Como conseguir que seu cão obedeça à ordem de deitar

Ordem de deitar

É fundamental que ensine ao seu cão algumas ordens básicas de educação, tais como ir quando chamado, que faça suas necessidades onde deve ou, inclusive, algumas outras.

Isto é necessário para que se estabeleça uma autoridade, em que você seja o líder e ele deverá obedecer. Desta forma, vocês conseguirão conviver em harmonia e quietude.

Nesta oportunidade queremos que você consiga fazer com que o seu cão obedeça a ordem de deitar, assim você conseguirá que ele fique quieto enquanto você precisa realizar alguma tarefa ou quando chegar alguma visita em sua casa e, até mesmo, para que ele não coma algo que não deve.

Por que queremos que nosso cão obedeça a ordem de deitar?

filhote-deitado2

É muito importante que nosso cão obedeça a ordem de deitar, em primeiro, isso indicará que ele é um animal de estimação bem-educado e isso dirá muito a seu respeito. Desta maneira, poderemos levar o nosso cão a qualquer parte, já que sabemos que ele vai obedecer e ficar quieto.

É uma forma também de poder compartilhar atividades com o nosso animal de estimação. O fato do nosso cão obedecer a ordem de deitar, é o primeiro passo para que ele faça uso de outras ordens mais difíceis. Assim, ele vai se familiarizar com as ordens que lhe dermos e, pouco a pouco, ele se transformará em um cão muito bem-educado.

É mais fácil se começarmos a educação de nosso animal desde filhote, desta maneira o cão não adquirirá maus costumes.

Começam as aulas!

Já começamos dizendo que você terá que se armar de paciência e de perseverança e, principalmente, não espere que o seu cão entenda tudo de primeira. Você deverá premiá-lo quando conseguir que ele faça o que você quer, mas não deverá castigá-lo se ele não fizer o que você pediu, já que ele não vai entender nada.

A ordem de sentar-se

Será mais fácil se você primeiro ensinar a ele a ordem de sentar-se, assim agarre um pacote de guloseimas e também de paciência, tudo dependerá da idade e da raça do cão. Você tem que escolher uma palavra para dar a ordem, lembre-se de usar sempre a mesma, já que se você trocar de palavra, seu cão não entenderá nada. Escolha uma que seja monossílaba, uma boa opção é a palavra “senta”.

Segure a guloseima com os dedos e a aproxime do focinho de seu cão, a um centímetro mais ou menos, e tente captar a atenção do cão, uma vez que ele se fixe na guloseima, levante-a bem mais para cima e lhe diga a palavra “senta”, assim ele a associará ao movimento, quando o cão estiver sentado, lhe dê a guloseima.

Quando conseguir que ele faça isso várias vezes, logo terá que repetir a ordem sem a guloseima. Se o seu cão não obedecer a ordem, pressione levemente seu lombo para que ele se sente, dizendo a palavra “senta” até que consiga que ele se sente sozinho.

A ordem de deitar-se

filhote-deitado3

Uma vez que o seu cão tenha aprendido a ordem de sentar-se, porém sem ter que usar a guloseima, é hora de lhe ensinar que se deite. Para isso, você irá necessitar dos mesmos requisitos, guloseimas ou bolachas e um bom “pacote de paciência”.

Começaremos pegando a guloseima com os nossos dedos e levando-a ao focinho de nosso cão, para que ele veja o que temos na mão, em seguida baixe a mão até o chão e use uma palavra para que ele se deite, por exemplo “deita”, mas se lembre de usar sempre a mesma palavra e em um tom firme. O mais provável é que não consiga logo nas primeiras vezes, mas repetindo muitas vezes, você conseguirá.

Uma vez que ele esteja completamente deitado, não se esqueça de lhe dar a guloseima, se quando você for dar a ele, ele se levantar, não a dê, volte a lhe dizer a palavra para que ele se deite e, uma vez no chão, você a dá.

Se não conseguir que ele se deite, você poderá tentar ajudá-lo a entender com as suas mãos, estire as patas dianteiras dele ou o deite, mas lembre-se de não fazer isso de forma brusca. Você verá que ele conseguirá associar o gesto de se deitar com a guloseima, deitando-se no chão.

Depois, realize o mesmo processo sem usar o prêmio na mão, baixando a mão ao chão e dizendo a palavra para que ele se deite, repita o processo até que consiga dizer só a palavra da ordem, sem usar a guloseima nem baixar a mão ao chão.

Durante os treinamentos, não se esqueça de premiar sempre ao seu cão, procure fazer com que as sessões não durem mais do que 10 minutos e não o sobrecarregue. Quando terminar seu treinamento diário, recomendamos que lhe diga o quão bem ele se saiu e que faça alguns mimos em seu cão, ele lhe agradecerá por isso.