Conselhos para que a vida com o seu cão seja mais feliz

Existem muitas maneiras de fazer o nosso animal de estimação feliz. Ter um cão saudável não significa só que ele esteja com um bom estado de saúde, mas que ele também esteja bem em outras questões diferentes. Dentre as variações mais importantes que afetam a felicidade do nosso cão estão: o cuidado com a sua saúde, a higiene e uma educação apropriada. Por isso, iremos te dar alguns conselhos para que o convívio com o seu cão seja mais feliz.

A saúde do animal de estimação é uma questão fundamental e consiste em uma alimentação adequada, consultas em um veterinário, vacinações e uma atividade física regular e constante. Tudo isso fará com que a vida do seu cão seja mais feliz de maneira definitiva.

A alimentação

biscoito-cão

Os cães devem comer ração. Com frequência, nos perguntamos se é preferível que os cães comam comida caseira ou se eles podem se alimentar com os restos da comida de casa, como vem sido feito tradicionalmente. A resposta será sempre a mesma: a ração canina é um alimento completo, desenvolvido especificamente de acordo com as peculiaridades dos cães, a sua raça, a sua idade e a sua atividade física. Além disso, ela serve para desenvolver uma dieta mais equilibrada e completa.

A alimentação com a ração canina, desde que seja utilizando o tipo de ração que mais se adequa ao nosso animal, será o melhor alimento que poderemos dar ao nosso bicho de estimação. Você precisa ter em mente as recomendações dadas por determinada marca do produto ou então, pedir ajuda ao seu veterinário para que ele explique a quantidade de ração que o animal deve comer e possíveis suplementos nutricionais.

Uma boa convivência com o seu cão depende da higiene

No quesito higiene, não significa só manter o cão limpo, mas também cuidar da sua pele, suas patas, sua boca e do seu hálito.  Fora isso, ele precisa ter um espaço adequado para fazer as suas necessidades sem se sujar e de fácil acesso para que possamos realizar a limpeza e a coleta devida.

A atividade física

Em muitos casos, os proprietários dos cães levam os seus bichos para passear só para que eles possam fazer as suas necessidades. Isso é um erro que traz danos à vida do seu cão. O passeio deve ser uma parte importante da relação do dono com o seu animal, do dia a dia, uma coisa cotidiana. O cão deve se sentir livre, satisfeito, e o passeio além de servir para ele urinar e defecar, precisa ser feito para que ele possa realizar uma atividade física. No exercício, ele poderá correr livremente, pular, brincar com outros cães, brincar com o seu dono, etc.

As recompensas

Uma das coisas que deixam os nossos animais de estimação mais felizes são nos satisfazer, os seus donos. As recompensas são o resultado de uma boa ação. Ela pode ser dada de muitas formas, com essas guloseimas que sabemos que o nosso amigo adora, através de um elogio bastante carinhoso ou uma carícia nas costas do cão. Todas elas são as melhores recompensas.

Explorar novos territórios

Uma coisa que faz com que os nossos cães se sintam mais felizes é explorar lugares novos. É só não passar sempre pelos mesmos locais e não seguir a mesmo caminho para passear todos os dias. É importante explorar novos cantos e cheiros. Você deve ter em mente que não é só devido à importância do aspecto visual, que irá alegrar o nosso cão, já que ele estará vendo parques que nunca tinha visitado, mas também devido ao sentido do olfato, que é o sentido mais poderoso do cão e que nós devemos potencializar para que o animal faça um bom uso dele.

Socializar-se

É muito importante que o nosso cão brinque e interaja com outros cães. São esses os momentos que o seu animal de estimação irá desfrutar muito: cheirando o traseiro de outros cães, correndo com eles, brincando e se divertindo, em outras palavras, se socializando. Se você ver que o seu cão é um pouco solitário, sempre haverá algumas técnicas para fazer com que ele se socialize. Você deve levá-lo para fazer uma consulta em algum especialista canino.

Brinquedos

cão-com-brinquedo

Os cães ficam loucos quando brincam com o seu donoNão precisam ser brinquedos caros. Uma bola ou um boneco fabricado artesanalmente irão servir como objetos para brincar, e eles irão permitir que eles passem horas se entretendo alegremente, liberem suas energias, além de ficarem mais tranquilos e relaxados.

No entanto, é importante que você mantenha fora do seu alcance qualquer objeto que possa ser perigoso para ele ou que possa atrapalhar as suas travessuras, como por exemplo, cabos que estão pendurados, produtos de limpeza que estão colocados ao alcance do animal, talheres de cozinha ou elementos pontiagudos, remédios, ferramentas de bricolagem e muitas outras coisas, sobretudo se o animal ainda for pequeno e tiver uma curiosidade muito forte em conhecer tudo que estiver ao seu redor dentro de casa e gostar de morder.