Conselhos para os donos de cães de raça gigante

Quando escolhemos como animal de estimação um cão muito grande, precisamos levar em conta uma série de fatores, tanto para que a sua criação seja a mais adequada possível como para que o meio em que ele vai viver seja o mais apropriado.

Neste artigo, daremos a vocês conselhos práticos para quem já têm ou pensa em adotar cães de raça gigante.

Cães de raça gigante, desenvolvimento mais lento

Quando falamos de um cão de raça gigante, estamos falando de animais que têm um peso acima de 30kg. Além do tamanho, como é óbvio, esta classe de cães se diferencia bastante de outros mais pequenos.

Para começar, um cão deste porte como, por exemplo, o Grand Dinamarquês, começa a transição para a idade adulta por volta dos 18 meses, podendo não conseguir atingir sua maturidade antes dos 24 meses.

No entanto, um cão pequeno, como o Chihuahua, aos 6 meses já atingiu essa maturidade.

Os cães de raça gigante têm necessidades especiais

Cães correndo

Uma das primeiras coisas que você deve considerar é que um cão de raça gigante tem necessidades do ponto de vista nutricional, diferentes das de um cão de porte pequeno. Já que ele é diferente em sua estrutura e em seu metabolismo.

Mas, atenção, um erro habitual é pensar que, por se tratar de um cão grande, é necessário que seja oferecida uma grande quantidade de comida. Isto não é assim.

O crescimento dos cães grandes é como é, e alimentá-los além do necessário não fará com que terminem de se desenvolver antes do tempo. De fato, é imprescindível que o crescimento destes cães seja mais lento e harmonioso.

Para que você tenha uma ideia, os filhotes de raça gigante, multiplicam o peso que têm ao nascer, 80 vezes no primeiro ano de suas vidas, enquanto os de raça pequena o fazem por 20, e deixarão de crescer aos 10 meses. Inclusive, como víamos no caso do Chihuahua, alguns param de crescer até mesmo antes.

Por ser assim, estes animais gigantes têm mais problemas ósseos e de malformações, portanto é muito importante que eles tenham uma alimentação adequada.

A dieta dos cães de raças gigante

Os especialistas recomendam dar aos filhotes uma quantidade moderada de alimentos. A dieta deles deverá conter:

  • Um terço de proteínas para que seu metabolismo funcione de maneira adequada e seus músculos se desenvolvam corretamente;
  • Não mais do que 15% de gorduras, para evitar um crescimento inadequado e manter a quantidade correta de vitaminas e minerais.

É importante que a ingestão de cálcio seja a que o animal requer. Não pense, como no caso que demos da comida, que pelo fato de se tratar de uma raça grande, eles precisem de bem mais cálcio.

É importantíssimo que controlemos isso para evitar problemas em seus ossos e articulações. Além disso, este mineral dificulta a absorção de outros, portanto sempre forneça com moderação.

Tão logo eles se tornem adultos, ainda que você tenha que continuar controlando a dieta, os cães gigantes comem, em média, um quilo de comida por dia, portanto, prepare o bolso.

Ambiente dos cães de raça gigante

cães-labradores

É fundamental que os cães de raça gigante vivam em um ambiente no qual eles possam se mover sem dificuldades, algo que, em um apartamento, pode ser complicado. São animais ideais para viverem no quintal. É onde se encontrarão mais confortáveis.

Tenha cuidado com as temperaturas extremas, tanto o calor quanto o frio. O ideal é que ele tenha uma casinha onde possa se proteger das mudanças de temperatura.

Se você decidir tê-lo, ainda que em um apartamento, tente levá-lo para passear, pelo menos, 3 vezes ao dia e tente fazer com que ele passe algumas horas fora de casa. Permita que ele corra e que gaste sua energia. Caso contrário, você notará que o animal estará mais nervoso do que o habitual.

Precauções com os cães de raça gigante

Os cães de raça gigante são, habitualmente, animais tranquilos, mas temos que levar em conta o grande tamanho e força destes animais. É imprescindível que tenhamos muito cuidado com eles, sobretudo quando se tem crianças em casa.

Mesmo não querendo causar nenhum dano a ninguém, nosso animal de estimação poderia provocar algum tipo de acidente, algo que não desejamos. Também devemos tomar todas as precauções necessárias se tivermos outros animais de estimação.

Os cães de raça gigante, além de serem de uma beleza inegável, são ideais para conviver com as pessoas, eles gostam muito da companhia dos humanos, mas sempre temos que considerar os conselhos acima.