Cuidados com um cão de caça

Um cão de caça caracteriza-se por ser cheio de energia, trabalhador e leal. No entanto, este grupo de cães tem algumas necessidades especiais que deverão ser consideradas quando você está disposto a assumir a responsabilidade de adquirir um.

Dentre os cães de caça, temos um grupo muito variado, que inclui os Retrievers, os Terrier e os cães pastores, dentre muitos outros.

Como os nomes já indicam, estes cães costumavam ser utilizados (e em alguns lugares ainda são) para caçar, portanto uma certa classe de características se faz importante, já que elas terão efeito em suas personalidades e no tipo de convivência que você vai ter com eles no futuro.

O mais importante a ser considerado quando se educa um cão de caça é que eles precisam ser muito obedientes, especialmente aqueles cães grandes como os Labradores e os Pastores.

Igualmente, os pequenos, como os terriers, são muito energéticos e poderão criar para você muitos problemas se eles não seguirem as ordens apropriadamente. Assim, para evitar isso, atenção aos seguintes conselhos:

Excesso de energia

Como foram treinados para suportar as extenuantes jornadas de corrida pela caça, um cão de caça se caracteriza por ter muita energia. Uma das principais atenções que se deve ter com um cão de caça, são aquelas relacionadas com o gasto de energia através da atividade física.

É comum escutar queixas de donos de cães de caça a respeito de seus cães terem desenvolvido personalidades destrutivas, ainda que isso só ocorra em cães frustrados.

Os cães caçadores precisam de boas sessões de exercício, que podem ser divididas em passeios diários e brincadeiras com o dono em casa, portanto esses cães não são recomendados para pessoas que não passem muito tempo em casa ou que não possam dedicar tempo a educação do cão.

No entanto, são altamente recomendáveis para lares com crianças em uma certa faixa de idade, na qual poderão brincar muitas horas com o cão sem se cansarem.

Em geral, os cães caçadores gostam muito de brincar e de ter a atenção do dono, eles acabam se comportando como filhotes, inclusive quando já entraram na idade adulta.

Caça e trabalho

Cão

Algo com o que você deverá lidar tendo um cão desta categoria, é o tédio. Além de terem muita energia, eles são extremamente inteligentes.

Também têm um dos melhores sentidos do olfato de todos os cães e têm um instinto de caça muito presente, portanto mantê-los entretidos, muitas vezes, é um desafio.

Se você não quer que eles desenvolvam alguns comportamentos indesejados, como personalidades agressivas, o melhor é que eles sejam socializados quando filhotes, pois devido ao forte instinto de caça, eles tendem a perseguir animais pequenos se não se acostumarem com eles desde cedo.

É importante atribuir algum tipo de trabalho para eles dentro do lar, seja recolher o jornal, levar a você algum objeto, ou algum tipo de atividade que o estimule e que lhe faça se sentir como um membro ativo do grupo familiar.

No passado, eles eram basicamente animais de trabalho, por isso eles demandarão atenção extra de sua parte, caso você não dê a eles algo para se ocuparem.

Especialmente leais

Cachorro e seus donos

A ansiedade por separação tende a ser um problema comum nos cães de caça, pois da mesma forma que ocorre com os cães pastores, os cães de caça tendem a desenvolver vínculos muito fortes com o seu dono, que beiram a dependência.

Portanto, você deverá educá-lo desde muito pequeno para que ele saiba em que momentos ele terá que ficar sozinho em casa e, também, para que ele entenda que você voltará para ele.

Sentir-se abandonado poderá causar, além de ansiedade, profundas depressões que poderão acarretar graves problemas de saúde.

Da mesma forma, tendem a zelar pelas pessoas e animais, mas competirão pela atenção do dono. Também, se eles forem educados corretamente, respeitarão o papel do dono como o alfa e não terão problemas com outros animais e pessoas.

Se você está disposto a dar a ele a atenção e a educação que ele requer, poderá desfrutar de um cão nobre, muito inteligente, louco para atender suas necessidades e absolutamente inofensivo.