Conselhos para manter a casa limpa tendo um cão

Como manter a casa limpa tendo um cão

Pessoas que têm um cão em casa já ouviram em muitas ocasiões algum convidado dizer que a casa ou a cozinha cheira a cachorro, apesar de ter uma boa limpeza. Também há muitos casos de pessoas que se negam a adotar um cão argumentando que eles fazem muita sujeira. Entretanto, com um pouco de organização, você poderá ter uma casa limpa.

Para que a convivência com o nosso pet na hora de expor a limpeza da cozinha seja um pouco mais simples, há uma série de conselhos básicos que podem ser levados em conta:

  • Podemos começar por escolher os tecidos adequados para uma limpeza simples e regular, seja o tecido dos tapetes, dos carpetes, etc. Melhor escolher tecidos que tenham as malhas muito juntas e apertadas. Dentro do possível, terá que evitar a compra de tecidos muitos folgados, que acumulam mais o cheiro.
  • Para combater as temíveis pulgas, o melhor é utilizar um produto que não tenha cheiro, que não seja tóxico para as pessoas e que não manche. O ácido bórico é a melhor opção.
  • A superfície do chão da cozinha, e em geral de toda a casa tem que ser fácil de limpar, resistente a muita limpeza e que esteja preparada para não refletir os rastros procedentes das unhas de nosso pet.

Organização e… ânimo para deixar a casa limpa!

Cachorro deitado perto da lareira

  • A preguiça é um dos grandes inimigos. Devemos ser ativos para realizar a limpeza da cozinha e de outros lugares da casa que o nosso pet frequente, entre outras coisas porque a sujeira se limpa de forma mais fácil quando ainda não deixou manchas e aromas permanentes.
  • Muitas vezes, utiliza-se o amoníaco como um dos produtos de limpeza caseiros mais comuns. Entretanto, seu aroma é parecido com o da urina, por isso é pouco recomendável. O melhor é usar neutralizadores de aroma a base de enzimas que podem ser encontrados em lojas especializadas.

Locais que requerem maior limpeza

  • Os locais que exigem uma maior limpeza costumam ser onde o animal dorme, onde come e em sua área de brincadeiras mais utilizada. Estas zonas devem ser limpas pelo menos 2 vezes por semana. O procedimento ideal é a aplicação do produto, depois, esperar uns minutos, e então esfregar e limpar.

Outra das questões a serem consideradas no tema casa limpa é a troca de pelos, coisa que ocorre regularmente, sobretudo se tivermos escolhido um pet com muitos pelos. As épocas em que ocorre as mudanças de pelos, costuma ser outono e a primavera. O pentear e o escovar dos pelos com pentes e escovas é a solução, já que estes utensílios recolhem os pelos mortos. Além disso, o banho, é claro.

É fundamental que o nosso pet tenha um lugar habitual onde dormir e que possa se limpar com facilidade. Sua cama deve ser feita de materiais que admitam uma limpeza fácil e que não acumule muita sujeira com facilidade. Se tiver uma casinha, a limpeza costuma ser mais fácil e rápida, pois os materiais dos quais são feitas costumam não acumular sujeira e nem cheiros, portanto limpa-se facilmente.

O mau cheiro, como evitá-lo?

Filhote tomando banho

O cheiro dos nossos amigos tem sua explicação nos processos químicos que seu organismo faz. Para não acumular na cozinha ou na casa estes aromas, temos a opção caseira de borrifar o nosso amigo com uma mistura feita com um copo de vinagre de maçã e um litro de água, e depois fazer a escovação dos pelos. Também, você pode tentar o bicarbonato por cima do pelo do animal e depois escovar.

No referente ao hálito de nosso cão, também característico e desagradável, nas lojas especializadas podemos encontrar muita variedade de produtos para limpar e refrescar a boca de nossos amigos.

Ao recolhermos os pelos soltos, temos que aspirar algumas vezes por semana as superfícies onde o nosso pet fica, no caso, tapetes e carpetes. Se tivermos piso ou assoalho, o ideal é um esfregão ligeiramente umedecido. O aspirador também é um excelente aliado.

Para tirar os pelos de todos os tipos de tecidos, objetos, cortinas, ou sofás, podemos utilizar uma esponja úmida ou um rolinho adesivo, que encontramos em lojas especializadas. Seguindo nossas dicas você poderá deixar sua casa limpa e com cheiro agradável.