Conselhos para que seu filhote cresça saudável

Conselhos para os filhotes

Se você for adotar um filhote, leve em conta que tudo em sua casa irá mudar, já que eles contribuem com muita alegria e carinho. Entretanto, no princípio, isso poderá ser uma tarefa difícil, já que os filhotes requerem muitos cuidados e é a etapa em que eles necessitam que nós os dediquemos mais tempo.

Você terá que atender às suas principais necessidades, como alimentação, o calendário de vacinas e, é óbvio, ele necessitará que você dedique várias horas de seu dia para brincar com ele.

Nós do “Meus animais” queremos dar alguns conselhos para que o seu filhote cresça saudável e principalmente feliz.

O carinho

Filhotes correndo

Ao adotar um filhote, você deve ter em mente que nos primeiros dias pode ser que o filhote os passe chorando, sobretudo durante a noite. Pense que você acaba de separá-lo de sua família canina e que ele pode se sentir triste. É por isso que você terá que oferecer ao seu filhote muitos mimos e carinho para que ele se sinta querido e protegido.

Um truque que funciona bastante é umedecer um pano ou toalha em água morna e passá-la no lombo do animal, isto o acalmará, pois simula a língua de sua mãe e fará com que ele se sinta mais tranquilo. Outra opção é colocar garrafinhas de água morna em sua cama para que ele se sinta acompanhado.

A alimentação do filhote

A dieta de nosso filhote é a base fundamental para que ele cresça saudável, já que garante seu crescimento e boa saúde. Nos primeiros meses você deve se certificar de que ele coma uma ração completa e de boa qualidade, e que se adapte ao tamanho do filhote.

Por isso, o mais correto sempre é levar o seu cão ao veterinário para que ele indique o tipo de alimentação de acordo a raça e peso de seu animal. A comida para filhotes que é vendida no mercado contribui com todos os nutrientes que o nosso cão necessita, mas sempre é conveniente dar a ele algumas vitaminas ou suplementos nutricionais, principalmente nos primeiros meses de vida.

A medicina preventiva

A medicina preventiva é outro pilar básico para que seu filhote cresça saudável e forte, sobretudo em seus primeiros seis meses de vida. É por isso que ele deve visitar regularmente o veterinário para que o profissional verifique se há alguma patologia. Dessa maneira, será mais fácil detectar um grande número de enfermidades congênitas.

Neste quesito, incluem-se o cumprimento do calendário de vacinação e a desparasitação, tanto interna como externa. Se fizer isso, você garantirá um ótimo desenvolvimento e crescimento de seu filhote.

A higiene

Carícia em filhote

Embora pareça óbvio, para que cresça saudável, um filhote tem que estar em dia com sua higiene. Um cão não tem apenas que ser banhado e limpo, mas também tem que ser escovado todos os dias se tiver pelos compridos e, pelo menos, três vezes por semana se tiver pelos curtos. Assim, garantimos a saúde de sua pele e de seus pelos, fazendo com que estejam sempre saudáveis e brilhantes.

Lembre-se também de limpar as orelhas de seu cão com lenços de bebê.

Não se deve esquecer de sua saúde bucal. É importante que os dentes de seu animal de estimação sejam escovados diariamente.

No mercado há escovas especiais para eles, assim como pasta dental, que tem que muitos sabores, eles adoram a que tem sabor de frango. Se você o acostumar desde pequeno, isso se tornará parte de sua rotina diária e não lhe incomodará.

Muitos donos de cães não prestam atenção à higiene bucal de seus animais e quando estes ficam idosos veem as consequências, tendo problemas de dores nas gengivas e de tártaro nos dentes, causando dores na boca de seu cão.

Sua educação

Ainda que você não acredite, seu cão deve ser educado e adestrado desde os primeiros dias que chega em casa, para que ele saiba onde deverá fazer suas necessidades, o que pode fazer e o que não pode fazer.

Você tem que lhe ensinar a não morder suas coisas, para isso lhe dê brinquedos que ele possa morder e que façam com que ele se esqueça de seus móveis.

As horas de brincadeiras são fundamentais para o seu pet; quando são filhotes, os animais têm muita energia e precisam gastá-la. É por isso que você deve brincar e interagir com ele, isto também é uma boa forma de conhecer o seu cãozinho. Você verá como o seu cão crescerá feliz e saudável.