Ele é seu companheiro, seu protetor, ele é o seu cão amigo

Cão amigo

Quando você pensa em seu peludo, certamente muitas palavras começam a vir à sua mente para descrever a intensa relação que você tem com ele. Esse fiel cão amigo é também um grande companheiro e protetor, que não pensará duas vezes em te defender, se ele perceber que você corre algum perigo.

Seu fiel cão amigo

São muitas as frases e ditados que foram escritos para descrever a forma do ser humano se relacionar com o cão amigo ao longo da história. Por exemplo, tem aquela que diz: “quanto mais conheço os homens, mais amo os cães”.

É que muitas pessoas encontram nos cães as virtudes que faltam em seus congêneres:

“Estamos sozinhos, totalmente sós neste planeta ocasional; e entre todas as formas de vida que nos rodeiam, nenhuma, exceto o cão, fez uma aliança conosco”

-Maurice Maeterlinck-

Grandes companheiros caninos

Cão na grama

Os cães são grandes companheiros em todas as etapas de nossa vida. Nunca deveria ser tarde para começar uma íntima relação de amizade com um peludo.

Nenhuma criança deveria ser privada do privilégio de crescer junto a um animal de estimação, como um companheiro inseparável de brincadeiras.

Em um mundo onde a comunicação se dá cada vez mais pelo uso de diversas tecnologias, parece ser cada vez mais difícil se relacionar com o outro pessoalmente, muitas vezes os cães são a única companhia que uma pessoa tem ao chegar em sua casa.

Além disso, são os únicos que muitas vezes aliviam a solidão que tantas vezes assola os idosos.

Benefícios de se ter um cão

Além de poder gozar de sua amizade e de sua companhia, a convivência com os cães traz benefícios extras para a nossa saúde física e mental. Por exemplo:

  • Diminui o estresse;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Estabiliza o colesterol;
  • Diminui o de risco de enfermidades cardiovasculares;
  • Aumenta as possibilidades de sobrevivência após alguém ter sofrido um ataque cardíaco;
  • Aumenta o nível de atividade física, através dos passeios e das brincadeiras;
  • Evita o isolamento e intensifica a atividade social, já que teremos que nos relacionar com outros donos de animais de estimação.

Além disso, os bebês menores de um ano de idade têm menos possibilidades de desenvolver alergias aos animais domésticos.

Crescendo com um amigo de quatro patas

As crianças que crescem junto com um cão, irão incorporando valores e ensinos que lhe servirão ao longo de sua existência e que lhes permitirá se tornarem pessoas melhores.

Compartilhar a infância com um animal de estimação possibilita, entre outras coisas:

  • Aprender a valorizar a vida;
  • Ser mais compassivo, generoso e solidário;
  • Desenvolver o sentido da responsabilidade;
  • Aumenta a autoestima.

No caso dos pequenos com transtornos físicos e psicológicos, contar com um amigo de quatro patas, favorece a aprendizagem e a integração. Os amigos cães também contribuíram para melhorar as condições de crianças com:

  • Problemas motores e de desenvolvimento;
  • Atraso mental;
  • Paralisia cerebral;
  • Autismo.

Seu peludo defensor

Idosa e cão

Além das raças de cães que apresentam uma maior predisposição para a defesa e que podem receber um treinamento específico para tais fins, a maioria dos cães são – de maneira instintiva – guardiães leais do lar e defendem sem pensar seus donos.

Com seus latidos e grunhidos alertarão aos donos da presença de estranhos ou de situações de risco. Sua valentia não tem relação com seu tamanho. Até o mais pequenino poderá sair em sua defesa se considerar que você corre algum tipo de perigo.

Por isso, tenha a responsabilidade de socializar e educar de forma adequada o seu animal de estimação, para evitar que suas ânsias para defender a você possam se desdobrar em episódios de agressividade desnecessárias.

Lembre-se: não há cães violentos; a culpa é sempre do homem, tanto por ação como por omissão.

Seu cão amigo, um amor incondicional

Seu peludo te receber com alegria, balançando sua cauda e sem nenhum tipo de recriminação, é um dos melhores presentes que a vida pode te dar.

Que te acompanhe incondicionalmente e trate de te reconfortar quando percebe que você não está bem, é de uma nobreza e de uma ternura quase indescritível.

Por isso, nunca se esqueça de retribuir tamanho afeto. Cuide e ame muito a esse companheiro e protetor que é, e sempre será, o seu cão amigo, tanto nas horas boas como nas ruins.