Conheça os passos para educar um cão

educar um cão

Educar um cão representa um grande problema para muitas pessoas, já que com eles é preciso ser muito suscetível para conseguir que eles entendam o que desejamos comunicar. Por isso é importante conhecer os passos para educar um cão.

Se você deseja educar um cão da forma mais fácil e efetiva, aqui lhe daremos alguns passos para seguir.

Passos para educar um cão: Ensine-o a fazer suas necessidades

Educar um cão

O primeiro passo que devemos dar é ensinar ao cão a fazer suas necessidades nos lugares certos, já que isto faz parte do respeito pelos espaços, o que é algo que todos os cães devem aprender, pois assim eles saberão que não podem fazer o que querem onde querem.

Da mesma forma, é óbvio que desta maneira poderemos estabelecer um controle, já que isso evitará que seu pequeno amigo de quatro patas urine ou defeque em alguma parte do interior de sua casa, o que é algo extremamente incômodo.

O melhor que você pode fazer para é educar o seu cão para que isto não aconteça. Isso não é apenas sobre ensinar alguma disciplina, mas também é sobre estabelecer horários para que ele saiba a hora certa de fazer suas necessidades, para que ele não as faça a qualquer momento e em qualquer lugar.

Evidentemente este passo também ter a ver com os passeios que você deverá dar com o seu pequeno amigo neste tempo, assim ele irá aprender a fazer suas necessidades somente fora de casa e, desta maneira, não gerar nenhum inconveniente.

É recomendável premiar o seu cão nesta aprendizagem, já que quando você o fizer, ele associará esse bom comportamento com algo positivo, o que fará com que ele continue realizando

Passos para educar um cão: Faça com que ele te obedeça

Ainda que o nosso cão seja, sem dúvidas, um pedaço de nossa felicidade, nem sempre devemos ser apenas carinhosos com eles, já que por necessitarem de uma boa educação e disciplina, é imprescindível que demonstremos a eles quem é o líder.

Para obter isto não apenas é importante que ofereçamos o amor e o bom trato que eles necessitam, mas também repreendê-los quando eles fizerem algo indevido, sem recorrermos em nenhum momento à violência, pois isto não fará nada mais que deixá-los nervosos e gerar neles reações agressivas.

Para fazer com que um cão nos obedeça, é muito importante dar sempre o exemplo, já que esta é a forma mais eficiente para conseguir que seu animal de estimação te veja como um líder

Passos para educar um cão: Ensine-o alguns truques essenciais

Quando você tiver conseguido fazer com que o seu pequeno amigo de quatro patas te obedeça, é necessário lhe ensinar os truques que considere necessários, como ir quando chamado ou fazer com que ele fique quieto em algum lugar.

Para conseguir fazer com que eles aprendam tudo isto, é importante dedicar o tempo suficiente e ser paciente, já que, dependendo da raça, existirão alguns cães que terão maior dificuldade para acatar uma ordem do que outros.

Da mesma maneira, uma das chaves principais para fazer com que os cães aprendam alguns truques é os premiando, tão logo eles demonstrem que aprenderam, já que desta forma eles continuarão fazendo adequadamente.

Passos para educar um cão: Respeitar ao seu espaço e a você

Embora pareça mentira, essa é a maneira mais efetiva para obter a máxima harmonia com seu animal de estimação, não somente por lhes fazer entender que você é o líder e que há espaços nos quais eles não devem estar, mas também porque respeitar isso fará com que o seu cão se sinta mais seguro consigo mesmo.

Isto é extremamente importante para sua saúde mental, já que assim não terá que se preocupar que seu cão se torne muito dependente de você, o que é um problema muito difícil de tratar, e que em muitas ocasiões poderá causar graves problemas de ansiedade e depressão.

Passos para educar um cão: Se quer educar bem o seu cão, leve-o para passear

Educar um cão

Para que você consiga educar o seu pequeno amigo da melhor forma possível, não basta apenas seguir todos os passos que acabamos de mencionar, mas também é importante levá-lo para passear, já que isto trará uma série de benefícios para a sua saúde de seu cão e evitará problemas como o estresse.

Uma vez que o seu cão consiga liberar toda a sua energia acumulada, será muito fácil fazê-lo obedecer a cada uma de suas ordens.

Em resumo, se você seguir cada um destes passos para educar o seu animal de estimação, você conseguirá criar o seu cão de uma maneira eficiente e feliz, para todos.