aproximar dos troncos e afiarem as unhas neles.

Bem, se você quiser fazer um arranhador, é muito simples, o mais fácil é pegar um tubo de PVC e amarrar uma corda ao redor.

Você tem que garantir que a estrutura esteja bastante rígida. Se não, o gato afunda as garras e rapidamente desmantela o brinquedo.

Para corrigir isso, você pode fazer um entalhe numa das extremidades para começar a rolar.

Um outro arranhador simples que você pode fazer é o de papelão. Se você tiver caixas, que não puder aproveitar e usar em casa, corte 10 retângulos de cerca de 10 X 30 centímetros.

Em seguida, cole os retângulos uns aos outros, tentando não esmagar. Uma vez que eles estejam juntos, coloque uma fita em torno deles para mantê-los unidos em todas as partes.

Se você quiser algo mais complexo, você pode encontrar alguma almofada velha e enrolar algumas telas de nylon ou juta.

Além deixá-las coloridas, coloque telas rugosas ou ásperas: Seu gato vai agradecer. Uma variante deste tipo de arranhador, poderá ser feito colando uma tela destas em uma peça do mobiliário que o seu animal de estimação arranhe com frequência.

Caso você tenha feito qualquer um desses arranhadores, e você perceber que o seu gato não dá a mínima, você não deve se sentir frustrado.

Pode ser que o seu gatinho tenha criado o hábito de afiar as unhas em uma peça do mobiliário em particular. O que você deve fazer é criar nele o interesse por este novo arranhador.

Enquanto a maioria dos gatos é atraída para este novo elemento, pode ser que não o utilizem. Se assim for, você pode usar uma ajuda externa como o Catnip ou erva dos gato.

O Catnip é um produto vendido em petshops e que atrai fortemente os gatos.

Geralmente, é recomendado para eles pararem de urinar em certos locais ou para voltarem sua atenção para outras coisas.

Se desejar, você poderá colocar um pouco desse tipo de produto no novo arranhador do seu animal de estimação. Quando você fizer isso, você vai notar que ele irá esquecer, quase imediatamente, o lugar que ele arranha e vai para o seu novo brinquedo.

Mas tenha cuidado. Você deverá ir diminuindo a dose do Catnip, com a criação do novo hábito. Nesse sentido, é sempre melhor consultar o seu veterinário.

Por último, coloque os arranhadores em lugares que estejam no seu caminho, para que você possa interagir com eles a qualquer hora.