Crianças que têm cães são mais independentes

crianças que têm cães

Nós de “Meus Animais” não nos cansamos de repetir todo o bem que há para um pequeno crescer junto com um pet. E os pesquisadores não param de contribuir com mais elementos para que insistamos nesse tema. Agora, um estudo realizado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Western, na Austrália, afirma que as crianças que têm cães são mais independentes.

No que consistiu o estudo australiano sobre crianças que têm cães

A investigação, comanda pela doutora Hayley Christian e publicada na “Australian and New Zealand Journal of Public Health”, se refere à influência sobre a mobilidade e a independência pessoal dos pequenos que têm um cão, ou que convivem com um irmão mais velho.

crianças-cães

Para isso, Christian e sua equipe analisaram os dados obtidos de um total de 181 crianças de ambos os sexos, de entre 8 e 15 anos de idade. Os profissionais levaram em conta a atitude dos pais diante determinados temas.

Por exemplo, consideraram se os deixavam ir sozinhos à escola ou brincar em algum parque próximo. Ou, se sempre se asseguravam de que saíssem acompanhados por outras crianças ou por adultos.

Um estudo realizado em uma universidade australiana provou que as crianças que têm cães, além de serem mais felizes, saudáveis e responsáveis, fazem com que seus pais lhes deem um maior grau de independência em diferentes aspectos.

Por que as crianças que têm cães têm uma maior independência

Assim, concluíram que uma pequena percentagem de menores andava por diferentes espaços públicos sem a supervisão de seus pais. Os principais motivos: o temor de que sofressem algum acidente de trânsito ou que fossem vítimas de algum ladrão.

Da investigação se concluiu, portanto, que, se os menores saíssem de suas casas acompanhados de um irmão mais velho ou do cão da família, os pais tinham uma maior sensação de segurança e tranquilidade.

E estas questões são fundamentais para que os adultos comecem a dar mais liberdade e independência aos filhos.

Os cães, esses grandes aliados para criarmos melhor os nossos filhos

O fato é que os cães, além de serem grandes companheiros de brincadeiras para as crianças e, por esse motivo, fazerem com que elas tenham uma infância mais feliz, também contribuem com um grande número de outros benefícios. Entre eles:

  • Ajudam a desenvolver a responsabilidade. Pouco a pouco, e à medida que vão crescendo, os pequenos aprendem que têm o dever de atender às necessidades de seus animais de estimação (alimento, água, higiene, passeios, etc.).
  • Adoecem menos. As crianças que convivem com animais de companhia desde bebês possuem um sistema imunológico mais forte e desenvolvem menos alergias à medida que vão crescendo.
  • Entendem que devem respeitar seus cães e todos os seres vivos.  Por exemplo, não os maltratar e não os incomodar enquanto eles comem ou dormem.
  • Assegura-lhes um maior nível de atividade física e ao ar livre. Assim eles se mantêm afastados — ao menos por um momento — de computadores, televisão, telefones celulares, etc.

Outros benefícios que seu pequeno tem com um cão

Além disso, através de diferentes estudos, foi possível comprovar que as crianças com cães:

  • São mais intuitivas e sensíveis.
  • Desenvolvem mais sua autoestima.
  • Estimulam mais seus sentidos.
  • Possuem um melhor estado de humor.
  • Conseguem desenvolver mais empatia.
  • Conseguem uma maior integração social.
  • Potencializam sua comunicação não verbal.

Faça com que seu filho seja mais independente e feliz: adote um cão

labrador-com-crianças

Mas para que tudo isso seja possível, é fundamental educar uma criança com o exemplo e, em sua justa medida, confiar nela, para que possa começar a sentir a responsabilidade de ser independente.

Não tenha dúvidas que um cão em sua casa será seu grande aliado para criar uma criança saudável e feliz. Mas também contribuirá para que incorpore, desde pequena, conceitos como a responsabilidade e a independência, que certamente a farão uma pessoa melhor durante toda sua vida.

Assim, se estiver dentro de suas possibilidades, agregue um animalzinho à sua família humana. Crianças e adultos lhe agradecerão por isso.