Como prevenir a formação de tártaro

Prevenindo o tártaro em cães

A saúde dental é uma das coisas que você deve cuidar quando tem animal de estimação. Isso é muito importante se você tiver um cão ou um gato, porque a acumulação de tártaro pode gerar, além de mau hálito, a perda dos dentes.

Então, para que você possa proporcionar ao seu amigo os melhores cuidados e prevenir a formação de tártaro, deixamos algumas dicas.

Geralmente, o tártaro aparece nos dentes por razões muito variadas. Entre elas, há algumas que são evitáveis e outras que não.

Dentro dos elementos que podemos controlar, encontram-se a dieta, a higiene e os brinquedos, enquanto entre os que não podemos controlar, encontram-se a forma da mandíbula do animal e problemas de saúde que aparecem em sua dentição.

Mas, antes de continuar, nos aprofundemos um pouco no que é o tártaro e por que ele se forma.

Como o tártaro se forma?

O tártaro é uma placa bacteriana que se forma devido à introdução de alimentos nas superfícies ásperas e nos espaços entre os dentes, igual nas zonas que se encontram embaixo da gengiva.

A comida vai acumulando, calcificando e se decompondo, ocasionando mau cheiro, enrijecimento, inflamação, deixando a área vermelha, causando inchaço e problemas dentais, como a gengivite e, em casos graves, a perda dos dentes.

Uma vez que o tártaro está formado, se solidifica (calcifica), evitando que possa ser retirado com escova de dentes, por isso deve-se retirar através da implementação de instrumentos especiais, similares aos que são usados no tratamento para humanos.

O processo de limpeza dos dentes inclui a remoção do tártaro com instrumentos que não causam danos as gengivas ou ao esmalte dos dentes. O ideal é levar seu animal em um profissional, que use um micromotor que deixa a superfície lisa, evitando que volte a formar mais tártaro naquele local.

Existem casos em que os dentes permanecem aderidos à gengiva pelo tártaro. Esses dentes não são funcionais e  produzem dolorosos abscessos, além de infecções muito perigosas que podem comprometer a mandíbula.

Uma higiene oral ruim, com o passar do tempo, provocará, além disso mau hálito, dor nos dentes mais afetados, perda dos mesmos e problemas de saúde.

Limpeza veterinária

 

Dentes de gato

A limpeza dos dentes de um cão ou gato não tem muito risco, no entanto, implica que o animal esteja anestesiado, principalmente para evitar que se mexa e possa se ferir durante o procedimento.

A anestesia pode gerar problemas, mas devido a um tratamento rotineiro, é muito difícil que apresente, embora o veterinário deva fazer um teste antes no paciente.

Habitualmente, os veterinários prescrevem um tratamento de antibióticos e utilizam ferramentas que reduzem o tempo de limpeza, o que implica que o animal esteja anestesiado por menos tempo, diminuindo, em grande quantidade, os riscos de que se apresente uma complicação.

Prevenção do tártaro

Escovando os dentes do cachorro

Como dizíamos ao início deste artigo, existem coisas que não podem ser evitadas, visto que são um reflexo de outro problema. Na maioria das vezes a aparição do tártaro pode ser controlada com:

  • Escovação: uma das melhores estratégias que você pode desenvolver é a de acostumar seu animal de estimação desde que seja filhote à escovação, pelo menos, três vezes por semana. Isso será muito difícil no começo, visto que o animal brigará um pouco, mas tenha paciência.

Lembre-se que deve comprar um creme dental especializado para animais de estimação. Estes são com sabor e, com o tempo, você conseguirá que seu animal desfrute de  escovar os dentes, porque se sentirá recompensado.

  • Dieta: normalmente a dieta caseira produz tártaro de uma maneira mais rápida que a dieta a base de ração. Isso deve-se porque a ração está desenhada para ajudar a limpar os dentes do animal. No entanto, se você decide dar uma dieta caseira para ele, esteja atento a este ponto e leve isso em consideração.
  • Brinquedos: vendem muitos biscoitos e brinquedos para animais de estimação que ajudarão a limpar os dentes do seu animal. Procure, em especial, aqueles que são de borracha e tem buracos onde introduzem os dentes enquanto o animal morde, assim eles irão limpar os dentes e, o melhor,  seu animal de estimação se divertirá.

Tenha em conta que a saúde dental é muito importante. Assim, poderá prolongar a vida de seu animal de estimação e, mais que isso, fazer comque seja o mais feliz e saudável possível.