Como cuidar dos pelos dos cães

Como cuidar dos pelos dos cães

Cada um de nós precisa de uma quantidade de tempo diferente para nos arrumarmos antes de sairmos de casa. É verdade que, muitas vezes, temos que nos adaptar ao tempo que dispomos, mas também é verdade que há pessoas que investem muitos minutos nisto, enquanto outras, em alguns instantes, estão prontas.

Independente de ser homem ou mulher, uma das partes que mais toma o nosso tempo ao nos arrumarmos são os nossos cabelos. Sabemos que se eles estiverem bem cuidados, limpos e penteados, nossa imagem melhorará muito.

E isto não é apenas importante para nós, por isso vamos lhe contar como cuidar dos pelos dos cães.

Cuidar dos pelos dos cães beneficia a nós também

É óbvio que se o nosso animal de estimação tiver um pelo bem cuidado, seu aspecto geral melhorará muito. A pelagem é o que mais chama atenção em nosso amigo de quatro patas. Por isso, vale a pena investirmos tempo (também não precisa muito) para cuidar dos pelos dos cães.

Além disto, nós mesmos sairemos beneficiados disso, já que minimizaremos a perda de pelos e, dessa forma, nossa casa estará mais limpa e as visitas não notarão que convivemos com um animal, já que ela não estará cheia de pelos.

Veja como fazer:

Conselhos para cuidar dos pelos dos cães

Pentear os pelos dos cães

Uma boa escovação

Os seres humanos constroem boa parte de suas vidas baseadas em rotinas fortemente estabelecidas. Com os animais, deve acontecer o mesmo.

Por isso, acostume-se a escovar o pelo de seu cão, de preferência diariamente e, caso não seja possível, pelo menos a cada dois dias. Assim você conseguirá fazer com que ele solte menos pelos por toda a sua casa.

Um bom pente ou escova

Se queremos otimizar os resultados que uma escovação frequente dos pelos dos cães nos traz, é fundamental que utilizemos uma escova ou pente adequados.

Nas lojas de animais, você encontrará uma grande variedade deles, porém a escolha correta dependerá não apenas do tipo de pelagem, mas também de sua pele.

Peça conselhos a um profissional de beleza animal.

Livre de parasitas

Aproveite a escovação diária que deverá ser feita nos pelos dos cães para verificar se o animal está livre de parasitas. É importantíssimo que considere este aspecto, porque é a chave para que a pelagem de seu cão tenha um bom aspecto.

Paciência

Como dizíamos, é importantíssimo que adotemos o costume de escovar os pelos dos cães, mas também temos que cultivar a paciência, já que dependendo do tipo de pelo que o animal tenha, exigirá mais ou menos tempo.

Utilize estes momentos para fortalecer os seus laços de afeto com o seu cão, cuidando dele com muito carinho.

Banhos quinzenais

Não devemos nos tornar obsessivos com o tema do banho dos cães. Banhá-los a cada quinze dias é suficiente. Claro, se ele se sujar de alguma maneira, é bom que você o lave. Se não, o pelo de seu animal de estimação não brilhará como você gostaria.

Cauda

É importante que prestemos atenção especial a sua cauda. Pense que essa é uma parte da anatomia do animal que está sempre arrastando pelo chão. Por essa razão, é preciso que dedique tempo ao seu cuidado.

Focinho

Toda a zona que está ao redor da boca costuma sujar mais. Por isso, você deverá limpá-la sempre que notar que ela está suja.

Olhos

Cão

É necessário que se tenha muito cuidado para que as lágrimas ou qualquer outra secreção dos olhos não manche os pelos dos cães.

Patas

Com as patas ocorre algo similar ao que comentamos sobre a cauda. Elas estão sempre estão em contato com o solo, portanto também é uma parte de seu corpo que costuma se sujar com mais frequência que outras.

Sendo assim, de forma habitual, limpe-as com a ajuda de uma esponja úmida para garantir que não permaneçam restos de sujeira e também para impedir que as patas de seu cão sujem você e a sua casa.

Neste artigo, nós demos a você alguns bons conselhos para que os pelos dos cães sejam cuidados de maneira adequada.

Também, é possível que você note que, apesar de seguir os conselhos ao pé da letra, especialmente no que tem a ver com a escovação da pelagem, seu cão venha a perder muitos pelos ou, pelo menos, essa é a impressão que ele transmite a você.

Neste caso, é necessário que você consulte um veterinário, da mesma forma que qualquer outro problema que você detecte. Dessa maneira, e com os muitos cuidados que você dedicar, a pelagem de seu amigo de quatro patas terá sempre um aspecto excelente.