Conheça as fases do cio das cadelas

O cio em cães é o período no qual as fêmeas permanecem em estado fértil. Grande parte do inconveniente durante o ciclo estral (também conhecido como o cio) é que os donos não estão bem informados sobre isso e não entendem muito bem a inquietação de ambos os cães, fêmeas e machos. Assim, neste artigo, vamos ampliar as informações sobre as etapas do cio das cadelas.

Erro comum

Antes de continuar a explicar as fases do cio das cadelas, primeiro iremos abordar um dos grandes erros na compreensão do mesmo.

Há muitas pessoas que acreditam que o período de sangramento em cães é igual à menstruação das mulheres, no entanto isso não é verdade.

Enquanto que para as mulheres esta é a última fase do período de ovulação e é caracterizada por um período infértil dentro da mesma, apresentando a expulsão do óvulo e do material que se acumulou na parede uterina, o sangramento em cães é apenas uma parte da fase do cio, quando esta ocorre isto significa que elas podem estar prenhas.

O cio das cadelas ocorre em quatro fases:

Proestrus

As fases do cio das cadelas

A primeira fase do cio é chamada de Proestrus. É um período de aproximadamente 20 dias, quando começam a aparecer as primeiras alterações hormonais. Entre estas alterações, o inchaço da vulva e da área do períneo.

Também, a cadela começa a secretar feromônios para atrair a atenção dos machos. O final desta fase de sangramento vaginal indica o início da fase fértil da fêmea.

Estrus

A segunda etapa do período de ovulação dura até 20 dias (embora em algumas raças pequenas pode durar mais tempo). É o momento em que a cadela poderá emprenhar, em caso de vir a cruzar de forma bem-sucedida.

É quando a fêmea aceita acasalar com os machos, se possível, com vários. Ela ainda poderá apresentar um leve sangramento, mas geralmente em vias de parar.

Diestrus

No caso de um acasalamento bem-sucedido, durante a terceira fase, ou Diestrus, as cadelas param de prestar atenção aos machos, devido ao declínio hormonal e prenhes, também os machos deixam de competir pela atenção da fêmea.

Esta fase, em caso de gestação, dura 63 dias, em cadelas não prenhas poderá durar até 100 dias.

Anestrus

Em Anestrus, como na Diestrus, os cães e as cadelas não mostram nenhum interesse reprodutivo.

A duração desta fase poderá variar dependendo da raça e do tamanho do cão, os cães menores passam menos tempo nesta fase, enquanto os cães de grande porte, mais tempo.

A fase varia entre três e nove meses e é caracterizada por um período hormonal pouco constante, devido a isto, muitos veterinários excluem esta fase do período de cio.

Embora grande parte das cadelas comece a vida reprodutiva por volta dos seis meses, quando ocorre o primeiro cio, isso não é uma regra geral, de modo que o cio pode vir a ocorrer entre os quatro meses e o primeiro ano de vida do animal.

Tenha em mente que o cio, como qualquer outro processo biológico, depende da raça e do tamanho do animal, mas também serão fatores importantes: o estado de saúde, em especial a condição física do cão, e as condições ambientais.

Algumas pessoas argumentam que as cadelas, para gozarem de boa saúde, devem ter pelo menos uma cria, mas isso é absolutamente falso.

Recomendações

Recomendações para a reprodução da cadela

Se você quiser que a sua cadela emprenhe, lembre-se que a idade ideal para isto é entre 2 e 5 anos.

Isso ocorre, porque ao longo desse período de tempo, o corpo da cadela estará totalmente desenvolvido, mas não começou ainda o processo de deterioração, de modo a prenhes poderá ocorrer sem implicar maiores desgastes ou riscos para a fêmea.