Como remover carrapatos com camomila

Parasitas: Os donos de animais muitas vezes se deparam com um grande problema: os parasitas. Um parasita é um ser vivo (geralmente da família dos insetos) que vive à custa de outro animal, quase sempre alimentando-se de sangue. A infestação parasitária é desconfortável porque produz coceira, machucados, e também porque há um inseto vivendo em seu animal de estimação. 

O pior deste tipo de parasitas é que eles podem tanto infestar animais de estimação, como também os seres humanos. Os parasitas mais comuns em animais de estimação são os carrapatos e as pulgas. Saiba agora como remover carrapatos com camomila.

O que é um carrapato?

Carrapatos em animais

Um carrapato é um pequeno inseto com muitas pernas que se engancham na pele dos animais (ou na dos humanos) e alimentam-se do sangue dos mesmos.

Normalmente, ficam localizados atrás das orelhas, ao redor do ânus ou no pescoço, onde o animal não vai conseguir removê-lo.

Os carrapatos também podem transmitir doenças, como a doença de Lyme, que pode causar inflamação nas articulações dos cães, alterações na pele, aparecimento de febre, mal-estar e dores musculares.

Cada vez que o seu cão retornar de um passeio fora de casa, você deve se certificar de que não há carrapatos grudados na pele dele. No entanto, se o animal está coçando as regiões citadas acima, você deve verificar cuidadosamente a presença de carrapatos.

O ideal é remover os carrapatos quando eles ainda estão pequenos, porque ainda podem ser facilmente retirados com remédios caseiros. Se eles já estiverem grandes, é melhor removê-los com uma pinça, usando luvas, para evitar que grudem na sua pele, e iodo, para desinfetar a ferida no cão.

Remédios caseiros também podem ser utilizados para prevenir a ocorrência de carrapatos, embora seja mais eficaz colocar uma coleira repelente e levá-lo regularmente ao veterinário para que as vacinas possam ser administradas.

Removendo os carrapatos com camomila

Como remover carrapatos com ajuda de camomila

Para remover carrapatos com camomila você precisará de água, algodão e flores de camomila, você encontrará camomila facilmente em qualquer loja de chás ou lojas de ervas.

Você também pode utilizar sachês de chá de camomila, mas é melhor que o produto seja o mais natural possível. Uma vez reunidos os ingredientes, você deverá então fazer um chá com a camomila.

Para isso, coloque água para ferver e quando ferver (nunca antes), acrescente as flores, ou o sachê, de camomila.

Deixe descansar por 15 minutos, para que a água assuma todas as propriedades da camomila. Quando a infusão estiver mais morna, mergulhe uma bola de algodão no líquido, aperte-a para remover o excesso de infusão, e aplique sobre a pele do seu animal de estimação, passando por todo o corpo, especialmente ao redor das orelhas, pescoço, cabeça e as patas, que são as áreas preferidas dos carrapatos.

O aroma de camomila espanta os carrapatos, eles fugirão com o cheiro da erva que para eles é desagradável.

Esse truque caseiro poderá ser feito a cada 15 dias e deve ser repetido até o fim da infestação, mas você poderá continuar a fazer para evitar futuras infestações. Você também poderá aplicar esse remédio como uma última lavagem, depois de banhar o seu animal de estimação.

Após desinfestar seu mascote você deve também desinfetar a casa, para evitar uma reinfestação, removendo assim os carrapatos que podem ainda estar lá.

Para isso, coloque em sua máquina de lavar roupas tudo o que puder ser lavado, depois pulverize a casa com uma preparação de limão e água (um litro de água fervente e duas fatias de limão. Deixe ferver por um minuto e, em seguida, aguarde por uma hora para esfriar, tomando o cuidado para que a água não evapore. Quando esfriar, coloque em um spray, ou um pesticida comercial).

Se os carrapatos deixarem feridas na pele do seu animal de estimação, você poderá aplicar cremes de calêndula, géis ou cremes com aloe vera (que hidratam a pele) e óleo de lavanda (que protege as feridas contra infecções).