Conselhos para combater o mau cheiro dos animais de estimação

Animal com mau cheiro

Por mais que você queira ter um animal de estimação, existem certas características do cão que certamente não atraem tanto. Uma delas é, sem dúvida, o seu odor e o mínimo que podemos dizer é que, às vezes, ele não é nada agradável, mas em certas ocasiões torna-se bastante desconfortável se não tomarmos as precauções devidas.

Os animais sempre emitem um odor, mas se a sua higiene e a do lugar não forem adequadas, em breve este odor se tornará extremamente irritante. Para que isso não aconteça com você, neste artigo vamos mostrar dicas para combater o mal cheiro dos animais de estimação.

Medidas básicas para lutar contra o mau odor dos animais de estimação

Gato e cachorro com mulher

Como é óbvio, a coisa mais importante é tratar de manter o nosso animal de estimação o mais limpo possível. De acordo com a raça de animal que você tem, banhe-o com a frequência adequada para a espécie.

Quando convivemos com um animal em nossa casa, é necessário limpar bastante o lugar, dessa maneira, procure prestar atenção nesse ponto. Certifique-se de que todos os pertences do cão encontram-se limpos.

A seguir, veremos algumas dicas que serão úteis para que você possa combater o mau cheiro dos seus animais de estimação. Se for um odor muito forte, é melhor consultar o veterinário.

Conselhos para evitar o mau odor dos animais de estimação

Urina de gato

Os gatos merecem um cantinho só para eles. A urina de gato, em alguns casos, serve para marcar o território. Nessas ocasiões você deve consultar o seu veterinário para adotar outro tipo de medida, além da limpeza.

Às vezes, eles simplesmente urinam em qualquer local por não terem adquirido bons hábitos. Seja qual for a razão, você deve ter em mente que se não eliminar o cheiro, o seu gato vai continuar urinando no mesmo lugar.

Não se esqueça de que existe o inconveniente de que é um cheiro muito persistente. É provável que os produtos de limpeza normais não façam desaparecer esse cheiro. A melhor coisa a fazer é comprar um aspirador específico, enzimático, que você pode encontrar em qualquer loja veterinária.

Além disso, esse tipo de produto não só elimina o odor da urina do seu gato, mas também evita de certa forma que eles marquem a área. Esses produtos possuem a vantagem de não serem tóxicos para o animal ou para o ambiente.

Gato em caixa de areia

É possível que você tenha que aplicar o produto várias vezes até que o odor seja eliminado 100%. Enquanto isso, cubra a região com um plástico ou não deixe que o gato tenha acesso novamente ao lugar dele.

Lembre-se que, durante o tempo que o odor estiver presente, ele voltará a urinar no mesmo local. Para combater o mau odor é bom também que a bandeja de necessidades do gato tenha cobertura, que seja fácil de limpar e que a limpeza seja feita com frequência.

Esse conselho vale para qualquer outro local na qual viva qualquer tipo de animal de estimação, assim como as gaiolas ou tanques.

Produtos para eliminar os odores

Bicarbonato de sódio. É um grande desodorante natural que será útil para ajudar a eliminar qualquer mau cheiro deixado em sua casa. Basta apenas cobrir a área com bicarbonato de sódio e deixá-lo agir por toda a noite.

Se você não sabe de onde vem o odor, então polvilhe em vários lugares. Na parte da manhã, passe o aspirador de pó e certifique-se de que não fique nenhum vestígio do produto para evitar uma ingestão acidental por parte do seu animal de estimação.

Suco de limão. Tente fazer você mesmo um aromatizador refrescante com base cítrica. Para fazer isso, ponha em um borrifador ½ xícara de suco de limão, ½ xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água.

Uma vez que você tenha feito a mistura, borrife suavemente em algumas áreas de sua casa onde pode acumular o odor, como nos tapetes, nos sofás ou espaço onde o animal dorme. Você vai ver como o odor desaparecerá.

• Vinagre. É um excelente produto de limpeza que pode ajudar a se livrar de odores. Para cada litro de vinagre que utilizar, use dois de água. Use esta mistura para limpar todos os pertences do animal e acabar com as bactérias que causam alguns odores.

Coloque as dicas em prática e o mau cheiro dos animais de estimação desaparecerá para sempre. Sem dúvidas, isso ajudará para que a convivência seja muito melhor.