Conviver com mais de um animal de estimação: como é a rotina?

Conviver com mais de um animal de estimação é uma grande responsabilidade, pois isto implica em alimentá-los, cuidar deles, respeitá-los, limpar suas necessidades, fornecer cuidados veterinários e dar-lhes afeto.

Ter mais de um animal de estimação não é uma decisão a ser tomada sem antes considerar vários fatores, como o tempo e o dinheiro que são muito importantes. Antes de ter um segundo animal é necessário que você pense sério nisso.

Rotinas necessárias

Cuidar de mais de um animal irá exigir que você dedique muito mais tempo para esta convivência, bem como você terá mais custos, pelo menos o dobro.

Fora isso, você tem que desenvolver estratégias para proteger bem os animais entre eles. Tudo isso afetará as rotinas e os hábitos que você tem para com eles.

Uma convivência saudável entre animais necessariamente envolve o desenvolvimento de uma rotina diária, para cumprir o tempo necessário para essa demanda. Isso inclui: alimentação, brincadeiras, higiene e horários para dormir.

Horário para dormir e para acordar

Convivência do seu animal de estimação

Algo muito importante para ensinar os seus animais de estimação é sobre quando e onde eles devem dormir, isto será essencial se você não quiser ter filhotes rondando pela casa e fazendo barulho à noite, por terem dormido tranquilamente durante o dia.

Antes de estabelecer uma rotina de sono para os seus animais, você tem que saber se eles são de hábitos diurnos ou noturnos, bem como desenvolver estratégias nas quais seus animais de estimação tenham momentos de atividade em diferentes dias.

O ideal é educá-los para que eles durmam enquanto a família também dorme, mas se não for possível, é melhor que você os habitue a estarem acordados em horários sem muitos barulhos.

No caso de você ter um animal de estimação que dificilmente poderá adestrar (como por exemplo os roedores) não deixe a gaiola perto de sua cama, pois eles o acordarão quando brincarem e comerem.

Programação de passeio

Se você tem cães (ou é uma das pessoas que ama passear com os gatos) deve se acostumar a fazer isso sempre no mesmo horário.

Para isso, escolha uma hora do dia em que você acha ser mais fácil levá-los para passear, você também deve levar em conta que o adestramento é muito importante quando você tem mais de um animal de estimação.

Um cão bem educado não deve puxar a coleira, assim será muito mais fácil fazer e desfrutar dos passeios.

É importante que você sempre os mantenha controlados através da coleira, pois de outra forma, em caso de brigas ou tentativa de fuga, você terá muito menos tempo de reação para zelar pelo bem-estar e cuidado do seu animal de estimação.

Além disso, estabelecer um cronograma ajudará seus pequenos amigos a adaptarem seus corpos e fazerem suas necessidades sempre fora de casa, mas para isso você terá que caminhar com eles pelo menos duas vezes no mesmo dia, de preferência pela manhã e pela noite.

A coexistência

A coexistência é essencial quando você tem mais de um animal de estimação. Muitos dos animais que temos junto a nós tendem a desenvolver um comportamentos muito territorial, então você precisa educá-los para que eles se deem bem entre eles, especialmente se eles não cresceram juntos.

Animais de estimação, em sua convivência, tendem a competir não só pelo alimento ou território, mas também farão isso por sua atenção. O ciúme é uma patologia frequente em animais.

A melhor maneira de prevenir agressões entre seus animais de estimação é que cada um tenha seu próprio espaço, não exatamente o espaço físico, porque este eles devem compartilhar (com exceção daqueles que vivem em aquários ou gaiolas), mas cada um deve ter suas próprias coisas (pratos, coleiras, brinquedos, camas), um lugar para comer e momentos de qualidade com você.

Limpeza e higiene do seu animal de estimação

A limpeza e a higiene do seu animal de estimação

Você terá que duplicar o esforço para manter a sua casa limpa (no caso de você ter mais de um peludinho), e isso também significa ser muito mais cuidadoso com a higiene deles.

Para conviver com mais de um animal, você deverá se precaver de situações tais como:

  • Para que eles nunca entrem em contato com as fezes uns dos outros.
  • Separá-los quando ficarem doentes.
  • Observar a presença de parasitas internos ou externos (pulgas ou carrapatos).
  • Banhá-los no mesmo dia para que não sujem uns aos outros.

Apesar de todos estes fatores a serem considerados na convivência, os animais desenvolvem-se melhor quando têm a oportunidade de compartilhar o tempo deles com outros animais (especialmente quando eles vêm de estruturas sociais complexas).

Além de fazerem companhia uns aos outros quando você não estiver brincando com eles. Vale a pena cada sacrifício ou esforço para conviver com mais de um animal de estimação.