Conheça as vantagens da areia biodegradável para gatos

Gatos em caixa de areia

Em sintonia com um maior cuidado com o meio ambiente, a areia biodegradável para gatos é uma opção ecoamigável que promete revolucionar o mercado de higiene felina.

Além de produzir menos cheiros e render mais, ela tem a vantagem de – na maioria dos casos – poder ser descartada no vaso sanitário. Sendo assim, se o seu bichano não for resistente, este tipo de areia é uma boa opção para se levar em conta.

Diferentes tipos de areia sanitária

Os produtos tradicionais para os gatinhos fazerem suas necessidades – como a bentonita e os granulados de sílica – contêm produtos químicos que prejudicam o meio ambiente.

Além disso, com o tempo, podem afetar a saúde dos animais e dos humanos, provocando, principalmente, problemas respiratórios.

Também, as areias biodegradáveis, que apareceram nos últimos anos no mercado de produtos para animais de estimação, são compostas, principalmente, de elementos vegetais. Sendo assim, não usam nenhum tipo de produtos artificiais.

Se você ainda não utilizou este tipo de areia com o seu gato, saiba que há várias marcas sendo comercializadas.

E, lembre-se sempre que, diante de qualquer dúvida, a melhor opção é consultar um veterinário que lhe passe confiança.

Vantagens da areia biodegradável

Gato em caixa de areia

Contaremos a você algumas características deste tipo de areia.

Controle de cheiros

Não utiliza fragrâncias artificiais, que podem até mesmo chegar a afastar o gato da bandeja. Em geral, o aroma que persiste é similar ao da madeira.

Alto rendimento

Dura mais que os produtos tradicionais. A urina e as fezes se fundem com a areia. Dessa forma, é mais fácil remover só o que foi usado e descartar diretamente no vaso sanitário.

Menor custo

Ainda que este tipo de areia tenha um custo igual ou maior que o das areias clássicas, por render mais, acaba sendo mais econômica.

É limpa e não gera pó

De qualquer forma, como nada é perfeito, algumas lascas de madeira podem ficar coladas no pelo do animal. Essas lascas de madeira também podem ser jogadas para fora da bandeja pelas patas do animal e, desta forma, se espalharem ao redor dela.

Assim que o seu bichano tiver utilizado a areia, ela poderá ser utilizada como compostagem ou eliminada com o lixo orgânico. As fezes também poderão ser descartadas no vaso sanitário.

Do que é composta a areia biodegradável para gatos?

Os materiais mais utilizados para elaborar este tipo de areia são:

  • Madeira de pinus;
  • Papel reciclado;
  • Grãos de trigo;
  • Grãos de milho;
  • Cascas de noz.

Algumas marcas empregam só fibras naturais de madeira caída de diferentes árvores. Esta é uma opção sumamente ecológica, já que – segundo explicam – não se derruba nenhuma árvore para conseguir este tipo de areia.

Outras são feitas só a base de madeira de pinheiros. Neste caso, os fabricantes asseguram que os pinheiros são replantados de maneira constante.

Mais detalhes sobre os diferentes tipos de areia biodegradável

Gato em caixa de areia

As areias que são elaboradas a base de grãos apresentam uma estrutura microporosa que assegura a retenção do mau odor. Além disso, absorve o xixi de seu bichano de forma imediata.

Assim, evita-se que a umidade se infiltre no fundo da bandeja ou que grude nas laterais dela.

O problema com este tipo de areia é que o seu gato pode terminar utilizando-a como comida. E, ainda que ele não corra nenhum risco de intoxicação, estes grãos não são recomendáveis para a sua dieta.

Tenha em mente também que:

  • Os produtos realizados a base de cascas de noz têm grande capacidade de aglutinação, são muito absorventes e controlam bem os cheiros.
  • Existe a opção de “pellets” livres de pó, feitos com papel reciclado prensado e que permitem uma alta absorção e neutralização de odores.
  • Você mesmo pode elaborar a areia biodegradável para gatos. Na internet estão publicadas algumas receitas de areia caseira, que têm o papel como elemento principal.

Animais de estimação saudáveis e ecológicos

A consciência com o cuidado do meio ambiente deve abarcar a maior quantidade de âmbitos possíveis. Todos podemos contribuir com atitudes rotineiras e ter um planeta menos contaminado. Nossos animais de estimação não devem ser exceção.

A utilização de areias biodegradáveis para que o seu gato faça suas necessidades, é uma boa forma de começar. Mas também há outras possibilidades de cuidar da ecologia enquanto cuida de seu animal de estimação e que você pode colocar em prática.

Tudo isto requer apenas que se tenha boa vontade. E também instinto de sobrevivência.