Conheça a mensagem de madre Teresa de Calcutá sobre o amor pelos animais

As pessoas que vivem com animais de estimação têm algo em comum, e é o amor pelos animais. Sentimentos que não podem ser explicados e que algumas pessoas também não podem entender. Nossos pequenos amigos alegram o dia a dia de muitas pessoas, sentem um amor incondicional pelos seus donos e isso tudo sem esperar nada em troca.


Pois bem,  madre Teresa da Calcutá também sentia esse amor pelos animais e enviou uma linda mensagem para toda a humanidade. Através de Meus Animais, nós ecoamos essa declaração de amor e defesa pelos direitos dos animais.

Mensagem da madre Teresa de Calcutá, por que amar os animais?

“Porque dão tudo sem pedir nada. Porque frente ao poder do homem que conta com armas,  eles são  indefensos.

Porque são eternas crianças, não sabem nem de ódios nem de guerras. Porque não conhecem o dinheiro e se conformam só com um teto onde se refugiar do frio. Porque se fazem entender sem palavras, porque seu olhar é puro como sua alma.

Porque não sabem nem de invejas nem rancores, porque o perdão é algo natural neles. Porque sabem amar com lealdade e fidelidade. Porque dão a vida sem ter que ir a uma luxuosa clínica. Porque não compram amor, simplesmente o esperam e porque são nossos companheiros, eternos amigos que nunca traem. Porque estão vivos.

Por isso e mil coisas mais, eles merecem o nosso amor. Se aprendermos a amá-los como eles merecem, vamos estar mais perto de Deus”

Essas são as belas e certeiras palavras que madre Teresa da Calcutá expressou.

O respeito pelos animais

É preciso respeitar os animais

Como diz a mãe Teresa da Calcutá, os animais são amigos incondicionais que dão tudo sem esperar nada em troca, mas sobretudo, temos que ter consciência de que são seres vivos que precisam de cuidados, carinho e, principalmente, de respeito.

Nós, que temos animais de estimação em casa, sabemos o papel importante que eles têm em nossos lares, já que são um membro a mais na família.

Sempre houve uma relação muito estreita entre o ser humano e os animais, sobretudo com os cães e os gatos. Na história da humanidade sempre houve um personagem famoso que esteve acompanhado por um cão, gato ou outra animal.

Também há estudos que demonstram que os animais podem beneficiar nossa saúde e inclusive curar doenças. É por isso que devemos sempre respeitar os animais e, em caso algum, maltratá-los ou abandoná-los a sua sorte.

Uma animal não é um brinquedo, e sim um ser vivo com sentimentos e emoções, um amigo fiel que nunca nos falha, então por que nós vamos falhar com eles?

Ensine os seus filhos a respeitar os animais

As crianças precisam aprender a respeitar os animais

Ser bons pais implica muitas coisas, mas sobretudo educar as crianças com valores e bons princípios, e também ensinar como tratar os animais. Dessa maneira, você vai evitar que, no futuro, seu filho maltrate ou abandone um animal.

Pense que, para seu filho, você é um modelo a seguir; na etapa de crescimento das crianças, elas copiam a forma de falar, agir e, inclusive, a forma de ser dos pais. É por isso que você deve aproveitar esse período para ensinar as crianças que é preciso respeitar os animais.

Isso implica que terá que alimentá-los, brincar com eles, tirá-los da rua e, de maneira alguma, as crianças e você devem bater nos animais.

A melhor maneira de educar seus filhos com esses valores é adotar um pet, não importa o tipo de animal. Mas é muito importante ensinar aos filhos que os animais não devem ser comprados, e sim adotados; para que as crianças não as associem a um objeto, e sim a um ser vivo.

Você pode explicar que há muitos animais abandonados em abrigos esperando que uma família os adote e que eles sejam integrados no núcleo familiar.

Dessa maneira, seus filhos serão adultos responsáveis, educados com valores e respeito pelo mundo animal e também serão mais humanos e vão respeitar o meio ambiente.

E como dizia também Mahatma Gandhi… “um país, uma civilização podem ser julgados pela forma com a que trata os seus animais”.