Conselhos para melhorar a saúde do cão

A saúde do seu cachorro pode variar muito segundo os cuidados proporcionados. Fatores como uma alimentação correta, cuidados com a higiene e disponibilidade dos donos para brincar são alguns dos aspectos a serem levados em conta. A seguir, damos alguns conselhos sobre como você deve agir para melhorar a saúde do seu cão.

Alimentação para cuidar da saúde do seu cão

Comida cachorro

O primeiro aspecto a considerar quando se analisa a saúde de um cão é a dieta que é oferecida. Muitos donos não se dão conta de que os famosos petiscos industriais foram fabricados por meio de subprodutos da carne, substâncias e elementos químicos e outros produtos.

Por falta de tempo ou pela razão que for, se optamos por comprar a comida do nosso cão já pronta, é preciso buscar marcas que contenham carne de uma mínima qualidade, complementando com verduras e outros produtos saudáveis. A desculpa de que o preço é elevado pode se rebater com a quantidade. Ao se tratar de mais nutrientes, o animal precisará comer menos quantidade. Das pessoas, costuma-se dizer que “somos o que comemos”. Isto também é aplicável ao animal de estimação da casa.

A água oferecida também influencia muito na saúde de cachorro. Se damos água diretamente da torneira, produtos químicos serão oferecidos, por isso, o ideal seria água de filtro de qualidade ou ao menos que a água potável da torneira não esteja tratada em excesso.

Além da boa comida, de qualidade e uma água limpa, os cães são muito vulneráveis a todo tipo de perigo no meio ambiente, como a contaminação, os pesticidas e diversos produtos químicos. Todos estes elementos são tóxicos para o organismo, já que se acumulam no fígado e nos gânglios linfáticos e podem causar muitas doenças.

Elementos saudáveis para purificar

Para desintoxicar o corpo de nosso animal de estimação, há muitos suplementos no mercado que contêm ervas, antioxidantes e outras substâncias a base de plantas, muito úteis para limpar os órgãos vitais, reforçar o sistema imunológico e ajudar a combater doenças.

Entre as ervas mais saudáveis está o visco e o ginseng. Além de oferecer propriedades antioxidantes, melhoram a circulação do sangue e a resistência dos glóbulos brancos diante das enfermidades. Com estes elementos, o cão terá mais energia em sua vida diária e também servirá para retardar o envelhecimento.

Sintomas de que o cão está saudável

Há certos sintomas de saúde do seu cão com os quais você vai comprovar que não há nenhum problema. Citamos alguns deles:

  • O focinho do cão está úmido e gelado, com uma cor escura e sem secreções.
  • Os olhos permanecerão limpos e brilhantes.
  • O hálito do animal não cheirará mal e sua respiração deve ser pausada, sem agitações.
  • As gengivas devem ter uma cor rosa uniforme. Se pressionarmos os dedos sobre elas, ainda que no momento fiquem esbranquiçadas, devem voltar a seguir a sua cor rosa original.
  • Os dentes do animal devem ser brancos e estar limpos.
  • Seus ouvidos devem ter o aspecto de limpos e cheirar a limpo e o pelo deve ser brilhante.
  • A pele do animal tem que ser macia, limpa e flexível. Há como comprovar de forma simples: pegue um pouco da pele situada sobre o ombro do animal e segure um pouco. Ao soltar de novo, a pele deverá voltar ao seu estado original rapidamente. Se não for assim, é possível que o animal esteja em um processo de desidratação.

A higiene do cachorro

Banho no cão

Em matéria de higieneuma escovada regular é fundamental para os cães jovens. Com isso, elimina-se o pelo morto, a sujeira e os parasitas externos, além de estimular o fluxo de sangue até a pele, com a consequência final de obter uma pelagem com melhor aspecto, mas saudável e brilhante.

Quando você se dispuser a dar banho em seu cão, você deve dar banho somente quando for necessário. Considere que muitos banhos podem prejudicar sua pele, deixando-a com uma aparência fosca e com menor impermeabilidade à água.

O ideal na hora do banho é usar uma banheira (se o animal é de um tamanho pequeno ou médio) ou então uma torneira (no caso de tamanho grande). A água deve estar morna e deve-se usar um shampoo de qualidade. O banho deve ser executado esfregando e procurando evitar que entre água nos olhos e orelhas do cachorro.

Logo depois, é preciso secar com uma toalha. É importante secar bem e que nada fique úmido.

Filhotes

Se se trata de um filhote, é preciso algum brinquedo adequado para morder quando os dentes estiverem nascendo. Não se deve deixar que morda ossos de verdade. Nos Pet Shops há muitos objetos adequados. Na hora de comer, se o filhote tiver a boca sensível, é uma boa ideia amaciar a comida molhando antes de ser oferecida.