Como saber qual será o tamanho de um cão quando ele crescer?

Como saber o tamanho dos cães

A pergunta de um milhão na hora de decidir adotar um cachorro pode ser qual tamanho o animal vai alcançar quando chega na fase adulta? Enquanto são pequenos todos os cães são adoráveis e manipuláveis, mas alguns deles se tornarão verdadeiros gigantes.

Assim, antes de levar o animal para sua casa, leve em conta algumas variáveis que podem dificultar a sua vida e a do animal.

Detalhes que devemos ter em conta para criar cães grandes

Cachorro grande e pequeno

Se o animal de estimação cresce até limites impensáveis, você deve considerar, por exemplo, contar com espaço suficiente em sua casa para que tanto as pessoas como os animais que morem no ambiente fiquem confortáveis.

Além disso, tenha em conta que existe uma variedade de fatores que são indispensáveis para o bem-estar do animal e que portanto, você acabará investindo mais dinheiro. Como por exemplo:

  • Alimentação;
  • Acessórios,
  • Gastos com veterinário;
  • Transporte (sobretudo se você não conta com um carro próprio);

Além destas coisas básicas, apontamos algumas dicas essenciais para descobrir qual será o tamanho do seu cachorro quando ele crescer.

Como posso descobrir qual será o tamanho de um cão quando ele crescer?

Se o animal de estimação é de raça e  você conhece os pais do animal, é possível ter uma ideia aproximada do peso e altura que seu cão alcançará quando ele chegar em uma idade adulta. Por exemplo:

  • As cadelas com certeza serão similares à mãe nestes aspectos e os machos serão similares ao pai;
  • Se existe muita diferença de tamanho entre os progenitores, o mais provável é que seu cão alcance um tamanho intermediário;
  • Descubra sobre o peso e a altura média da raça de seu cão em suas distintas etapas de crescimento e compare os dados com os registros que você fizer de seu animal. Se existirem diferenças muito discrepantes, o mais provável é que seu cão seja um pouco menor ou maior que o habitual para a raça a que pertence;
  • Se o animal é de raça misturada, tenta traçar uma média entre os tamanhos padrão de cada animal;

Formas de calcular o tamanho na idade adulta de um cão mestiço

A questão se complica um pouco quando você tem diante a um lindo vira lata e não tem nem ideia de quem são os pais. No entanto, sempre há pistas para tentar entender qual será o tamanho do animal.

Por exemplo: se o cão tem as patas e as orelhas muito grandes em comparação com seus corpos, é quase certo que será um adulto de tamanho considerável. Você também pode fazer um cálculo aproximado do peso que seu animal terá quando ele tiver um ano de idade, que é a data média em que os cães alcançam a idade adulta. Siga os seguintes passos:

  • Descubra o peso do cão;
  • Divida essa cifra por sua idade calculada em semanas;
  • Multiplique esse resultado por 52, que é a quantidade de semanas que há em um ano.

De todas formas, lembre que os cães pequenos crescem muito mais rápido, por isso podem estar completando seu crescimento antes dos doze meses de idade e que os animais muito grandes podem continuar crescendo até os dois anos de idade.

Seguimento do peso e a altura de um cachorro

Fazendo carinho em um cachorro pequeno

Além disso, se você quiser, pode ir avaliando o crescimento de seu cachorro ao longo dos meses, para ter uma ideia do tamanho que ele alcançará quando for adulto.

De um modo geral, como todos os animais, os cães apresentam níveis de crescimento que nos ajudam a entender o quanto ele vai crescer.

Existem fórmulas específicas para realizar este cálculo, ou bem você pode consultar curvas de crescimento padrão e ir comparando com o peso de seu cão de acordo aos meses ou dias que ele tiver.

Também você tem que ter em conta que:

  • A maioria dos cães, aos 6 meses de idade chega aos 75% do tamanho definitivo.
  • A nutrição, a saúde e outros fatores podem afetar o crescimento do animal.

O tamanho é o de menos

Se você quer um animal, com certeza, a altura, peso e raça de seu animal de estimação serão um dado de menor importância para você.

Você o amará de qualquer forma e ele vai adorar você. E será responsável pelo seu amigo de quatro patas sem se importar

Mas nunca é demais considerar algumas variáveis para poder cuidá-lo da melhor maneira possível durante toda sua vida.