Conheça as letras que Bob Dylan dedicou aos animais de estimação

Bob Dylan

Como soubemos através dos meios de comunicação, o Prêmio Nobel de Literatura deste ano foi para Bob Dylan. Além de compositor e ativista dos direitos humanos, o mítico artista adora os animais.

Bob Dylan, um Nobel surpreendente

cao-e-gato

O anúncio oficial que outorgava o prêmio Nobel de Literatura do ano de 2016 foi feito em 13 de outubro. A Academia Sueca resolveu premiar o músico Bob Dylan, de 75 anos, uma lenda do rock, por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música norte-americana“.

Seu nome verdadeiro é Robert Allen Zimmerman. Este artista nasceu em 24 de maio de 1941. Começou sua carreira musical em 1959, apresentando-se em cafeterias do Minnesota, Estados Unidos. Suas canções mais conhecidas são da década de 60, como “Blowin‘ in the Wind” e “The Times They are A-Changin”. Algumas se tornaram hinos do movimento pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã.

Música dedicada aos animais de estimação

Mas Bob Dylan é uma das figuras mais influentes dos últimos anos nos Estados Unidos, pois é um reconhecido ativista em vários campos e, como muitos, também ama os animais.

Um poema que Bob Dylan escreveu em Herzl Camp, no Wisconsin, quando tinha 16 anos, ainda existe. O poema, intitulado ‘The little buddy’ contava a triste história da morte a pancadas de um cão.

Essa composição foi assinada com seu verdadeiro nome, Bobby Zimmerman. Esse “sombrio e lúgubre” poema de duas páginas escrito com tinta azul foi leiloado em Nova Iorque por 12,5 mil dólares.

Pouco depois, a própria casa de leilões descobriria que esse texto e sua letra eram muito parecidos com uma canção de Hank Snow, um cantor canadense de country.

Parte do poema diz assim: “Pequeno amigo, descanse em paz, Deus te guardará através dos anos, porque ele disse em meus sonhos que você foi meu.

Dylan e os gatos

Em várias ocasiões, Dylan foi fotografado junto a gatos. É uma prova de que ele também ama os felinos.

Inclusive, em 1990, ele lançou seu álbum de número 27, intitulado “Under the Sky”, onde incluiu a canção “Cat’s In The Well”. Parece que Dylan gosta especialmente desta canção. A última vez que a tocou foi em 25 de outubro de 2010.

A letra de uma de suas canções

os-animais-te-fazem-uma-pessoa-melhor

A conhecida música “Cat’s in The Well” tem esta letra:

O gato está no poço, o lobo olha para baixo
O gato está no poço, o lobo olha para baixo.
Move sua espessa cauda,
varrendo o chão de lado a lado.

O gato está no poço, a gentil senhora dorme
O gato está no poço, a gentil senhora dorme.
Nada ouve, o silêncio a retém
em seu profundo sono.

O gato está no poço,
o sofrimento marca seu rosto.
Estão assassinando o mundo,
tal é a sangrenta sorte.

O gato está no poço,
o cavalo galopa que galopa
O gato está no poço,
o cavalo galopa que galopa.
Sally, a do beco, pratica o salto americano.

O gato está no poço
e papai lendo as notícias,
Ele está perdendo os cabelos,
todas as suas filhas precisam de sapatos.

O gato está no poço,
o boi está no celeiro
O gato está no poço,
o boi no celeiro.
A noite é tão longa

E a mesa está oh! Tão cheia.

O gato está no poço,
o empregado está na porta
As bebidas estão preparadas
e os cães vão à guerra.

O gato está no poço,
as folhas estão começando a cair.
O gato está no poço,
as folhas estão começando a cair.
boa noite meu amor,
que o Senhor tenha piedade de todos nós.

Mais canções sobre animais

Embora o meio ambiente, os animais e o amor para com eles nunca tenha sido o principal motivo da maior parte dos temas musicais que ouvimos nas rádios ou na televisão, ao longo da história musical, sempre surgiram grandes canções sobre animais, que vale a pena ouvir.

Essas canções, além de nos proporcionarem momentos agradáveis, ajudam a despertar milhões de consciências sobre a importância de cuidar deste planeta e de se respeitar a todos os seres que nele vivem.