Conselhos para fazer um cachorro dormir

Deve-se ter clara a importância do sono para nosso animal de estimação. Um cachorro tem de dormir as horas necessárias, principalmente à noite. Não apenas para que você possa descansar, mas também para que ele se beneficie de um sono reparador.

Muitos são os cachorros que têm dificuldades para dormir à noite, por isso é muito importante que você o acostume desde filhote. Com Meus Animais queremos dar alguns conselhos simples para fazer seu cachorro dormir, sendo ele filhote ou adulto.

Ensinar um filhote a dormir

filhote dormindo

Muitos donos de animais de estimação relatam que adotaram um filhote e é muito difícil que ele durma à noite; principalmente nas primeiras semanas, quando não nos deixam dormir com seus latidos, choros, etc… Mas você não precisa se preocupar, pois há solução! É necessário apenas um pouco de paciência.

O motivo do filhote não dormir nas primeiras semanas é porque ele se sente desorientado e inseguro, já que foi separado de sua mãe e de seus irmãos. Também deve-se entender que ele se encontra em um ambiente diferente, com humanos diferentes e até com cheiros que não conhece. É por isso que é preciso ter um pouco de compreensão.

Mas isto não significa que devamos deixar a situação sem solução. É necessário seguir alguns conselhos úteis listados abaixo.

A rotina

Já sabemos que os cachorros são animais de rotina; desta forma, desde o primeiro dia, você deve planejar a sua rotina e fazer com que o cachorro a siga. Deve ter um horário para comida, passeio, brincadeiras e, é claro, para as horas de descanso. As atividades diárias deverão ser realizadas nos mesmos horários para que ele se acostume.

O ambiente

Você deve criar um ambiente agradável e propício para o descanso de seu animal de estimação. Um lugar que seja para ele e onde esteja sua caminha. Um erro muito cometido pelos donos de filhotes é que quando começam a chorar, os levam para a sua cama, e isso não deve ser feito, já que seu animal de estimação se acostumará. Isto pode ser solucionado comprando-lhe uma caminha coberta, assim se sentirá seguro.

Nas primeiras semanas coloque junto à sua cama um relógio de ponteiros,  já que o som que emite o fará lembrar dos batimentos do coração de sua mãe e, assim, se sentirá mais tranquilo. É muito importante também evitar os barulhos que possam assustá-lo.

O que você não deve fazer

Não acuda imediatamente se o filhote começar a chorar, já que ele entenderá que cada vez que chore você irá atender o seu chamado e utilizará o choro como reclamação. Mas é claro que você deverá vigiá-lo à distância para verificar que está tudo bem.

Não o dê de comer antes de dormir, pois isto lhe dará energia e possivelmente irá querer brincar. É preferível dar-lhe de comer 3 ou 4 horas antes de dormir.

Fazer um cachorro adulto dormir

fazer um cachorro dormir

Se seu cachorro adulto não dorme à noite, é porque algo está acontecendo com ele. É necessário avaliar a situação. Se você mudou de casa, se há um novo membro na família ou um novo animal de estimação, se os donos estão estressados, etc, tudo isto pode influenciar para que seu cachorro tenha perdido a vontade de dormir. Quando esta nova situação passar, possivelmente seu cachorro voltará a descansar tranquilamente.

Ambiente para dormir

Em primeiro lugar, você deve proporcionar a seu cachorro um bom ambiente para que possa dormir e descansar, ter uma caminha confortável que ele identifique como sua e onde irá dormir. Se ele não for para a caminha, você pode ensiná-lo colocando algum tipo de “presente” que ele goste.

É muito importante estabelecer a hora do descanso, pode ser a mesma que a sua ou outro horário diferente. Para isso, crie sempre a mesma rotina diária como apagar as luzes, desligar a televisão, fechar a porta, etc… para que ele possa identificar o momento de ir dormir.

A comida

Da mesma forma que os filhotes, os cachorros adultos não devem comer antes de ir dormir, já que isso lhes dará muita energia. Devem comer 3 ou 4 horas antes de dormir. Também é importante que façam bastante exercício durante o dia, assim se sentirão cansados e dormirão mais rapidamente.

Massagens relaxantes

Uma vez que seu cachorro já esteja na cama, você poderá mimá-lo com massagens relaxantes, principalmente na zona da cabeça e das costas. Isso irá relaxá-lo e ajudá-lo a dormir.