Cuidado com seu cachorro, ele tem sentimentos

Os cachorros têm sentimentos

Não há dúvida de que os animais têm emoções, e demonstram através da linguagem corporal. Portanto, tente ser mais consciente de suas ações e atitudes, observe que seu cão tem sentimentos.

Os cães sentem alegria depois de um trabalho bem feito. Eles se sentem tristes quando um membro do círculo familiar morre e tem amor pelos membros do seu grupo familiar.

No entanto, é importante lembrar que as emoções dos cães são diferentes das nossas. Os sentimentos que os cães experimentam não estão conectados com a sensibilidade que os seres humanos desenvolveram.

As demonstrações de emoções em cães não são mediadas por parâmetros sociais. Portanto, pode-se dizer que se manifesta da maneira mais pura.

Então, vamos falar um pouco sobre as emoções que o seu cão pode sentir:

Riso

Cachorro sorrindo

Possivelmente quando você brinca com seu cão, você já ouviu um suspiro e, observando o gesto na face de seu cão, você acha que ele está rindo.

Embora nem sempre seja a situação, você pode estar certo. Recentemente, foi descoberto que certas respiração ou exalações poderiam ser a versão canina do riso.

Depois de uma pesquisa exaustiva da Universidade da Serra Nevada, foi descoberto que, durante as brincadeiras, os cães fazem uma exalação especial que é diferente do suspiro regular. Durante a reprodução de som com outros cães, eles estavam mais dispostos a brincar. Também foi observado níveis de estresse reduzido de cães de um abrigo ao ouvi-los.

Tenha em mente que um chiado constante, especialmente se o cão não tem sido muito ativo, pode significar que ele está sofrendo de insolação, insuficiência cardíaca ou respiratória.

Vergonha

A maioria dos donos de cães estão familiarizados com os sinais indicadores de que o cão tenha feito algo errado, ainda que esteja longe: ficar de cabeça para baixo, orelhas caídas, postura curvada e um olhar triste.

Mesmo se o dono não perceber imediatamente  o que o cão fez de errado, a linguagem corporal dele parece indicar culpa. Mas para os cães, a emoção é um pouco menos complicada do que a culpa humana ou a vergonha.

Normalmente, esse tipo de postura de submissão que seu cão mostra é o resultado de antecipação ansiosa e medo de uma ação disciplinar severa.

Talvez o que desencadeia esse comportamento possa ser uma reação a um comportamento semelhante no passado, ou pode ser a mudança no seu humor e sua linguagem corporal quando você descobre as trapalhadas que ele cometeu. Portanto, em vez de uma demonstração de culpa, a submissão é uma tentativa de te tranquilizar mostrando submissão.

Ciúme

Cachorro
Autor: Soggydan Benenovitch

Devido à estrutura social do cão, que é hierárquica, eles têm um senso de justiça frente ao tratamento que eles recebem muito apurado. Portanto, parece que o ciúme nos cães é desenvolvido quando eles sentem que são tratados de forma injusta.

Assim, um cão vai ficar com ciúmes se ele sentir que um animal ou alguém que ele acredita estar no mesmo nível de hierarquia, é recompensado sem merecimento.

No entanto, essa atitude não é exclusiva para os cães, pois é possível observar comportamentos similares em animais que vivem em sociedades cooperativas. Embora seja preciso saber administrar o ciúmes para não se tornar um problema.

Luto

Os cães sentem tristeza quando um membro do seu círculo familiar morre e mostram sinais claros de sofrimento:

Perda de apetite;
Medo;
Depressão;
Dormir demais;
Pouco sono;
Ansiedade;

Dê tempo ao seu animal de estimação para que ele possa lidar com a perda. A maioria dos cães volta ao normal depois de duas semanas, mas para alguns pode ser um processo longo e, se a saúde do animal for negligenciada, pode levar à morte.

Créditos da imagem: Ruby Florez.