Conheça todos os segredos dos bigodes dos gatos

Dizem que, tal como acontecia com Sansão, que perdia a força quando cortavam o seu cabelo, se cortarmos os bigodes de um gato, deixará de ser ele mesmo, perdendo parte de suas vidas, sua força e sua personalidade. O que o os bigodes do gato têm de tão peculiar? É verdade que não podemos cortá-los?

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os bigodes dos felinos e todos os seus segredos.

Quantos bigodes tem um gato?

Se você tem um gato, é muito provável que, em mais de uma ocasião, tenha se divertido enquanto contava os seus bigodes. Por que os bichanos têm essa quantidade exata de pelos faciais, nem mais e nem menos? Acha que isso é importante? Então aqui vai a resposta.

Os gatos têm entre oito a doze bigodes de cada lado, mas eles são muito diferentes dos pelos do resto do corpo. Por quê? Eles são mais resistentes e fortes, mantendo-se firmes independentemente do vento ou dos movimentos que o animal faça.

Além disso, os bigodes do gato são muito importantes, como afirma Ángela Prieto, da Universidade Complutense de Madri, autora de um estudo especializado nos bigodes desse felino. Segundo ela, esses pelos faciais funcionam como receptores no animal, auxiliando no tato e na percepção do ambiente que os rodeia.

Corte os bigodes de um gato e ele ficará totalmente perdido e sem rumo em um mundo desconhecido para ele.

gato_azul

Os bigodes de um gato não estão só no focinho

Se você olhar com cuidado para um gato, verá que o bigode, ou o mesmo pelo dos bigodes, está presente em outras partes de seu corpo, como olhos, queixo e parte traseira das patas.

De acordo com Ángela Prieto, esses pelos mais grossos são mais profundos que os demais, tornando-os mais fortes e difíceis de perder, já que são muito importantes para a sensibilidade do animal e na percepção do que acontece em seu entorno.

Os bigodes do gato o ajudam a ver de perto

A visão desses felinos não é das melhores e eles têm muita dificuldade em focar objetos ou pessoas que estão a mais de 30 centímetros deles.

Os bigodes são muito importantes para ajudar a compensar essa limitação dos gatos. Quando sua visão não alcança, os bigodes se estiram para frente, agindo como captadores de estímulos e criando uma imagem tridimensional no cérebro do animal e ajudando-o a enxergar o que tem diante de si.

E se eu quiser entrar em um buraco?

Com certeza você já cansou de ver fotos e vídeos divertidos na internet de gatos entrando em todo tipo de lugar. Sabia que os bigodes permitem que esses felinos saibam se cabem ou não em um buraco?

Esses pelos são longos por várias razões e uma delas é que possuem comprimento igual à largura do corpo do animal. Dessa forma, quando quer brincar de entrar em um buraco ou caixa, o bichano descobre se o lugar é grande o suficiente para ele através de seus bigodes.

Agora, se o seu bicho de estimação tem sobrepeso, fique atento. Nesse caso, o bigode não funcionará muito bem e ele pode acabar ficando preso.

Os bigodes mostram o seu humor

gato_racao_vasilhas

Os bigodes são muito importantes na linguagem corporal dos felinos, que são capazes de emitir diversos sinais com eles.

De acordo com a posição e movimento dos pelos, o gato poderá sinalizar se está feliz, com raiva ou triste. Então fique ligado nos bigodes de seu animal. Se eles estão relaxados, não há o que temer, o seu bichano está confortável e pode até começar a ronronar.

Caso os bigodes estejam inclinados para a frente, é um sinal de que o gato está em posição de alerta e escutou ou viu algo de que não gostou. Se ao invés disso os pelos estão voltados para trás, pode ser sinal de raiva ou medo.

Como você pode ver, os bigodes do gato são muito importantes em sua vida diária. Como tudo no corpo tem uma função, jamais devemos cortá-los.