Como cuidar de um cão gripado

O inverno se aproxima e, com as baixas temperaturas, surgem também as complicações de saúde típicas da estação. Nossos queridos animais de estimação, lamentavelmente, também adoecem. Por isso, trazemos para você alguns conselhos para que possa cuidar adequadamente de seu cão gripado.

Sinais de que seu animal está gripado

Os sinais da gripe em cães são muito semelhantes aos que se desenvolvem nos seres humanos, embora os vírus que causem a doença sejam diferentes:

Autor: slowdevil

  • Espirros
  • Olhos lacrimejantes
  • Tosse
  • Presença de muco
  • Perda de apetite
  • Apatia
  • Cansaço
  • Febre

Seu cão também pode ficar gripado. Com as recomendações de um veterinário e proporcionando-lhe os cuidados necessários, você o ajudará a superar rapidamente essa doença típica do inverno.

Conselhos para cuidar de um cão com gripe

Para que seu cão possa se curar da gripe da melhor maneira possível, leve em conta os seguintes tópicos:

Primeiro, consulte um veterinário

Quando seu amigo peludo apresentar os primeiros sintomas de gripe, leve-o ao veterinário para confirmar o diagnóstico e para que ele indique os passos que devem ser seguidos. O tratamento dependerá de fatores como a idade de seu animal de estimação, o estado de sua imunidade e seu estado de saúde geral.

Terá que ter um cuidado especial se o seu animal for idoso ou filhote, ou possui alguma doença crônica. Em todos esses casos, os animais se encontram com mais vulneráveis.

Caso seja necessário, o profissional poderá receitar a seu cão alguma medicação específica, como antibióticos ou anti-inflamatórios.

Pergunte a seu veterinário se é necessário que vacine seu animal de estimação para prevenir futuros casos de gripe e quando é o melhor momento para aplicar essa vacina.

Dê apenas medicamentos indicados por um profissional

Lembre-se que você só pode dar a seu cão medicamentos indicados por um veterinário. Além disso, você deve prestar atenção especial e respeitar as doses e horários indicados para fornecê-los.

Você não deve, em hipótese alguma, medicar o seu animal de estimação com os medicamentos que você ou sua família utilizam para a gripe. Procure fazer o certo, você pode causar séiros problemas ao seu cão.

Os remédios desenvolvidos para seres humanos podem ser tóxicos para os animais e chegar a provocar danos irreversíveis, principalmente no fígado.

Mais uma vez: em todas as esferas da vida, o que é bom para você, pode não ser tão bom para o seu cão. Não se esqueça disso.

Proteja do frio e da umidade

Quando saírem à rua para seus passeios habituais, faça-o nas horas em que o frio não seja tão extremo e com uma roupa que o proteja das baixas temperaturas, da umidade e de possíveis temporais.

Quando estiver dentro de casa:

  • Mantenha seu cão longe de correntes de ar
  • Ventile adequadamente os espaços onde seu cão se encontrada
  • Proporcione a ele um lugar agradável para descansar e com abrigo suficiente

Cuide de sua alimentação e de sua hidratação

A dieta de um animal gripado deve ser equilibrada para ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico e para melhor se defender contra a doença que o aflige.

Tenha paciência porque, como já mencionamos, o seu animal pode perder o apetite. Mas é necessário, ainda que aos poucos, que se alimente. Portanto, seja persistente e insista para que coma.

Para animá-lo, respeite suas necessidades nutricionais. Você pode oferecer um pouco de comida que seja de seu gosto, tais como alimentos úmidos ou um prato especialmente preparado por você.

Por fim, é importante que um cão gripado tome muita água, já que pode sofrer de desidratação. Portanto, preste atenção para que sua tigela tenha sempre muita água fresca e se assegure de que seu animal beba o suficiente.

Outros cuidados com seu amigo peludo

veterinário

Para reduzir a congestão nasal de seu amigo de quatro patas, utilize um umidificador de ar quente. Assim, manterá suas vias respiratórias sempre hidratadas.

Se não possui um desses aparelhos, você pode colocar seu animal no banheiro por um tempo e ligar o chuveiro na água quente.

Boas doses de afeto, carícias e palavras de alento irão, sem dúvida, contribuir para que seu animal de estimação se recupere rapidamente da gripe e volte a ser o cão brincalhão e feliz de sempre.

Imagens cortesia de gullevek y slowdevil.