Conheça o estado de humor de seu cão segundo sua postura

estado de humor

A linguagem corporal tem sido utilizada desde muito tempo para se entender certas atitudes e sentimentos, seja nos animais ou nas pessoas. Hoje vamos lhe falar sobre como ela é muito útil também na hora de você se comunicar com seu cão e de entender como está seu estado de humor.

Isto você poderá saber observando as posturas que seu cão adota, pois algumas podem estar mais escondidas e outras podem ser mais evidentes. Conhecer ambas lhe ajudará a saber como está seu humor e como agir em concordância. Vamos lhe falar das mais comuns.

Posturas que revelam o estado de humor de um cão

Estas são algumas das posturas mais comuns e que nos dizem muito do humor e emoções do cão.

Postura ereta

seu-cao-no-verao

Quando o cão fica em posição ereta com a cabeça alta e o rabo levantado, significa que ele se sente seguro e confiante. Seus olhos terão as pupilas pequenas e não importa se suas orelhas estão relaxadas ou levantadas, seu humor está bom e ele se sente tranquilo e seguro.

Reverência

Esta postura implica que o cão estenda suas patas dianteiras para frente coladas ao chão, também seu peito, e é provável que ele tenha o rabo levantado e o mova constantemente. Muitos acreditem que essa não é uma posição de ataque, o certo é que o estado de humor de seu cão está bastante evidente, ele se sente feliz e morre de vontades de brincar com você.

Movimentos de quadril

Seu cão alguma vez te empurrou com seus quadris? Você já viu ele fazer isso com outro cão? Isto não significa que ele esteja zangado e que queira brigar, é justamente o contrário.

Se ele fizer isso com um cão, ele apenas está demonstrando que precisa interagir com outros de sua espécie.

Se for com você que ele faz isso, é um sinal de confiança, embora se você lhe der um pouco de diversão é certo que ele não se queixará. Em raros casos, quando seu cão te mostra seus quadris desta forma “descarada” pode ser que ele queira que você o coce, já que este não é um lugar de fácil acesso para ele.

Rolar de um lado para o outro

Quantas vezes você já viu seu cão deitado no chão com a barriga para cima e rolando de um lado para o outro? Certamente, muitas! Pois bem, este é um sinal de respeito à autoridade. É possível que em algumas ocasiões eles usem este gesto para fugir de um perigo.

Pode ser uma evasiva ante algo que ele considera ameaçador e ele poderá até mesmo reforçar com seus pés, empurrando o que não gosta para afastar.

Perambular

Às vezes os cães caminham sem rumo, de um lado para o outro. Quando um cão faz isso, significa, por regra geral, que ele está aborrecido, ansioso e possivelmente até estressado. Se você o vir fazer isto, leve-o para correr, para brincar ou para saltar.

É possível que lhe falte uma dose de exercício e, ao lhe dar isso, você estará acalmando as emoções de seu peludo.

Imóvel

Se vocês estão fazendo alguma atividade, juntos ou possivelmente ele está com outras pessoas ou com outros cães e, de repente, ele fica imóvel como se tivesse visto um zumbi, é porque ele não se sente seguro.

Ele viu algo que não lhe agradou e isto abalou sua confiança, por isso ele se paralisa e o mais provável é que depois ele se afaste, procurando a solidão.

Costas erguidas

Quando seu cão arqueia as costas e arrepia os pelos, isso não necessariamente é um sinal de ataque, mas uma amostra de que ele sabe que um perigo está à espreita e essa é sua camuflagem. Com essa postura ele aparenta ser maior e dessa forma acredita que pode se proteger do perigo que o espreita.

Estas são algumas das posturas mais relevantes que seu cão pode ter e que lhe dirão muito sobre suas emoções e sobre seu estado de humor. Conhecê-las te ajudará a criar um vínculo especial com seu cão ou fortalecer o que vocês já têm. Possivelmente lhe ocorram algumas outras posturas ou possivelmente também seu pet tenha as suas próprias para lhe dizer ou pedir algumas coisas, que tal compartilhá-las conosco?