Conselhos para que seu gato aprecie o momento do banho

momento do banho

Que os gatos não gostam de água não é um segredo. Embora eles se limpem sozinhos com a língua, também necessitam de uma higiene extra que nós devemos fornecer. Mas em vista do grande medo de água dos bichanos, como fazer para que um gato aprecie o momento do banho?

Não vamos lhe enganar, isso não é uma tarefa fácil. Entretanto, em “Meus Animais”, estamos a par de tudo, conhecemos bem os animais de estimação e nós adoramos dar bons conselhos e dicas para facilitar a criação de seu amigo.

Também vamos fazer isso no que se refere a este assunto, portanto, mantenha-se atento e tome nota…

Como fazer para que seu gato aprecie o momento do banho

Há várias coisas para se levar em conta para que um gato aprecie o momento do banho, e aqui lhe contaremos mais sobre elas:

banhar-um-gato

A escolha do momento

O melhor momento para banhar um gato é quando ele está bem relaxado e sonolento. Se ele estiver muito acordado e sentir que você irá levá-lo para a água, o mais provável é que ele saia correndo e que se esconda, e não deixe você agarrá-lo.

Prepare o gato

Não se pode esperar que um gato fique tranquilo debaixo d’água como um cão, por isso, o melhor é que você tome precauções. Por exemplo, aparar as unhas deles e fechar a porta do banheiro para que ele não escape. Aparar as unhas do bichano evitará que ele o arranhe, caso fique nervoso.

Não vá direto ao ponto

Não seria uma boa ideia levar o gato à banheira ou bacia e colocá-lo sob a torneira. O melhor é preparar um recipiente com água morna, não muito fria e muito menos muito quente. Desse forma, tudo será mais rápido e certamente mais agradável para o animal.

Não o aprisione

Se o gato tiver um pouco de espaço para caminhar, é possível que ele fique mais cômodo, ainda que esteja molhado. Caminhar pela banheira o relaxará e lhe permitirá aceitar o mau momento que está passando.

Não o enfie na água

Embora você tenha enchido um recipiente para não precisar colocá-lo sob a torneira, não o coloque dentro do recipiente. Para que seu felino aprecie o momento do banho, o melhor é jogar água por em cima dele, até que ele esteja molhado por completo.

Porém, não molhe seus olhos nem seu nariz, pois isto o incomodará enormemente e ele irá querer fugir.

Será assim também para enxaguá-lo. Com um recipiente, você deverá jogar água nele com uma mão, enquanto com a outra mão você espalha o xampu. Importante, tome cuidado para que o sabão não entre nos olhos, no nariz ou na boca de seu peludo.

Secá-lo

banho-gato

O mais provável é que ele não lhe deixe usar o secador (embora você possa tentar). Pegue uma toalha, mas não esfregue, utilize toques suaves enquanto o acaricia e lhe diz coisas que o relaxam e o tranquilizam. Penteie-o quando seu pelo já estiver seco.

Use o reforço positivo

Se seu gato se comportou bem, ele merece um prêmio, não acha? Dê-lhe algo que ele goste e acaricie-o enquanto lhe diz palavras bonitas. Se o animal relacionar o banho com suas guloseimas preferidas ou com uma dose extra de amor, o mais provável é que o seu bichano sempre aprecie o momento do banho.

De nada servem as coisas feitas através da força, dos gritos ou das repreensões. O animal deve se sentir amado e apoiado. Além de tudo, quem é que gosta de ser forçado a fazer algo que não quer?

Lembre-se de que como o seu gato não gosta de tomar banho, é possível que ele ache que você não o ame porque o coloca sob a água. Portanto, um reforço positivo a ser levado em conta será passar alguns bons momentos acariciando e brincando com o seu felino depois do banho. Ele deve saber que o seu amor por ele é o mesmo de sempre.