Como saber se o seu cão é feliz

Muitas vezes, trouxemos a discussão: o que diria o nosso cão se ele pudesse falar? Ainda que não seja possível escutar algo parecido de sua boca, sim, é claro que existem sinais para entender o seu bichinho, como ele se sente e se o cão está feliz.

Olhos e boca, sinais de que o cão está feliz

faz-com-que-seu-cao-seja-feliz

Se o cão está feliz, seus olhos ficarão relaxados, piscarão suavemente e seu olhar ficará relaxado e divertido.

Nosso amigo nem sempre tem a mesma forma de olhar. Quando o vemos com seus olhos semicerrados e o olhar penetrante, isso significa que se encontra irritado e é um claro sintoma de agressividade.

Outro sintoma é observar as ações e atividades que o animal faz durante o dia. Dessa forma, você verá os gestos que ele tem em cada atividade e será capaz de ver seu estado de ânimo.

A boca relaxada

Quando nosso amigo se sente feliz, fica com a boca um pouco fechada e um pouco aberta, parecendo que vai sorrir. A linguagem corporal é um forte indicativo sobre como se encontra o cão.

Se ele fica ofegante, com a boca aberta, pode estar sentindo calor ou estar estressado e não ser um cão feliz.

As orelhas e o rabo

Se o cão está feliz fica com as orelhas relaxadas ou de forma natural. Um cão que tem as orelhas levantadas para a frente indica que está interessado em algo que está acontecendo ao seu redor.

Além disso, é verdade que as formas das orelhas variam conforme o tipo de raça. Mas seu significado sempre costuma ser o mesmo, e os sinais indicativos também os mesmos.

Também se fala bastante sobre a linguagem do rabo do cão. Os cães felizes balançam o rabo de um lado para o outro de tal maneira que move todo o seu corpo.

Quando o rabo se move com rigidez, mas não o restante do corpo, o cão está observando o que está acontecendo em volta dele.

Comportamento agressivo

Existem cães agressivos, destruidores, que mordem tudo o que encontram em seu caminho. É preciso levar em consideração que essa atitude poderia ser um sinal de estresse ou tédio.

Os cães, quando estão felizes, não mordem, ao invés disso, mordem e brincam com os brinquedinhos.

O apetite quando o cão está feliz

Se o cão está feliz, não perde o apetite, mas sim comerá sem problemas. Quando nosso amigo não quer comer, isso pode ser um sintoma de doença.

Dinamismo e atividade

Na análise do tempo de sono, os cães não são como os gatos, não têm que dormir 20 horas por dia.

Enquanto que a idade e a saúde jogam a seu favor, um cão feliz deve ser ativo durante a maior parte do dia, gostar de passear e brincar.

Quando um cão resistente a participar, isso será um sinal de que não se encontra bem. É preciso levá-lo ao veterinário para garantirmos que não está doente ou machucado.

Como fazer o nosso animal de estimação feliz

feliz-vida-com-seu-cao-1

Existem muitos pequenos detalhes que você poderia fazer diariamente para manter o seu cão sempre feliz e contente.

  • Trate o seu cão com muito carinho e cuidado. A chave está em tratá-lo como um amigo ou membro da família e oferecer-lhe toda a nossa atenção e carinho.
  • É preciso evitar a rotina e passar mais tempo brincando com o cão. Há muitos tipos de brincadeiras, com bolas ou qualquer outro brinquedo. Dessa forma, nosso amigo se manterá ativo e com vigor.
  • Nosso cão gosta muito que o cocem, sobretudo, na região detrás de suas orelhas. Além disso, funciona dar umas palmadinhas carinhosas na cabeça ou fazer uma massagem relaxante na sua barriga.
  • Leve em consideração que, à medida que o animal vai crescendo, ele gostará cada vez mais de, simplesmente, se sentar por aí e receber uma massagem ou umas palmadinhas carinhosas da pessoa que ele mais gosta.
  • O parque é seu mundo de diversão. É preciso levá-lo com frequência para dar passeios pelo parque. Deixe-o farejar por aí e permita-lhe brincar com outros cães.

Na hora de sair para passear, não coloque a coleira apertada em torno do seu pescoço, nem o prenda em qualquer esquina. Os cães adoram correr e brincar. Essa é sua forma de ser.