Como retirar as manchas provocadas pelas lágrimas nos animais de estimação

Talvez você já tenha se dado conta de que alguns animais de estimação têm algumas manchas pouco estéticas, normalmente de cor marrom, no canto interior do olho. Pois bem, trata-se de um problema de drenagem da lágrima que faz com que seu bichinho lacrimeje constantemente.

Queremos resolver este problema que afeta o seu animal de estimação, determinando as causas deste lacrimejo, a maneira de eliminá-las e, principalmente, como preveni-las. Por isso, daremos alguns conselhos para remover as manchas provocadas pelas lágrimas em seu animal. 

Por que se produzem lágrimas em seu animal de estimação?

Manchas de lágrimas em animais

As manchas das lágrimas em seu animal não apenas são um problema estético, mas também é algo mais complicado, já que se trata de um problema de saúde chamado epífora.

Consiste na incapacidade do sistema nasolacrimal do animal de eliminar as lágrimas, produzindo um lacrimejo constante até o rosto e provocando o aparecimento destas manchas de cor marrom.

Esta doença pode ser provocada por dois motivos: 

– O mais comum é pela produção de um excesso de lágrimas, sendo que não há tempo de drená-las. Isto pode acontecer por distintos fatores, por ter entrado um corpo estranho no olho do seu cachorro ou também por uma alergia. Nestes casos, você deve levar o seu animal de estimação a um veterinário.

– A epífora pode ser provocada pela obstrução do conduto por onde as lágrimas são drenadas. Isto ocorre por um problema congênito ou pelas características do cachorro.

Mas deve-se ter em conta que há certas raças de animais que são propensas a padecer desta doença. É o caso das raças de cachorros tipo toy, como o Poodle ou o Maltês,  e também nos gatos da raça Persa.

Em qualquer dos casos, você deve se conscientizar de quando começam as manchas de lágrimas em seu animal de estimação, você deve consultar um veterinário para saber se é algo grave ou se precisa de algum tratamento.

Uma vez que este passo tenha sido cumprido, falta remover as manchas de nosso bichinho.

Remover as manchas de lágrimas em nosso animal de estimação

Como remover manchas de lágrimas

Limpeza diária

É muito importante limpar o rosto do seu animal diariamente. Pode ser usada uma toalhinha molhada em água morna e também alguns remédios naturais:

– Além de eliminar a bactéria do olho, a camomila causará alivio se ele estiver sentindo ardência ou irritação. Prepare um chá de camomila e deixe-o esfriar. Quando estiver frio, molhe um algodão e passe-o nas manchas, em seguida as manchas irão branquear.

O limão também pode ajudar neste processo, você apenas terá de colocar água morna misturada com umas gotinhas de limão, umedecer um pano e passá-lo pelas manchas. Terá de ter cuidado para não passá-lo muito próximo do olho dele.  

Se consultar um veterinário, este certamente lhe recomendará um produto específico para eliminar as manchas. 

Vinagre de uso interno

Este produto natural, barato e que todos temos na dispensa da nossa cozinha poderá ajudar bastante no desaparecimento das manchas. Você apenas terá de colocar uma colherzinha de vinagre de cidra branco no pratinho de água do seu bichinho, mas isto deve ser feito a cada troca de água.

O vinagre atuará modificando o pH, assim suas lágrimas ficarão livres de bactérias e leveduras, impedindo as manchas em seu pelo.

Coloque o vinagre aos poucos para que ele se acostume com o sabor.

Iogurte branco

Se o seu animalzinho tomar um iogurte branco ou natural diariamente, aos poucos as manchas irão desaparecer, já que o iogurte mata as bactérias que estão no canto interior do seu olho.

Prevenir as manchas

É muito importante a prevenção destas manchas, principalmente as possíveis causas externas que provocam esta doença.

A primeira coisa a fazer é limpar diariamente o rosto do seu animal de estimação. Para isso, serão úteis as recomendações anteriores, como limpá-lo com água e camomila, por exemplo.

Se houver muito vento, procure não levar seu animal para a rua, assim evitará que um agente externo entre em seus olhos.