Cuidados ao comprar um cão pela Internet

Cuidados ao comprar um cão pela internet

Nos dias atuais, a Internet é um fenômeno mundial que acabou englobando quase todos os âmbitos da vida, pois com ela você pode realizar diferentes tipos de atividade, que vão desde ler as notícias mais importantes do seu país, até ver vídeos e filmes.

Assim como muitas outras coisas, os extraordinários efeitos da web trouxeram situações que antes eram consideradas impossíveis, como o intercâmbio de produtos ou a compra de diferentes tipos de serviço, um mercado que em diversas ocasiões acaba sendo mais cômodo que o normal.

É isso que vem acontecendo no mundo canino, se tornou comum a compra e venda de cães pela Internet, um negócio em que às vezes os vendedores são pouco confiáveis e geralmente nem o comprador nem o cão saem beneficiados.

Com relação a esse fato, mostraremos aqui uma série de cuidados que você deve tomar se deseja comprar um amigo de quatro patas se utilizando desse meio.

Certifique-se que o vendedor tenha licença

Cachorro e homem

Como esse lugar de vendas é um ambiente que se presta ao calote à distância, muitos vendedores não contam com a licença exigida por lei para poder comercializar animais. Por isso, acaba sendo fundamental assegurar-se de que eles cumpram esse requisito para que você possa negociar com mais confiança.

Mesmo assim, isso servirá como garantia de que não houve nenhum tipo de abuso nem maltrato ao animal, já que quando possuem a licença, os vendedores devem cumprir uma série de normas e cuidados para mantê-las. 

Em alguns lugares do mundo, aqueles que não cumprem esse requisito legal assumiram como modus operandi a compra de cães, provenientes do Leste Europeu, com um estado de saúde ruim para serem vendidos a preços altos.

Solicite os dados do cão que você deseja comprar pela Internet

Um dos truques mais conhecidos entre os vendedores para enganar o comprador é: mostrar fotos e imagens falsas do produto que eles desejam comercializar. Seja mostrando os produtos em melhores condições ou simplesmente exibindo algo que não têm.

Essa situação costuma ocorrer com aquelas pessoas que vendem cães pela web. Então, se você estiver interessado em comprar um, solicite todos os dados e informações do cão desejado, desde fotografias dos seus pais, até um vídeo no qual você possa ver o estado atual do cãozinho.

Para evitar que te deem um calote e para se assegurar que o cão apresenta um bom estado de saúde, esses são alguns dos dados que você deve exigir:

  • Certificado de Registro Inicial;
  • Certificado Genealógico;
  • Caso você deseje comprar um cão pedigree, você deve solicitar um Certificado de Pureza Racial;
  • Carteira de Vacinação e de Vermifugação;
  • Microchip;
  • Atestado Sanitário.

Lembre-se de que como se trata de um ser vivo, você deve se certificar que o vendedor esteja dizendo a verdade e que tenha um cão vivendo com dignidade, caso contrário, você será tão irresponsável quando ele.

Estabeleça uma condição de compra justa

No entanto, em muitas situações é o vendedor que estabelece as condições, por isso, você deve propor um sistema de compra em que ambos sejam beneficiados, tanto pela venda do cão quanto pela compra e cumprimento de todas as características que haviam sido indicadas sobre o cão.

Para assegurar uma boa compra é importante fazer o seguinte:

  • Evite pagar antecipadamente, pois isso facilita que te deem um calote;
  • Pague uma parte primeiro e a outra quando você receber o cachorro;
  • Antes de pagar a primeira parte, peça todos os dados e informações do cão;
  • Assim que vocês tenham chegado a um acordo, não faça negócios se você reparar que ele não cumpriu algo.

Com essas cartas sobre a mesa, você terá menos possibilidades de ser enganado e poderá realizar uma compra em termos mais confiáveis.

Lembre-se!

Fazendo carinho em cachorro

Os cães são seres especiais que merecem ser tratados como tal, já que nos oferecem amor e respeito sem pedir nada em troca, por isso, é essencial tratá-los da mesma forma.

Quando você compra um desses maravilhosos animais pela Internet, você está comprando uma vida e uma imensa responsabilidade, em vista disso, você deve evitar realizar esses tipos de ação se não estiver disposto a oferecer-lhe o tratamento que merece.

Se você notar que o vendedor está mentindo sobre alguma coisa, ou se você perceber que ele mantém os cães em condições deploráveis, você deve denunciá-lo imediatamente.