Conselhos para manter o cachorro fresco no verão

Cachorro se refrescando no verão

A época de calor é um dos momentos mais agradáveis ​​do ano. Você pode desfrutar dos espaços ao ar livre durante muitas horas a mais e ter uma maior sintonia com a natureza. No entanto, as altas temperaturas podem representar sérios riscos para a saúde.

Durante estes meses, os animais, assim como os seres humanos, podem estar muito expostos a diferentes tipos de riscos. No caso dos animais de estimação, se certas precauções não forem tomadas, eles podem sofrer um choque térmico.

É por isso que, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para manter o seu cachorro fresco no verão e longe de qualquer tipo de risco.

Fora de casa

Cachorro correndo na água

• Se você vai sair para uma caminhada com o seu cão, é melhor fazê-lo no período do final da tarde ou da noite. Durante esse tempo, os raios do sol não são tão fortes e penetrantes.

Evite fazê-lo próximo do horário de meio dia ou depois do almoço, quando o sol ainda está muito quente, já que seria um suicídio não apenas para você, mas também para o seu amiguinho.

Além disso, não se esqueça de que a superfície do asfalto pode queimar a parte inferior das patas de seu amiguinho.

• Quando você sair para uma caminhada, sempre se lembre de levar um pouco de água para seu cão. Dessa forma, você irá evitar que ele desidrate. Leve com você um par de garrafas de água.

• Se você pensa em ir fazer compras, é melhor não ir com seu cão. Mesmo que existam lojas em que você pode entrar sem problemas com seu animal de estimação, o melhor é deixar o seu pequeno amigo em casa.

Se você não tem outra opção e tem que levá-lo com você, lembre-se de deixar o animal em uma área segura, protegida do sol para evitar a desidratação.

Alguns locais permitem colocar pequenas tigelas de água para que seu animal de estimação possa lidar com o calor e também destinam uma área especial específica para isso.

  Se você levar o seu cão no carro, não o deixe dentro do automóvel. Ele pode sofrer insolação. Se você não puder evitar, deixe o carro em um local com sombra para que ele possa ficar em um lugar fresco e seguro. Não se esqueça de que, para um animal, permanecer trancado em um carro pode ser mortal.

Dentro de casa

Se o seu cão fica dentro de casa e você mora em apartamento, deixe quantidade de água o suficiente para ele. Você pode comprar um dispensador, de modo que ele não fique sem água fresca.

Cuide para que o espaço onde ele fica tenha ventilação necessária. Se for um ambiente natural, muito melhor. As refrigerações artificiais, muitas vezes, podem piorar a saúde dos animais de estimação.

• Se você mora em uma casa, seu cão pode ficar no quintal sem problemas, desde que você tenha uma área adequada e fresca para levá-lo. No caso de você não ter um pátio, destine a área mais legal de sua casa para o seu amiguinho.

O que devo fazer se o meu cão sofrer uma insolação?

Carícia em cachorro

Os cães adultos e algumas raças braquicefálicas (que possuem o focinho achatado) sofrem muito com a insolação. É melhor que, quando as temperaturas estiverem muito altas, fiquem em casa.  Os exercícios também não são recomendados, pois isso pode agravar seriamente o estado de saúde do seu cão.

Se você estiver em um espaço aberto, faça com que o seu cão refresque-se. Você pode deixar que ele entre em uma fonte ou em um espelho de água.

Você também pode molhá-lo com uma mangueira. Se você escolher esta opção, molhe-o a noite, quando os raios do sol não se encontram muito intensos.

• Procure alimentar o seu cão com uma dieta saudável e rica em nutrientes. O melhor e alimentá-lo quando as horas de calor já tiverem terminado.

• Se você notar que o seu cão anda muito ofegante e que se encontra muito fraco, deve levá-lo o quanto antes a um veterinário. Como primeiros-socorros, você pode tentar molhar um pouco o  corpo do animal. Para isso, você pode usar algumas toalhas úmidas e passá-la pela barriga, peito ou nas costas do seu amiguinho.

• Pegue um pouco de água fresca e umedeça um pouco a boca do cão. Pegue um cubo de gelo ou álcool e esfregue-o no pescoço. Massageie as pernas e extremidades para melhorar a circulação.

Quando você observar que a respiração dele melhorou, leve-o ao veterinário rapidamente. O especialista vai saber qual é o melhor tratamento para o seu cão.