Conselhos para antes e depois de alimentar um cão

alimentar um cão

São muitas as perguntas que um dono se faz na hora de alimentar um cão ou outros animais de estimação. Em que momento do dia é melhor? Quanta ração coloco em seu comedouro? Eles podem consumir verduras? É normal que, como donos, nem sempre saibamos como agir antes e depois de alimentar o nosso cão (ou os cães, se tivermos mais de um). Por isso neste artigo lhe daremos alguns conselhos.

O que fazer antes de alimentar um cão?

Um animal é o fiel reflexo de seu dono. Não se trata de uma frase “feita”, mas sim de uma realidade. Dependendo de como agimos com os nossos peludos e de que maneira os educamos, é como eles agirão por toda a vida. Entre os bons hábitos antes de alimentar um cão destacamos:

Deixar um bebedouro à disposição

prato-cao

Em todos os momentos do dia, o cão pode ter sede, e é preciso que ele tenha a sua disposição um recipiente cheio. Mas atenção, que ele não se acostume a beber muito, porque isso também não é bom para sua saúde. Se formos ficar fora de casa por todo o dia, devemos deixar um bebedouro maior.

Amoleça a ração

Este conselho é para os que têm filhotes em casa. Umedeça os grãos em água morna para que fiquem mais macios (ainda que sejam especiais para sua idade).

Determine o tipo de ração

A ficha técnica do pacote indica quanto alimento deve comer o animal segundo sua idade e tamanho. Dê atenção também ao que o veterinário lhe diz a esse respeito.

Conserve bem a comida

Não coloque a ração na geladeira ou em um lugar úmido. Também não a deixe ao alcance de seu pet, já que ele não pensará duas vezes para atacar o saco e comer até não poder mais. Se você costuma lhe dar comida caseira, dê atenção para que esteja em boas condições, bem refrigerada e que não esteja estragada.

Limpe bem o comedouro

Embora isto possa ser feito antes ou depois de alimentar um cão, recomendamos que reserve um pouco de seu tempo para lavar o recipiente de comida e só depois colocar a ração nele. Podem ter passado insetos neles, também outros animais ou o seu próprio cão pode tê-lo sujado.

Separe os cães

Se você tiver mais de um em casa, cuide para que eles não se vejam no momento de comer. Para isso, coloque um em cada cômodo ou área do jardim. Isto evitará brigas ou que comam com ansiedade, por medo de que o outro lhe tire seu alimento.

O que fazer depois de alimentar um cão?

Já que você aprendeu como “se comportar” antes de dar comida para o seu pet, seria bom que também estendesse esses bons hábitos para depois de sua alimentação:

Evite levá-lo para passear

Não é bom que logo depois que ele tenha terminado de comer você o leve para passear e muito menos para fazer exercícios. O animal precisa fazer o processo de digestão o mais tranquilo possível. Também se recomenda levá-lo para passear e fazer exercícios bem antes de comer, porque o movimento lhe abre o apetite e é provável que ele venha a comer mais e de forma desesperada.

Não guarde as sobras

No caso de que o seu cão não coma todo o conteúdo de seu prato (pode ser porque ele está satisfeito ou porque não gostou da comida), jogue o alimento no lixo, não o guarde para outra ocasião.

Clima

Se fizer muito calor ou frio, chover ou fizer muito sol, sempre é importante que o peludo fique protegido enquanto faz sua digestão. Permita que ele fique dentro de casa ou de sua casinha e deixe que ele se deite para dormir o tempo que necessitar.

Não brinque com ele

brincar-com-seu-cao

Pense em seu pet como se fosse você mesmo. Quando você acaba de comer, você tem vontade de sair para correr, jogar basquete ou andar de bicicleta? É óbvio que não. Com o cão acontece algo similar. Não o incomode ou insista para que ele pegue um pau, não jogue uma bola e não insista para que ele brinque.

Não permita que beba muita água

A ração seca ao chegar ao estômago deve se decompor e não “inflar”. Isto é o que irá acontecer se o cão beber muita água depois de comer. Sirva um pouco e tire o bebedouro depois de alguns minutos. Espere duas horas para voltar a lhe dar água.

Estes conselhos para antes e depois de alimentar um cão são muito fáceis de serem seguidos. E são excelentes para a vida de seu pet!