Conselhos para correr com seu cão

Correr com cães

Ao se levantar em uma manhã, você viu que o sol brilhava e que uma leve brisa corria no exterior. Que clima mais maravilhoso para sair e correr por um tempo! Mas, você não quer ir sozinho.

Olha para trás e vê o seu cão. Ele levanta suas orelhas e inclina a cabeça enquanto te olha, como se dissesse: O que você está pensando? Quero ir correr com você! – Ele lhe diz. Ele adora sair na rua, mas então você se lembra que sempre que você sai para correr com o seu cão é um desastre.

Não é fácil fazê-lo ficar perto de você quando você o leva para correr contigo, nem que siga o seu ritmo e que que não se distraia com outras coisas. De fato, pensando nisso agora, você se lembra que muitas vezes teve que voltar para ir buscá-lo porque ele se deitou no chão ou porque foi cheirar outro cão.

Não se renda. Não desista da ideia de ir correr com o seu cão: aqui iremos lhe dar alguns bons conselhos para que essa experiência seja muito agradável.

Para correr com seu cão, você deve…

  • Fazer com que o seu cão acompanhe os seus passos. Isto pode ser o mais difícil, mas é tão simples como fazer com que o seu cão fique perto de seus pés ou sentado enquanto ambos olham na mesma direção. É importante que faça isso com a correia, para poder ter o controle sobre o animal.

Dona passeando com cão

  • Leve uma sacola com alguns prêmios. Isto servirá para premiar qualquer avanço que o seu cão faça, por menor que seja. Não o empanturre; corte os prêmios em pedaços pequenos para poder lhe dar constantemente.
  • Chame-o pelo nome. Uma forma de testar o quanto ele obedecerá à você quando vocês forem correr, é dizer o nome dele e fazer contato visual. Assim, caminhe alguns passos, se o seu cão te seguir, lhe dê um prêmio; ande em um bom ritmo.
  • Repita o movimento anterior muitas vezes até que o animal se acostume a te seguir. Premie-o em cada ocasião.
  • Espace o número de passos. Uma vez que tenha conseguido que o seu cão te siga alguns de passos, tente com o dobro de passos agora, e assim sucessivamente. É certo que logo conseguirá e poderá sair para correr com o seu cão.
  • Descanse e deixe-o descansar. Isto é um treinamento, por isso é normal que o animal se canse. Se perceber isso, pare e descanse com ele. Logo, atraia sua atenção e comece de novo.
  • Faça o treinamento pelo menos duas vezes por dia. Não espere que em pouco tempo você possa sair para correr com o seu cão. Você deverá repetir este treinamento todos os dias, duas vezes por dia.

Assegure-se de…

Antes de sair para correr com o seu cão, há algumas coisas que você deve ter claras. A mais importante, a saúde do animal.

  • Saúde. Antes de decidir que vai correr com o seu cão, leve-o ao veterinário para que ele faça alguns exames completos em seu animal de estimação e diagnostique o estado de sua saúde e sua resistência física. Às vezes os cães sofrem de sopros no coração ou simplesmente não aguentarão correr, e nem sequer nós sabemos disso. Este passo é essencial e o primeiro que deveria dar.

Cachorro no veterinário

  • Se assegure de que ele se socializa de forma apropriada. É certo que você não quer interromper a sua corrida e ter que ir atrás de seu cão porque ele parou para brigar com outro. Você precisa ter certeza de que o seu cão não se separará de você aconteça o que acontecer.
  • Que o clima seja adequado. Se fizer muito calor, seu cão ofegará de forma excessiva e é possível que até que venha a sofrer de insolação. Escolha alguns momentos do dia nos quais a temperatura é mais fresca, como a manhã ou à noite. E, principalmente, quando for correr com o seu cão não se esqueça de levar água suficiente, não só para você, mas também para ele.

Estes conselhos práticos lhe ajudarão a quando for correr com o seu cão, para que ele se mantenha submisso e fique ao seu lado sem se distrair. No final das contas, ele é mais que seu animal de estimação, mais que um colega de quarto; ele é seu amigo. E um amigo te acompanha para fazer as coisas que você gosta. É certo que se você estiver disposto a treiná-lo, seu cão estará muito disposto a aprender e a sair para correr com você.