Conheça as melhores formas de reforçar o vínculo de amor com seu cão

Como reforçar o vínculo com seu cão

Os cães são os nossos melhores amigos. Mas, talvez eles não se sintam tão amigos seu como você pensa. Talvez você esteja constantemente frustrado porque o seu cão ignora suas ordens, ou porque ele está sempre no seu caminho quando você está fazendo as tarefas da casa, ou pior ainda, não recebe você como você desejaria que ele o fizesse.

O vínculo de amor não é algo que ocorre de forma automática, tão logo você trás o seu pet para casa. Também não é estático. É algo que tem que ser trabalhado, que se constrói e que pode crescer e se fortalecer com o tempo.

Se você quer reforçar o vínculo de amor com o seu cão, a seguir compartilharemos algumas dicas para que você possa conseguir isso.

Conheça as preferências de seu cão e as respeite

Assim como os humanos, os cães têm seus gostos e preferências pessoais. Alguns desfrutam de mimos enquanto outros preferem ter espaço. Alguns adoram uma brincadeira de procurar, enquanto outros preferem caminhar.

Alguns cães desfrutam de carinhos de todos os tipos, incluído os abraços, mas poucos os toleram.

Sabendo quais são as preferências de seu peludo e, obviamente, respeitando-as, você irá reforçar o vínculo com o seu cão. Se você prestar atenção, é possível que o seu cão não goste dos abraços que você lhe dá.

Observe como ele se comporta quando você o faz.

Treine o seu cão todos os dias

Mulher passeando com cão

Uma das melhores formas que você tem para melhorar a sua relação com o seu amigo canino, é trabalhar em sua educação todos os dias, utilizando o reforço positivo. Aprender algo novo e outorgar recompensas pelos sucessos obtidos é uma grande maneira de aumentar a confiança e as experiências alegres entre você e o seu cão.

A cada caminhada, a cada interação com outros cães ou pessoas, essencialmente, isto é uma forma de treinamento e serve para que o animal melhore seu comportamento. De modo que é importante que você faça um esforço consciente para obter o máximo proveito desses momentos.

Para reforçar o vínculo de amor você pode trabalhar em um novo truque ou, inclusive, praticar comportamentos antigos e, assim, refrescá-los na memória do animal. Quando saírem para caminhar juntos, faça do passeio algo interativo.

Por exemplo, peça ao seu cão para se sentar em cada esquina, mude o ritmo de seus passos ou a direção em que seguem.

Estude a linguagem corporal do cão

Uma verdadeira amizade exige que ambas as partes falem e escutem, trata-se de uma comunicação que permite a cada um saber o que o outro está pensando e sentindo. Como duas espécies altamente sociais, os cães e os humanos têm formas complexas de comunicação com os demais.

Nós, seres humanos, tendemos a dominar a conversa com os nossos cães. Temos uma grande expectativa para com eles e supomos que eles têm que entender tudo o que estamos comunicando.

No entanto, nem sempre damos a mesma atenção para tentar entender o que eles estão pedindo para nós.

Os cães nos dizem muitas coisas e nos oferecem uma grande quantidade de informações através da linguagem corporal.

A partir dos sinais mais óbvios, como quão alta ou baixa a cauda se mantém, com que rapidez ela se mexe e em que direção, ou como está mantendo suas orelhas, nisso tudo encontram-se algumas das palavras que nós podemos ler.

Se você quer construir um vínculo melhor com o seu cão, em primeiro lugar, você deve começar a estudar como os cães se comunicam conosco através de seus corpos.

Configurá-lo para o êxito

Cão e sua dona

A configuração para o sucesso vai bem mais além da educação e da vida cotidiana. Pense a respeito de como o seu cão poderá reagir diante de uma situação e se a reação vai ser positiva ou negativa. Tome medidas para reduzir a possibilidade de consequências negativas.

Conheça as preferências e limites de seu animal de estimação, suficientemente bem, para poder determinar quais situações ele pode ou não pode lidar. Faça um esforço para ajudar o seu cão a ter interações de sucesso com você. Dessa maneira, você irá ajudar a aumentar a confiança dele.

Se você deseja que o seu cão lhe dê atenção, você deverá ser, para ele, o único provedor de coisas maravilhosas, incluindo comida e brinquedos.  Quando você assume este papel, o seu cão estará bem mais atento às suas ordens e isso ajudará você a conseguir e a manter a atenção dele quando você precisar.

Finalmente, falando das sessões especiais de brincadeiras, certifique-se de estar centrado nesta tarefa. Isto não inclui os passeios quando você está distraído falando ao telefone.

30 minutos por dia e 100% de atenção podem fazer uma verdadeira mágica para reforçar os vínculos entre você e o seu amigo de quatro patas.