Como posso saber se meu cão está estressado?

Cachorro estressado

Ao contrário do que se poderia pensar, nossos animais de estimação não são tão diferentes de nós, no que se refere a saúde. Sofrem resfriados, dores de estômago e, embora possa parecer surpreendente, eles podem sofrer de estresse. Há muitas razões que podem desencadear o estresse, mas hoje vamos nos concentrar em saber as evidências de que um cão está estressado.

Você pode estar pensando que o seu amigo não late quando não é devido ou que se mantém tranquilo a maior parte do tempo e, por essa razão, para você, seu cão não está estressado.

Não se engane, o estresse nem sempre significa que o animal deve parecer louco, às vezes pode ser demonstrado em um comportamento completamente oposto. Vamos mostrar 10 sinais que te ajudarão a entender se seu cão está estressado.

10 sinais para saber se seu cão está estressado

Cachorro destrói tudo

  • Posição das orelhas. Cada cão tem as orelhas voltadas para um lugar diferente, mas há algo em comum que indica se um cão está estressado: orelhas caídas. Este fator é muito fácil de reconhecer.
  • Alterações na saúde. Se seu cão tem vomitado ou tem tido diarreia, alergias ou qualquer outro tipo de anomalia que o veterinário não tenha encontrado a causa, é provável que o seu cão estejaestressado.
  • Perda de cabelo excessiva. É normal que o pelo do seu cão caia, especialmente em certos meses do ano, mas se seu cão estiver estressado, terá uma queda excessiva de pelo.
  • Bocejos em excesso. Você pode estar pensando: “Se boceja é porque está sonolento”. Bem, nem sempre. Os bocejos em excesso são outro sintoma para identificar se o seu cão está estressado.
  •  Suspiros constantes. Isso é algo que você faz normalmente quando está aquecido ou com sede, mas se o animal está constantemente ofegante, sem motivo aparente, não há dúvida: o seu cão está estressado.
  • Lambidas no nariz de forma repetitiva. Você pode estar pensando que o seu cão sempre faz isso. É verdade que todos fazem. Mas se você notar que seu cãozinho está fazendo muito e também tem outros sintomas já citados, é um forte sinal de que seu cão está estressado.
  • Desconforto. Você provavelmente já viu muitas vezes como o seu cão se esconde atrás de você para evitar que alguém ou um outro cão. Existem muitas razões pelas quais ele pode fazer isso, mas como eu disse antes, se isso for feito muitas vezes e acrescentar outros elementos que mostram que seu cão está estressado, é provável que sim, ele está estressado. Assim, aconselhamos a não forçá-lo a fazer algo que ele não queira, respeite o tempo dele.
  • Comportamento destrutivo. Você já não quis quebrar alguma coisa quando estava estressado? Não se surpreenda se, em seguida, quando o cão estiver  estressado,ele morder objetos ou até mesmo outras pessoas. É o jeito dele de querer desligar o estresse e é que vai mostrar se seu cão está estressado ou não.
  • Latindo, uivando e impactos excessivos. Se seu animal está tremendo mais do que o habitual, mesmo sem estar molhado, seu cão está estressado. Se seus latidos parecem não ter nenhuma razão aparente, também, o seu cão pode estar estressado. Recomendamos que você gaste tempo para encontrar a causa de seus latidos e uivos anormais. Veja se ele faz isso quando sai ou quando você ouve os gritos ou sirenes e, em seguida, tente determinar o que aconteceu antes em uma situação similar que está causando o estresse em seu cão.
  • Farejar em excesso. Se o seu cão fica cheirando qualquer coisa por toda a casa e ignorando qualquer coisa que você diz ou ordena, não há dúvidas: o seu cão está estressado.

Cachorro latindo

Como você pode ver, o estresse não é sempre algo que é exteriorizado de forma óbvia, por isso recomendamos que você observe seu cão com cuidado para saber se ele está estressado.

Se você descobrir que ele está estressado, você vai querer fazer algo para ajudar seu amiguinho. Nós vamos dar algumas dicas em um próximo artigo. Acompanhe.