Como manter seu animal de estimação saudável

Como os seres humanos, os animais de estimação também atravessam a sua fase de envelhecimento. Aos 7 anos, eles começam a sofrer alterações: as articulações podem prejudicá-los, eles tendem a ganhar peso e passam a ter menos vontade de se mover. 

Por conseguinte, a prevenção desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças, protegendo as células e os sinais de retardamento do envelhecimento. Aqui, o Meus Animais vai explicar o que você deve fazer para manter seu animal de estimação em forma.

Boa higiene e exame médico

Animal de estimação

Para atrasar os sinais de envelhecimento, é melhor ir ao veterinário regularmente e, pelo menos, duas vezes por ano fazer um check-up e uma desparasitação preventiva.

Além disso, você deve cuidar bem da alimentação dos animais, garantindo uma dieta balanceada, apropriada para a idade do seu animal de estimação e seu estado nutricional. Deve ser evitado, na medida do possível, dar a eles as sobras de alimentos dos seres humanos.

Eles devem ser alimentados duas vezes por dia, e se seu animal de estimação é jovem, ele deve ter sempre um prato cheio e acessível de água, para quando tenha sede. A atividade física também é necessária, regularmente e em momentos apropriados.

No verão, você deve tentar deixá-lo sempre na sombra, e nas horas mais quentes, o manter bem hidratado. E é muito importante fazer uma desparasitação regular e preventiva para evitar a ocorrência de pulgas e carrapatos, que podem causar danos ao animal ou transmitir doenças.

Para evitar essas infecções, e algumas alergias, é aconselhável sempre limpar o espaço dedicado ao animal. Seria útil para a prevenção dos sintomas de envelhecimento, produtos veterinários contendo antioxidantes, que reduzem os processos degenerativos e inflamatórios na pelagem, melhorando o pelo e a pele do animal.

A partir de 6 anos de idade, esses cuidados devem ser reforçados, porque nessa idade começam a aparecer pelos grisalhos, eles fazem menos exercícios, engordam e até mesmo correm o risco de perder os dentes, se não escovados corretamente.

Limpeza da pelagem

Animal de estimação saudável

A pelagem requer alguns cuidados e também é necessária para manter o animal em boas condições. Por conseguinte, é necessário escovar o cão regularmente (se não diariamente, pelo menos semanalmente, dependendo da raça), com um pente de dentes espaçados, para evitar puxões, escovar da cabeça à cauda sempre na mesma direção.

Ao mesmo tempo, é preciso verificar se há sinais de uma possível presença de parasitas, nós ou suspeitas de tumores. Você tem que passar uma escova de aço feita especialmente para a remoção dos pelos mortos de seu animal de estimação.

Se eles estiverem acima do peso, durante a escovação, nunca corte os nós com uma tesoura por causa do perigo de cortar a pele do animal. Passe nos nós os dentes do pente, várias vezes, até que o nó seja desfeito, em seguida, use uma escova de metal para remover os pelos mortos.

Além de escovação, é necessário para a saúde dos animais de estimação a limpeza das orelhas. As orelhas devem ser limpas regularmente (pelo menos uma vez por semana), tendo o cuidado de remover o excesso de pelos ou pedaços de cera que podem ficar num deles.

As orelhas podem ser limpas com óleo e álcool, mas é melhor usar produtos veterinários especiais, porque eles são melhores e é menos arriscado.

Para limpar as orelhas de um animal de estimação, você deve evitar o uso de cotonetes, uma vez que eles podem danificar o tímpano do animal. É melhor embrulhar o dedo indicador com um pano macio, mergulhá-lo no produto e limpar delicadamente as paredes do canal do ouvido.

Precauções durante as férias

Quando você sair de férias com seus animais de estimação, você também deve tomar algumas medidas ou precauções. Por exemplo, você deve tentar evitar a sedação do animal, ele deve se acostumar com a caixa de transporte muito antes (de preferência desde filhote) para evitar ser sedado, o que pode prejudicar a saúde do animal.

Além disso, você deve levá-lo ao veterinário para fazer um check-up geral e uma desparasitação, antes de ir em uma viagem e, também, depois de voltar de férias. Se a praia for seu destino, você deve pingar colírio nos olhos de seu pet para evitar que a areia cause conjuntivite.

Você também deve fornecer a ele a possibilidade de acesso a um guarda-sol ou tenda, para que ele possa ter sombra sempre que quiser.