Para controlar um cão terá que saber controlar a si mesmo

Como controlar os cães

Em muitas ocasiões, tentamos controlar um cão sem termos começado a controlar a nossa ira. Para controlar nosso animal de estimação, devemos controlar primeiro as nossas emoções, fazendo com que nossas ordens estejam em consonância com as nossas atitudes.

Se não querermos ter um cão agressivo, devemos começar por não sermos agressivos. 

Como podemos, então, controlar nosso animal para que ele evite certas atitudes? A seguir, daremos a você 7 passos mostrando qual deverá ser a sua atitude.

                                                     Os cães são como os humanos os fazem

-Anônimo-

7 passos para controlar um cão

Cáo dando pata

Autor: Barcelona · Three Looks

  • Seja o líder. Você tem que ensinar seu cão desde muito pequeno que quem manda é você. Obviamente isso não implica em nenhum tipo de maltrato, nem físico e nem verbal. Lembre-se que, para controlar seu cão, primeiro você terá que controlar a si mesmo. Se desde idade precoce você falar com firmeza e agir conforme a ordem dada, o seu cão aprenderá a obedecer e reconhecerá que você é o líder.

Desse modo, seu cão não atacará a outros cães nem puxará a correia quando você o levar para passear e, principalmente, não se atreverá a machucar nem a você e nem a nenhum outro membro da família.

  • Pense como um cão. Pense que eles não sentem arrependimento ou culpa por suas ações, por isso se veem refletidas essas emoções em você, a tomarão como um sinal de fraqueza, e o animal sairá de seu controle. Por outro lado, as emoções caninas surgem em níveis, por isso não podemos tentar freá-las repentinamente, a não ser em níveis, para assim podermos controlar o animal. Isto requererá também um controle sobre si mesmo, desenvolvendo auto-domínio e paciência.

Conheça a mentalidade previsível de seu cão. Os cães têm mentalidade de grupo, por isso se não verem o líder do grupo, eles se “autoproclamam” líderes. É importante controlar sua fraqueza e lhes demonstrar que você é o líder de seu grupo. Para isso, você deverá tomar decisões no que tem a ver com:

  • Quando e o que comer;
  • Quando e quanto tempo se brinca;
  • Quem caminha à frente, quer dizer, você;
  • Quem pode tirar do cão o que ele tenha;
  • Nunca se desculpar;
  • Ser assertivo. Não confunda, ser assertivo não significa ser agressivo. Você deve dar instruções firmes, claras e concisas. Não grite e não fale com ele de maneira nervosa. Isso é fundamental para controlar ao seu animal. Se você está dando uma ordem que ele não está obedecendo, deixa de dá-la.

Boxer

Autor: O Colecionador de Instantes Fotografia & Vídeo

  • Utilize uma correia que não seja extensível. Isso permitirá a você controlar o seu cão. Não é necessário que use a força, mas poderá controlar o passo que o animal está caminhando com pequenos puxões suaves. Você deve controlar sua ira. Embora seja o líder do “grupo”, quando levar o cão para passear, você não deverá ir na frente dele, mas sim ao seu lado. Não permita que ele vá diante de ti ou ele começará a puxá-lo.
  • Passeie com o seu cão. Para controlar o animal, é essencial dar longos passeios. Isso criará uma relação especial entre vocês e ele te agradecerá o tempo que lhe dedica. Com os passeios, seu cão poderá liberar coisas que causem estresse e, com isso, também abandonará certos comportamentos negativos de destruição. Passear te ajudará a controlar seu cão.
  • Seja tranquilo e amoroso. O estresse, as preocupações e os problemas nos fazem chegar em casa esgotados física e mentalmente. Não se zangue e nem demonstre essa raiva ao seu animal ou não poderá controlá-lo. Se seu cão não receber o trato esperado ou o que está acostumado, é possível que ele comece a sair do controle para chamar sua atenção.

Como vê, é importante controlar suas emoções e sua capacidade de auto-domínio, assim como incentivar o desenvolvimento de boas qualidades, como a paciência, para poder controlar o seu cão. Não tenha atitudes ou exteriorize emoções que você não gostaria de ver em seu animal de estimação, e ele aprenderá isso com você.

Créditos das imagens: Three Looks, El Colecionador de Instantes Fotografia & Vídeo e -=RoBeE=-