Companhia aérea utiliza cães para aliviar o estresse dos passageiros

Companhia aérea usa cães para aliviar estresse

Você não gosta de viajar de avião? Toma mil e um calmantes antes de embarcar em uma aeronave? Se pudesse, se negaria a voar, mas o seu trabalho, o filho que mora no exterior ou o seu parceiro que está fora do país não permitem isso. Você gostaria de ter algo para acalmá-lo no aeroporto?

Pois temos uma ótima notícia para você. Existe algo no aeroporto que irá acabar com o seu estresse: uma equipe canina. Sim, sim, sim! Você ouviu bem! A United Airlines, uma companhia aérea norte-americana, foi a pioneira em um curioso experimento que, aparentemente, teve ótimos resultados. Você quer saber mais? Então vamos voar juntos!

De onde surgiu a ideia

Cachorro viajando

Parece que os responsáveis pela United Airlines leem nossos artigos aqui no Meus Animais e aprenderam que os cães são ótimos para aliviar o estresse. Considerando como os aeroportos ficam lotados em determinadas épocas do ano e que isso, somado ao medo de subir em um avião, pode deixar algumas pessoas muito estressadas, eles resolveram fazer alguma coisa a respeito.

Essa é uma iniciativa recente, colocada em prática em 2014 e repetida no ano seguinte. O nome do projeto é “United Paws”, ou “Patas Unidas” em inglês.

Walter Woolf, veterinário encarregado dessa equipe de cães que reduz o estresse aeroportuário explica que está cientificamente comprovado que acariciar cães libera um hormônio chamado ocitocina. Conhecido como o “hormônio do amor”, ele tem uma relação direta com o afeto e alivia o estresse, reduz a pressão sanguínea e melhora a respiração.

Colocando a ideia em prática…

Com todos esses benefícios, que ideia maravilhosa a United Airlines teve de utilizar uma equipe de cães para reduzir o estresse! Mas a companhia aérea decidiu que não economizaria na ação e não fez mais testes ou experimentos. Como tudo já estava comprovado cientificamente, fazer novos experimentos seria uma perda de tempo.

Para compor o grupo canino anti-estresse, que reduziria o nervosismo de todos os passageiros que passam por 7 aeroportos dos EUA, escolheram nada mais e nada menos que 20 cães que se entregam por inteiro todos os dias.

Os aeroportos escolhidos foram:

  • Chicago;
  • Cleveland;
  • Denver;
  • Houston;
  • Los Angeles;
  • Newark;
  • Washington.

Essa iniciativa esteve presente nos 7 aeroportos durante os dias 21, 22 e 23 de dezembro, que são os os com maior aglomeração de visitantes.

Os escolhidos

Você deve estar se perguntando qual a raça de cães escolhida para formar essa equipe canina que alivia o estresse. Calma, vamos contar para você: Golden Retriever, nossos grandes amigos. Eles são animais de personalidade tranquila, maleável e adaptável a todo tipo de situação. E como diz o ditado, esses cachorros são “pau para toda obra”.

Quem podia fazer carinho na equipe de cães anti-estresse?

golden retriever na praia

Isso é algo interessantíssimo e que me chamou muita atenção. Obviamente, os cães estavam submetidos às medidas de segurança dos aeroportos, pois é onde estariam aqueles que iriam viajar.

Enquanto eu me inteirava da notícia, pensei que os peludos estariam nos portões de embarque da United Airlines e que deveríamos mostrar a passagem para eles ou algo do tipo para que nos deixassem fazer parte da “Patas Unidas”.

No entanto, mais uma vez, a solidariedade humana brilhou com força através de uma empresa multimilionária. A companhia aérea permitiu que seu grupo de cães anti-estresse estivesse ao alcance de todos os viajantes que estavam no aeroporto. Não é o autêntico espírito de Natal?

Os passageiros não sabiam por que a equipe de animais estava ali, nem sequer que eram para combater o estresse, mas não puderam deixar de acariciá-los. Os cães estavam adorando receber carícias de todo mundo que passava.

Ficamos muito alegres que existam pessoas tão humanas e de bom coração que tomam a iniciativa em projetos tão solidários como esse. E claro, amamos os nossos amigos caninos ,que fazem o possível para que os maus momentos sejam mais agradáveis ao seu lado.