Como o som da chuva influi nos cães?

chuva

Os cães costumam ser medrosos diante de certos sons ou acontecimentos que alteram sua rotina. A chuva e as tempestades estão entre eles. Embora nem sempre se trate de uma tempestade, muitos cães se assustam simplesmente com a chuva. Por que isso acontece? O que faz com que os peludos tenham medo de água, seja a de uma tempestade ou não?

Efeitos da chuva nos cães

Pode ser que o seu cão adore a água e que fique louco quando você vai lhe dar banho. Porém, se você o leva para passear e começa a chover, o desconforto que ele sente o faz querer procurar um lugar para se esconder.

cao-assustado

Sentir a água cair em sua pele pode lhe provocar nervosismo ou ansiedade. Isso acontece principalmente se seu cão já sofre de alguma destas duas coisas ou se for muito sensível. Para melhorar isto, caso você viva em um lugar onde chove muito, leve-o para passear quando a chuva estiver bem leve. Pegue um guarda-chuva que possa cobrir os dois.

Uma boa ideia seria levá-lo primeiro em seus braços e depois colocá-lo sob o guarda-chuva, para que ele veja que não há nada de ruim acontecendo e que você está ao seu lado. Uma boa opção também é colocar em seu cão uma capa de chuva que evite que a água tenha contato com ele. Pouco a pouco, ele irá se acostumando e você poderá levá-lo para a rua mesmo que a chuva esteja mais forte.

Fazer brincadeiras sob a água e inclusive brincar com ela, talvez borrifando, fará com que seu animal de estimação vá paulatinamente ganhando confiança e que cada vez goste mais de sair na chuva.

Não se tem ainda muita certeza de por que a chuva é tão desagradável para os cães. Parece que as ondas emitidas pela água chegam inclusive a prejudicar a sensibilidade de seus ouvidos, principalmente nos filhotes. Isso sem contar todos os sentimentos que as tempestades trazem aos cães.

Medo também de tempestades

Não importa se não há trovões, seu cão é capaz de predizer que uma tempestade se aproxima e tremerá antes de que ela comece a soar. Ele não só pode perceber a mudança no céu, mas também no ambiente e no aroma. Um cão pode distinguir o som dos trovões a uma grande distância.

Segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia, entre 15 e 30% dos cães têm pavor das tempestades. As tempestades geram nos cães quadros de estresse e ansiedade e eles procuram desesperados um local para se proteger.

Normalmente, não é estranho que os cães procurem abrigo ao ouvirem trovões. Isso é um traço do instinto destes animais, que não desapareceu. Já se sabe que muitos dos comportamentos dos cães vêm de seus ancestrais lobos, que viviam em seu habitat natural, ao ar livre.

Quando havia trovões e relâmpagos, o instinto os levava a procurar um abrigo para se protegerem destes perigos que poderiam cair em cima deles. Também para evitar que uma árvore, por exemplo, que tivesse sido afetada por um raio, pudesse matá-los.

Além disso, o cão tem o sentido da audição muito mais desenvolvido do que nós, por isso o som de uma tempestade é muito mais estrondoso para eles do que para um humano.

Como acalmar um cão com ansiedade e medo da chuva

Para evitar que seu cão fique muito ansioso quando chove, há várias coisas que você pode fazer. Por exemplo:

pet-em-familia

  • Brincar com ele. Se cada vez que chove você for buscá-lo (embora isso suponha que você tenha que entrar embaixo da cama), e começar a brincar com ele, o animal começará, com o tempo, a relacionar as tempestades e as chuvas com algo positivo que adora: brincar e passar algum tempo com você.
  • Coloque uma música. A música tem um profundo efeito nos animais. No caso de um cão ansioso, uma música instrumental o acalmará e lhe permitirá atravessar com mais calma aquilo que o deixa nervoso.
  • Feromônios. Se você achar que o medo das tempestades e das chuvas que o seu cão sente é muito exagerado, fale com o seu veterinário para ver se seu peludo pode fazer uso dos feromônios. Eles são de uso comercial e podem acalmar o seu animal de estimação. Embora não costumem ser prejudiciais, é melhor que você consulte um profissional antes.
  • Tratar sua sensibilidade. Os cães são altamente sensíveis e sofrem muito com estes acontecimentos. Tratar a sensibilidade do cão com um psicólogo canino pode ser de grande ajuda.