“Crescendo juntos”, terapia animal para crianças

Os cães já são bastante comuns em terapias, sendo cada vez mais utilizados no tratamento de diversas condições. É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre o projeto “Crescendo Juntos”, que utiliza cães como terapia para crianças vítimas de maus-tratos e abusos.

O que é o Crescendo Juntos

terapia_caes_criancas_hospitalizadas

O “Crescendo Juntos” é um projeto pioneiro e inovador que acolhe meninos e meninas que tenham sido vítimas de abusos ou maus-tratos. Muitos estão participando na Rede de Centros de Recuperação Integral às vítimas de violência.

O projeto tem como objetivo eliminar as fobias e medos dessas crianças, assim como os problemas de aprendizado que os traumas podem ocasionar. Por exemplo, algumas não percebem quando o professor muda o tema da aula. Outras não se dão conta de que o sinal de mudança de aula já soou. Algumas até apresentam problemas graves de mobilidade.

Os cães aumentam a autoestima das crianças. Quando brincam com eles, os pequenos esquecem os problemas, além de aumentar sua energia e ânimo.

Somado a isso, os animais fazem com que as crianças se sintam importantes e queridas, algo que provavelmente nunca sentiram antes em suas vidas.

Qual o papel dos animais

Embora os cães sejam muito utilizados em terapias graças a versatilidade e facilidade em aprender e obedecer, existem outros animais envolvidos no projeto. Vamos conhecer o papel que cada um desempenha.

Lulu, por exemplo, é uma cadelinha que além de dar amor e carinho às crianças, também ensina lições valiosas. Ela se esforça toda vez que jogam uma bola para pegá-la no ar. Nas primeiras tentativas talvez ela não consiga pegar a bola, mas ela segue tentando, com muito esforço e sem perder as esperanças.

Essa é uma excelente lição de perseverança, observação e esforço para alcançar objetivos que as crianças não esquecerão jamais.

Chanel é outra das cadelas usadas nesse projeto. Apesar de já ser um pouco mais velha, continua com as brincadeiras e o entusiasmo de quando era apenas um filhote. Ela ensina a todos os pequenos a vencer a timidez, o medo de ser diferente e que é possível ser feliz se aproveitar todos os momentos sem se importar com o que está  ao redor.

As crianças com problemas de concentração ou aprendizado chegam a usar o animal como um meio de comunicação. Às vezes, conseguem até romper os bloqueios e começam a se expressar e entender melhor.

Outros animais do projeto

peixe-aquario

Assim como falamos no começo deste texto, os cães não são os únicos animais utilizados no projeto “Crescendo Juntos”. Peixes e aves também têm um papel importante nessa ação.

Os peixes, por exemplo, ajudam os pequenos a encontrarem o equilíbrio e a paz interior. Eles não são autorizados a pegá-los, mas como recompensa pelo bom comportamento, ganham permissão para alimentá-los.

As aves também são importantes ferramentas dentro do projeto “Crescendo Juntos”. Já que estão livres, as crianças conseguem interagir e se relacionar com elas. Quando as aves se aproximam para comer o alimento que foi colocado no chão, as crianças podem desenvolver o sentido da observação.

Obviamente, todo esse processo é supervisionado de perto por especialistas a todo momento. Sem dúvida os resultados são excelentes e o projeto está conseguindo entregar crianças felizes e saudáveis para a sociedade.

As experiências e comentários de pessoas cujos filhos participaram do programa confirmam o êxito. Maria, por exemplo, afirma que suas duas netas eram muito tímidas, mas agora estão mais sociáveis e, por fim, com um desempenho escolar muito melhor.

E esse é apenas um pequeno exemplo de pessoas reais que foram beneficiadas pelo projeto “Crescendo Juntos”.