Cuidados após a castração das cadelas

Se você pretende castrar sua cadela, nós diremos a você como deverá cuidar dela depois da cirurgia de esterilização.

Ainda que a castração seja uma intervenção cirurgia segura – que evoluiu tanto ao ponto de dificilmente deixar cicatriz – o seu animal se recuperará rapidamente, mas ainda assim você terá que prestar atenção se tudo corre bem com o seu animal de estimação após a cirurgia.

Primeiros cuidados logo após a cirurgia de castração

A ovariohisterectomia (castração) realiza-se sob anestesia geral, faz-se apenas uma pequena incisão no abdômen da cadela.

Em geral, não é necessário que o seu animal de estimação seja hospitalizado depois que ele se recupera dos efeitos da sedação e ele poderá continuar a se recuperar em casa, seguindo as instruções do veterinário.

Em seguida:

Recuperação de uma cadela recém castrada

  • Não se assuste se, a principio, a sua cadela tiver movimentos estranhos. Esses movimentos ocorrem devido ao efeito da anestesia.
  • Evite que ela faça esforços. Leve-a nos braços para a sua casa, se o peso dela permitir, ou habilite um veículo para o transporte.
  • O espaço destinado para a recuperação deve ser morno, confortável e, acima de tudo, limpo, o corte não pode correr o risco de ser infectado.
  • É muito provável que a sua cadela não queira comer imediatamente ou, que até mesmo, vomite. Ela recuperará o apetite assim que os efeitos da anestesia passarem completamente.

De qualquer forma, o ideal é que, nestas circunstâncias, ela coma pouco e uma comida leve. Na manhã seguinte, ela poderá retomar com a sua dieta habitual.

  • Não entre em pânico se o animal não defecar durante dois ou três dias. É normal isso ocorrer após a cirurgia.
  • Remova a cobertura do corte apenas quando indicado pelo profissional. Normalmente, isso poderá ser feito no dia após a intervenção.
  • Você tem que impedir que o animal lamba ou arranhe a sutura. Ele poderá retirar os pontos, e ferida aberta corre risco de infecção. Pode ser necessário colocar um colar elizabetano para evitar lambidas na área onde a incisão foi realizada.
  • Dê antibióticos e analgésicos de acordo com o que instruiu o veterinário. Se você perceber de alguma forma que o corte está irritado ou dolorido, não lhe dê outro tipo de medicação; principalmente as medicações para os seres humanos.

Não hesite em consultar o veterinário conforme necessário.

  • Se há outros animais de estimação em casa, controle para que eles não tentem lamber a ferida ou queiram brincar com o animal operado. Mantenha-os separados ou coloque uma roupinha para cobrir a incisão, ou uma camiseta de algodão.
  • Garanta que o animal descanse bastante em um ambiente tranquilo, para que ele possa se recuperar também do estresse causado pela situação vivida.
  • É importante que, durante as primeiras 24 horas da intervenção, o animal não fique só, pois deve ser observado constantemente.

Como ocorre a recuperação da cadela

Recuperação

O repouso do animal de estimação deve continuar por vários dias. Pelo menos até que ele retorne ao veterinário e ele decida retirar os pontos.

Se ele colocou pontos absorvíveis, ainda assim você deverá levá-lo ao veterinário para que ele verifique se tudo correu bem durante o período de recuperação.

Então, por enquanto:

  • Controle para que a cadela não faça nenhum movimento brusco ou exercício extenuante. Que não saia, não corra e não suba escadas. Por favor, note que, além da sutura externa, também há pontos internos .
  • Você poderá dar passeios curtos, mas sendo muito cuidadoso para que ela não se esforce e para que qualquer situação externa não deixe o animal ansioso ou nervoso.
  • A menos que o veterinário tenha lhe orientado, não desinfete a ferida. Você deverá observar o corte para certificar-se de que tudo corre bem.

Caso ocorra vermelhidão, inchaço, sangramento ou supuração, leve o seu animal urgentemente ao veterinário.

  • Você também deverá levar a cadela urgente ao veterinário se, nos dias após a cirurgia, o animal continuar indisposto, rejeitar a comida e tiver febre.

Lembre-se que ainda que a cirurgia não tenha sido uma situação agradável de se atravessar, os benefícios são maiores.

Além de eliminar os inconvenientes do nascimento de ninhadas inesperadas, isso também livra o seu animal de estimação de prováveis infecções uterinas, diminuindo, assim, as chances de sua cadela desenvolver, no futuro, um câncer de mama.

Tenha em mente que o seu animal de estimação irá levar cerca de 10 dias para se recuperar da operação e retornar à sua vida normal.

Enquanto isso, você terá que ter paciência e prestar muita atenção para que nada saia dos trilhos. E amá-la como sempre.