Cuide da saúde dental de seu animal

O cuidado dental nos animais é necessário para que nossos pequenos amigos tenham uma vida saudável e de qualidade. Dessa maneira, assim como as pessoas, os animais também devem checar com regularidade a saúde de seus dentes.

Cuidado dental

Saúde dental do gato

 

Mantenha o costume de levar regularmente o animal ao veterinário para que seja realizado um exame dental. Não espere chegar o check-up anual se suspeitar de algum problema.

Se o animal apresentar antecedentes de problemas bucais, é recomendável que sejam frequentemente realizadas limpezas e exames.

Durante o exame bucal, o veterinário buscará sinais de placa, tártaro, bactérias e gengivite. Os dentes do animal, a gengiva e estruturas de apoio, incluindo o ligamento periodontal e o osso alveolar também podem ser afetados pela falta de higiene oral.

A enfermidade periodontal começa com bactérias que formam uma capa fina chamada placa nas superfícies dos dentes e por debaixo da linha da gengiva. 

Com o tempo, a placa se acumula e forma o tártaro nos dentes que aparece em manchas com tons de amarelo a marrom. Os resíduos de carboidratos criam um meio excelente para as bactérias se desenvolverem.

A placa contém bactérias potencialmente danosas que se não forem controladas podem se acumular, originando algum tipo de infecção, que, ao entrar na corrente sanguínea, pode afetar órgãos vitais, como o coração e os rins.

Muitas vezes se pensa que os alimentos secos são suficientes para promover uma boa saúde dental no animal.

No entanto, o alimento seco (ração) se quebra quando o dente do animal penetra na superfície e não proporciona efeito de limpeza.

Por outro lado, mastigar materiais duros pode levar a fraturas dentais e sangramentos na gengiva, portanto, deve haver cuidado com os hábitos de mastigação do animal.

Para prevenir o tártaro, o veterinário poderá sugerir medidas que incluem uma escovação regular e uma alimentação adequada.

Manutenção da saúde dental

Manutenção da saúde dental

 

Há três maneiras de fazer com que seu cachorro fique com os dentes saudáveis: você pode escovar os dentes dele regularmente em casa, recorrer a uma limpeza profissional ou alimentá-lo com comida que contenha hexametafosfato de sódio (HMP).

Se você for escovar os dentes de seu cachorro, o primeiro que deve ser feito é ter todos os elementos à mão. Depois coloque o animal em um lugar cômodo.

Segure-o com suavidade, abra a boca e segure com firmeza a mandíbula. Introduza a escova com pasta de dente e escove-lhe os dentes. 

Para que a tarefa de escovação seja mais simples, você pode usar uma pasta de dente com sabor de frango ou de carne.

Se é a primeira vez que escova os dentes de seu animal, não desanime caso ele apresente certa resistência. Com o passar do tempo, o cachorro acaba se acostumando à escovação, por isso, recomenda-se que este hábito seja praticado desde filhote.

Se notar que seu cachorro encontra-se agitado e resistente à escovação, não o estresse e busque outra forma de limpeza.

Você pode experimentar lenços umedecidos para a higiene oral, que são mais suaves para esfregar os dentes. Este produto, assim como a pasta de dente, previne o acúmulo de tártaro e o mau hálito. Se puder comprar em pet shops, é possível encontrá-lo em diversos sabores.

No caso de animais com temperamento mais agressivo, o melhor é buscar ajuda do veterinário. 

A limpeza dental em animais agressivos, se não apresentar graves inconvenientes para a saúde, é aconselhada uma vez ao ano.

O procedimento, ainda que simples, é realizado com o animal anestediado, já que para a limpeza muitas vezes são usadas escovas que, devido a sua vibração, velocidade e barulho, costumam incomodar aos animais.

No entanto, esta tarefa não demora muito tempo e ajuda a prevenir possíveis enfermidades.

Por fim, outro ponto que você deve levar em conta para preservar a saúde bucal do seu animal é prestar atenção ao tipo de alimentação. Os alimentos duros podem quebrar os dentes, enquanto os alimentos úmidos promovem o acúmulo de comida entre os dentes.

Então, o que é melhor? O mais adequado é incluir na dieta do seu pet alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP). Este tipo de aditivo alimentar, bastante encontrado em alimentos para animais, vive na saliva até 12 horas, prevenindo a placa e a formação de tártaro.