Conheça a propriocepção e exercite o seu cão

Conhece-se como propriocepção o sentido que informa ao organismo da posição dos músculos. Trata-se da capacidade de sentir a posição relativa das partes corporais próximas.

A propriocepção, ou cinestesia, regula a direção e a faixa de movimento, permite reações e respostas automáticas, intervém no desenvolvimento do esquema corporal e na relação deste com o espaço, sustentando a ação motora planificada.

Outras funções nas quais atua com mais autonomia são o controle do equilíbrio, a coordenação de ambos os lados do corpo, a manutenção do nível de alerta do sistema nervoso e a influência no desenvolvimento emocional e do comportamento.

Agora, o que tudo isso tem a ver com o seu cão? Mais do que você pode imaginar.

Utilize a propriocepção para exercitar o seu cão

Exercitando um cão

Já faz algum tempo que se descobriu a importância da propriocepção, tanto para os humanos como para os cães.

Assim, seu animal de estimação poderá superar seus recordes de corrida e se sentir mais seguro de si mesmo e de seu meio. Por exemplo, muitos cães não têm consciência de suas patas traseiras e se mostram muito sensíveis e inseguros quando alguém manipula essa zona.

Por tal motivo, é importantíssimo que seu cão pratique exercícios que lhe permitam melhorar a consciência sobre seu corpo, não só a nível físico – para os preparar para enfrentar melhor a velhice – mas também no que for relativo ao seu comportamento.

Além disso, estes exercícios o ajudarão a tonificar, fortalecer e melhorar a musculatura antigravitária, que é a encarregada de manter a postura.

Com este tipo de propostas, você estará desafiando o seu cão para que ele supere novos obstáculos, ganhe confiança e possa resolver de maneira fácil as diferentes situações que lhe possam ser apresentadas. Por exemplo:

  • Pisar em uma superfície de um material que ele não conhece.
  • Realizar um movimento novo para ele.
  • Fazer com que um determinado objeto toque uma parte de seu corpo de forma inesperada.

Você deve ter muito cuidado. Estes exercícios não devem provocar danos ao seu cão, nem você deverá obrigá-lo a realizar, já que, dessa maneira, você só conseguirá o efeito contrário.

Também, você terá que selecionar rotinas de treinamento conforme às capacidades de seu cão, e ir aumentando a dificuldade à medida em que ele for superando os diferentes desafios.

A sua função é acompanhar o seu cão para que ele seja capaz de superar os diferentes exercícios e incentivá-lo com carícias e prêmios quando ele conseguir algum avanço.

Propriocepção para cada etapa e para todos os tipos de cães

Cinestesia

Explicaremos a você como abordar este tipo de exercícios segundo a idade do cão e a função que cumpre.

Filhotes

O objetivo é que se desenvolvam questões básicas para os cães. Principalmente a coordenação, o equilíbrio e a confiança.

Se os cachorrinhos conseguem superar novos desafios com tranquilidade, seguramente serão cães adultos equilibrados. Leve em conta que, a partir do primeiro mês de vida, os filhotes já podem começar a exercitar a propriocepção.

Adultos

Com este tipo de exercícios, os animais poderão enfrentar melhor a vida e, simultaneamente, estimular de forma constante a mente.

Idosos

No caso dos cães que já não podem realizar a mesma quantidade de exercícios que faziam em sua juventude, com a propriocepção, é estimulada não somente a musculatura, mas também seus sentidos.

Cães de trabalho

Desenvolver o sentido da propriocepção contribuirá para que os cães que realizam obediência esportiva, resgate ou detecção, desenvolvam melhor suas tarefas e sintam-se mais seguros e tranquilos.

Também irá favorecer o trabalho dos cães utilizados para serviços na polícia, em terapia, etc.

Cães em reabilitação

Os exercícios de propriocepção têm uma importância fundamental em animais que atravessam uma reabilitação física.

Os exercícios lhe permitirão recuperar a mobilidade e se acostumar à sua nova situação.

Cães com medo

Se um cão medroso realizar este tipo de exercícios, sua mente se concentrará em outras coisas e, pouco a pouco, ele irá se esquecer de seus temores.

Tenha em mente então, que um sistema proprioceptivo bem desenvolvido traz inúmeros benefícios para a saúde de seu animal, já que o manterá tonificado e com um maior controle, sobretudo de seu corpo.

A nível físico, melhorará de forma substancial o equilíbrio, a coordenação e a estabilidade. Isso contribuirá para prevenir dores musculares, sobrecargas, contraturas.

Também servirá como uma excelente ferramenta para favorecer o vínculo com o seu animal de estimação.